A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Face Oculta: Supremo chamado a explicar escutas

Instrução: Juiz Carlos Alexandre vai enviar recurso
Parecer de Paulo Pinto de Albuquerque diz que foi ilegal decisão de destruir escutas que envolviam José Sócrates. Noronha terá agora de a explicar
  • 19 Dezembro 2010 - Correio da Manhã
Por:Tânia Laranjo


O parecer do ex-juiz Paulo Pinto de Albuquerque, junto ao processo ‘Face Oculta’ pelo arguido Paulo Penedos, deverá ser enviado para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para que Noronha do Nascimento explique porque destruiu as escutas que tinham como interlocutores Armando Vara e o primeiro-ministro, José Sócrates. Naquele documento, o professor universitário defende que o presidente do Supremo Tribunal de Justiça não tinha competência para analisar as escutas, já que as mesmas não estavam relacionadas com a actividade profissional do primeiro-ministro.
.
Em fase de instrução – que agora será apreciada pelo juiz Carlos Alexandre, o parecer terá de ser respondido pelo Supremo. Em última análise, caso o entendimento de Paulo Pinto de Albuquerque vingue, as escutas do processo poderão ser anuladas.
.
Recorde-se que, conforme o CM noticiou, o parecer arrasa completamente o despacho do presidente do STJ e também do Procurador--Geral da República, que ordenou ao Ministério Público que não fosse aberto qualquer inquérito. O jurista diz que tal é ilegal e que as escutas tinham de ser analisadas. 
.
MP ALERTOU PARA RISCO DE DESTRUIÇÃO
A destruição das escutas na fase em que o processo ainda estava em inquérito também levantou dúvidas ao próprio Ministério Público de Aveiro. "A ausência de notificação desses despachos pode envolver – segundo a jurisprudência e doutrina citadas – a eventual anulação do conteúdo das intercepções que interessam ao processo que corre termos no DIAP de Aveiro, o que poderá vir a ter consequências irreparáveis para o conjunto da investigação", disse então o procurador Carlos Filipe, alertando a hierarquia para o risco de ser ordenada a destruição. 
.
.

Sem comentários: