A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, outubro 11, 2007

Três mil polícias reclamam por direitos perdidos - Agentes na rua contra o Governo

* Antunes de Oliveira / A.L.
.
Os sindicatos de polícia acusam o Governo de os tratar como “invisíveis”. Ontem, mais de três mil elementos da PSP reclamaram por direitos perdidos na saúde, carreira e reformas. A presidência portuguesa da UE deu visibilidade ao protesto de Lisboa.
.
As reivindicações dos sindicatos de polícia subiram de tom. Dos encontros e passeios, as associações sindicais da PSP passaram para uma iniciativa mais dura, tendo ontem à tarde organizado uma grande manifestação em que as palavra de ordem se fizeram ouvir: “Sócrates toma atenção, os polícia têm razão”; “Sócrates escuta, os polícias estão em luta”.
.
Mais de três mil homens e mulheres juntaram-se no Parque das Nações, Lisboa, já que foi naquela área - mais, especificamente no Pavilhão Atlântico,- que se reuniram ontem os ministros da Justiça e da Administração Interna dos 27 Estados-
.
O objectivo, como realçaram ao CM representantes das várias associações sindicais representadas, foi chamar a atenção do Governo para a degradação das condições de trabalhos e perda de regalias em termos de assistência na saúde, na ascensão da carreira e de reformas, entre outras.
.
Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), disse ao CM que apesar de terem comparecido na manifestação polícias de todo o País podiam estar presentes muito mais, mas foram-lhes atribuídos serviços e marcadas operações.Para além da ASPP/PSP, estiveram presentes elementos do Sindicato dos Profissionais da Polícias (SPP/PSP), do Sindicato Independente dos Agentes da Polícia (SIAP) e do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL).
.
Armando Ferreira, do SINAPOL, disse ao CM que com a manifestação se pretendia “reclamar o direito à negociação colectiva, que a lei prevê e que o Governo tem negado”.
.
O responsável salientou que, em solidariedade com os polícia portugueses, se realizou ontem uma manifestação em Dusseldorf, organizada por polícia alemães, em frente ao consulado português.Alain Ysebaert, sindicalista belga presente na manifestação de ontem, disse ao CM que “em democracia os polícias deviam poder falar sem serem alvo de processos disciplinares”.
.
Referia-se ao facto de cerca de uma centena de activistas sindicais da polícia portuguesa estarem a ser alvo de processos disciplinares. Representantes de outros países queixaram-se da falta de respeitos pelos direitos sindicais dos polícias em Portugal.
.
CONSPIRAÇÃO PODE SER PUNIDA
.
Os ministros da Justiça e Assuntos Internos dos 27 Estados-Membros da UE assumiram ontem que a prevenção tem uma importância decisiva na luta contra o terrorismo, adiantando que estão também a estudar a hipótese de punir a conspiração. A proposta vem de Itália, país onde a conspiração é considerada crime. Evitar que cresça o mercado de recrutamento e que exista uma futura radicalização de agentes de terrorismo são dois dos muitos objectivos fulcrais destes ministérios. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, considerou que é importante existir uma maior valorização da polícia europeia (Europol) e também total disponibilidade e troca de bases de dados entre os 27 países. As propostas em matéria de terrorismo, que vão ser apresentadas já em Novembro, consistem sobretudo numa maior vigilância da internet sem, no entanto, ser limitada a liberdade de expressão de quem a utiliza.
.
SAIBA MAIS
.
- 21 mil polícias, o total do efectivo da PSP, passaram a pagar mais 11 euros por mês por um serviço de saúde que consideram “de pior qualidade” do que o anterior, disse António Ramos, do SPP/PSP.
- 3 elementos da PSP já cometeram suicídio este ano. Dionísio Câmara, presidente do SIAP, defende que o Comando Nacional da PSP devia criar um melhor serviço de apoio psicológico.
.
MANUEL FERREIRA
.
Este agente principal de Espinho disse: “Nunca sabemos se estas iniciativas valem a pena, mas se não fizermos nada as pessoas vão pensar que está tudo bem.”
.
JOSÉ PACHECO
.
Este agente de Portimão referiu que “com as alterações, a minha mulher os meus filhos precisam de um médico e não têm”.
.
LILIANA MALHEIRO
.
Esta jovem de Ponte de Lima, a prestar serviço na 2.ª Esquadra de Investigação Criminal, em Lisboa, é polícia desde 2000 e diz que já devia ser agente principal há dois anos, mas que a promoção nunca mais chega.
- Fotopoulos Christos “Todos os polícias da Europa estão unidos nesta luta”, disse este representante de um sindicato da polícia da Grécia.
.
NOTAS
.
SECOS E MOLHADOS
.
Foi a 21 de Abril de 1989 que polícias que se manifestavam na Praça do Comércio entraram em confronto com camaradas do CI
.

in Correio da Manhã 2007.10.02
.
Foto - Tiago Sousa Dias
.

Comentários no CM on line
Quinta-feira, 4 Outubro

.

- Para a Sra Sara G. Os anos 70/80 já acabaram. Ainda não há muito tempo houve uma manifestação de professores. Por essa ordem de ideias, conclui-se que só vai para professor quem não tem outras alternativas. Em 2º quando fui para a polícia sabia para o que ia e garanto-lhe que não era nada disto. Mas mesmo que fosse, não invalida o direito à manifestação, caso contrário ninguém se poderia manifestar.
- João Morais Na Força de Segurança onde presto serviço, por inúmeras vezes, me telefonaram para casa às 03 e 04 horas da madrugada ( fins-de-semana inclusivé ), para que me apresenta-se rapidamente no Quartel, por motivos de ordem operacional; No sector privado, ninguém está sujeito a estes imprevistos e a esta insegurança.


Quarta-feira, 3 Outubro

- manuel gonçalves Além dos três mil policias faltaram uns milhares de funcionarios públicos e outros milhares de professores,isto além de alguns milhões de portugueses que não teem médico de familia ou que não conseguem marcar consultas por lhes terem retirado as urgencias nos postos médicos.
- ml Ás vezes tenho dificuldade em entender certos portugueses. Dizem mal dos governos, da saúde da educação, queixam-se do nível de vida e dos baixos salários e blá blá blá... quando alguém tem coragem de dar a cara e vir para a rua lutar pelos seus direitos pedir mais e melhores condições, dizem que se estão mal mudem-se, há quem tenha menos... Dá para entender certas mentalidades?
- carlos gomes Eu como cidadão vejo que as coisas em POrtugal ainda vivemos numa Democracia "experimental" onde as pessoas não têm opinião e são completamnete ignoradas pelos sucessivos Governos.Espero siceramnete que este governo veja que o nosso País esta a tornar-se num Pais inseguro, onde todos os dias somos invadidos pela " pequena " criminalidade", onde somos prejudicados no nosso dia a dia.
- Adriano A nossa solidariedade aos policiais! Este governo causa nojo!

.
Terça-feira, 2 Outubro

.

- ana pinto A policia nos dias de hoje so trabalha pela boa vontade e gosto dos seus agentes... Porto
- fernando silva Policias façam greve de Zelo, entrem ao serviço e vão as ocorrências de maior gravidade, fiquem nas esquadras é o que estes governantes querem, vocês não precisam andar na rua. Lx
- Sandra Eu gostava de saber quem é que gostava de arranjar problemas com criminosos por 700 euros por mês, e ainda por cima sem horário de trabalho, sem apoios ás suas famílias, trabalhar em locais a que cada ocorrência estes policias correm o risco de perderem as suas vidas e destruírem as suas famílias, acham bem, tenha vergonha políticos e outros anarquistas(criminosos).
- Paulo "Quem não gosta de cumprir, muito tem a criticar"
- Graça Afonso Parabéns à policia portuguesa pela atitude que tomou!E o meu muito obrigado às policias dos outros países pelo acto de solidariedade!
- Carlos A vossa melhor arma. A "RESISTÊNCIA PASSIVA". Vão para a rua mas só passear. Chamadas telefónicas a pedir a vossa presença. Ignorem.
- jotaquê Três mil polícias ?!! Talvêz três mil manifestantes (mas nem isso). Polícias ninguém sabe quantos eram. Fardados eram muito poucos.
- ther venham ganhar 700 euro a resolver os problemas dos outros, e para isso fazer horas a mais, e estar sujeito a um atropelamento um tiro ou coisa parecida.... so inveja por algo que nao vale porcaria nenhuma
- Sara G. não sei se os policias têm razão ou não porque não estou dentro desse assunto. Mas se as coisas estão tão más a nível geral, obviamente também engloba a policia.Mas também eles quando entraram para a profissão sabiam as condições e aceitaram. Uma coisa é certa: quem não consegue arranjar uma saida profissional, vai para policia! por alguma razão deve ser...
- Maria José Mas como é? Já se houve falar de excepções para quadros administrativos das policias e mesmo para os policias. O que se espera é que o que for aplicado a uns será a todos, porque se começam as influências, então tudo será como antes e além disso seria uma discriminação injusta! O sistema será para todos!
- algarvia Devemos estar ao lado de quem nos presta segurança. Os polícias têm razão. E os que estão contra função pública e que trabalham no sector privado esperem que qualquer dia são regidos pelas mesmas leis.
- Desanimado com certos comentários Francamente não sou funcionário Público, mas creio que os funcionários devem ter direitos e deveres,se lhe tiram certas regalias que tinham quando foram para lá têm todo o direito de lutar por essas regalias,e esses comentários que se desenganem se pensam que ficam eles melhor este desgoverno não respeita os funcionários nem os privados, apenas respeita os grandes capitalistas.
- Helder Santos Eu gostei foi da palavra de ordem:Os Polícias unidos jamais serão vencidos?Fez-me recordar outros tempos em se calhar muitos destes policias desataram a MALHAR EM DESGRAÇADOS QUE GRITAVAM O MESMO, DESARMADOS, SEM EMPREGO, SEM REFORMA DE JEITO,COMO POR EXEMPLO OS TRABALHADORES DOS VIDROS DA MARINHA GRANDE. Em quem vocês polícias desancaram cobardemente.Lembram-se, que ironia.SOLIDARIEDADE??????
- xarenco Enquanto as pessoas nao estiverem do lado de quem os protege, havemos sempre de ter uma polícia moralmente incapaz.xarneco usa
mais comentários


» Comentários
Terça-feira, 2 Outubro

- Quintanilha Regra geral, só vai para Polícia quem não sabe fazer mais nada, ou que gosta de andar com "a espinha direita".O que querem estes tipos?
- COMENTADO JOSÉ PACHECO Diz o agente de Portimão que com as alterações a mulher e os filhos deixaram de ter o médico que precisam.A minha mulher e os meus filhos porque eu nunca fui trabalhador do estado nunca tiveram aquilo que a familia dele já teve.Será que estou contente? Não. Estaria contente se em vez da familia dele ter perdido a minha tivesse ganho.Que se nivelasse por cima e não por baixo.
- João Morais Aqueles que criticam as Forças de Segurança, não fazem a minima ideia das condições de trabalho, que existem nas mesmas; Na Brigada Fiscal/GNR, já participei em muitas Operações em que trabalhei,ininterruptamente, 70 horas.
- GHANDI ...Mantenham uma vigilância apertada sobre condução com excesso de alccol,excesso de velocidade.Quanto ao resto esqueçam.Falta de selo ignorem.mal estacionado desde que não esteja no meio da via ignorem.Esqueci uma.Falta de seguro não perdoem mas tudo aquilo que só serve para encher os bolsos ao governo assobiem para o lado.É isto a resistência passiva que GHANDI ensinou para quem qis aprender.
- José Morre um policia, há noticias nas televisões. Morrem dezenhas de trabalhadores por ano em acidentes de trabalho no privado, quantas noticias passam na T.V ? A idade da reforma? NO privado é justo trabalhar numa linha de montagem com 65 anos ?Os f.p,deviam pensar mais e falarem menos. Se não estão contentes vão trabalhar no privado.
- José Tomara eu ser funcionário público para ter establidade no emprego. Quem trabalha no privado além de não ter regalias, está sempre com o coração nas mãos, pensando que amanhã pode ser despedido. QUEM FOI PARA A POLICIA SABIA COMO ERA. NÃO SE QUEIXEM. No sector privado é uma selva, os patrões fazem o que querem.
- JAIME JORGE PEREIRA (CASTANHEIRA DO RIBATEJO) Ser Policia é sinónimo de coragem, porque expôem-se ao perigo,quando estamos a dormir,e nada sabemos desses homens,porque sabemos pelas noticias,e a saber que há policias que se suicidam etc.. Acho que merecem e não só,o que tinham direito anterior como o deveriam ter por arriscar a sua vida e FAMILIA.O Presidente do S.P. Ramos o qual sou amigo,digo lutem se for preciso vamos para a Rua.
- Pois Tadinhos deles afinal de que querem mais?Andam todo o dia de rabo sentado no carro ou de costa direita,de noite dormem,dentro dos veiculos, em vez de estarem a patrulhar as ruas. Tenham vergonha nem o que ganham merecem, se não estão bem vão para as obras para saberem o que é trabalhar.Vocês trabalham é em casa,pq vêm bem folgados. Se ganham mal como vivem tão bem?
- MR Tudo o que lhes for dado para compensar o risco a que eles e as familias deles (indirectamente) estão sujeitos, é pouco, mas em vez de darem, tiram e depois ainda existem uns intelectuais da tanga que acham que o governo é que está certo, porque se eu não tenho porque é que os outros têm que ter, não é verdade, mentes mediocres.
- José Antunes Mas quando foram para a polícia só pensaram nas regalias que iam ter como funcionários públicos e no ordenado certo ao final do mês? Ou não sabem o k significa ser polícia? Reclamam, reclamam, mas não os vejo a fazer nada! A criminalidade a subir e o povo que aguente!
- zeca fp Estou completamente de acordo com as reivindicaçoes dos Policias. As classes sociais têm que mostrar aos Governantes que os Cidadoes nao sao carneiros.As lamentaçoes so por si,nao chega,é necessario sair para a rua e gritar por os nossos direitos.So assim,e com muita luta é que se consegue os nossos objectivos.
- luster Há muita gente que trabalha no privado que faz turnos e que vive longe da familia e isso não lhes dá o direito de ter estatutos especiais de reforma ou de saúde. Eu sei do que falo.
- Paulo Cada vez me apetece mais fugir deste pais, pois aqui o pensamento é, se eu nao tenho ninguem deve ter, e nao se os politicos e afins têm porque eu tambem nao ter...greve geral
- MR ...Será que voces são daqueles que quando são assaltados, violados,etc. chamam pelo padeiro, pelo sapateiro, deve ser, eu por mim continuo a chamar a POLICIA. Tenham vergonha, não são voces que para estarem com a falilia têm que juntar 4 ou 5 folgas. Tentem passar pela vida destes Homens e Mulheres e vão passar a dar-lhes o valor que eles merecem.
- MR ...Natal, Ano Novo, Pascoa e demais feriados, para vós é em familia, para eles é uns com os outros, horas extraordinárias, vocês recebem-nas a dobrar, eles muitas vezes nem as recebem. Nas vossas Folgas vocês descansam e passeiam com a Familia, eles têm muitas vezes que as passar em tribunal. Abram os olhos e tornem-se cidadãos de 1ª, ajudem aqueles que andam por cá para vos ajudar a vos.
- Para Luster e Mário Então porque não colocar os privados a fazer turnos, passar dezenas/centenas de noites em claro, trabalhar aos fins de semana e feriado,não ter um horário de trabalho definido, estar longe da família, dormir em camaratas ou em quartos alugados, não receber mais um tostão pelo trabalho desenvolvido para além da hora de serviço, passar as épocas festivas a trabalhar. Falam de barriga cheia....
- José Garcia Já vi que algumas pessoas acham que se deve retirar alguns direitos e são direitos não são regalias aos policias, mas essas pessoas não sabem o que é passar o Natal ou a passagem de ano sem a familia.Se calhar são estas mesmas pessoas que só dão valor à policia quando precisam, quando não precisam não passam de mais uns. Lisboa
- Sandra Rosa Chega de greves. Como nasci no ano da revolução, o que este governo e este País precisa é que os policias deixem este País em estado de sitio. Fiquem em casa e deixem os vossos Superiores e o nosso Governo irem para a rua.
- Azul ao sul Mas pq é que estes senhores se acham especiais, por serem policias? Reclamam direitos perdidos ou beneficios indevidos. o que existia era uma vergonhosa benesse para alguns funcionarios públicos que se achavam especiais.
- Jorge Que rico Pais este! Em que tanto "doutor" durante o seu período de trabalho, de segunda a sexta das 9H00 as 18H00, ainda dispõem de tempo para estarem a navegar NET, a consultar os jornais e a criticar aqueles que trabalham de Sabado a Domingo, por turnos diurnos e nocturnos, enquanto eles passam os dias sentados e a navegar na NET e ganham o dobro ou o triplo do que ganha um guarda da PSP/GNR!...
mais comentários


» Comentários
Terça-feira, 2 Outubro

.

- A. Oliveira Motivação, só se for para esperar por dia 21, pois andar à chuva, ao frio, perder noites e ainda tirarem o pouco de bom que havia, acabar com aspirações, processos só por dois motivos, por tudo e por nada, que trabalhem os LIC's.
- blade Há pessoas k só tao bem com o mal dos outros, como podem dizer k é um luxo o k tiraram aos policias, eles n kerem nem mais nem menos k os outros. para esses k n sabem os policias kerem ser iguais aos outros, n kerem trabalhar horas a mais e receber o mesmo, kerem k lhes paguem as horas extras como aos outros funcionarios publicos e privados.Os policias agora possuiem habilitaçoes acima da media.
- PARA LUSTER E MÁRIO NÃO RESTAM DUVIDAS QUE FUNÇÃO PUBLICA E POLICIAS INCLUINDOS SEMPRE TIVERAM MAIS REGALIAS DE QUE QUEM TRABALHA NO PRIVADO, O QUE É MUITO INJUSTO. PERGUNTO: ELEVAR A NIVEL DE SEGURANÇA SOCIAL OS PRIVADOS AO FP OU DESCER OS FP AO NIVEL DOS PRIVADOS.
- ventorius Solidariedade completa, os cidadãos deveriam verificar as condições laborais das polícias, vivemos numa sociedade de aparências e os elementos da ex-corpo nacional da guarda florestal, ostracizados...será que este governo saberá o significado da palavra diálogo? Pergunto...
- Mário O Luster disse tudo.. vivemos em um pais de castas!!! Ter uma serviço de saude diferente da maioria dos outros Portugueses não é um direito..é um luxo que tem que acabar para todos os funcionarios publicos,inclusive os policias... a saude tem que ser igual para todos!!! A as pessoas tem que subir na vida por merito e não porque passou x tempo..mas depois dizem--se democratas com exigencias dessas!
- Forte Se a Polícia já anda desmotivada pelo facto de lhe terem sonegado direitos, não exige mais, exige o que lhe foi retirado e nem um horário de trabalho tem, podendo fazer 24 horas seguidas sem qualquer compensação, agora com as novas alterações legislativas que a impedem de ter qualquer tipo de exito, quem é que fica a perder? Não é seguramente o governo.
- Forte Nunca percebi este lema do governo. Tira-se direitos que é para incentivar as pessoas a trabalhar. Curioso não é? Este é claramente um governo prepotente, teimoso e sem qualquer respeito pelas diversas classes, com excepção da deles, como se viu com a alteração do código processo penal, que teve em vista simplesmente proteger os indivíduos situados no patamar do caso casa Pia.
- luster Mas será que esta gente se considera com direitos especiais (estatutos especiais na reforma, na saúde, etc) em relação ao resto da população do País? Isto só demonstra que somos um País de castas, onde alguns consideram ter mais direitos do que outros.A igualdade de direitos inscrita na Constituição... UMA TRETA!!!
- BR Isto é uma espada de duas pontas. De um lado poucos direitos leva a uma policia passiva ao crime. Por outro lado leva a uma policia corrupta. A pergunta que o povo portugues tem de fazer a si próprio é: Preferem casos tipo linha de Sintra ou casos de inocentes mortos. Uma das opçoes já existe cá a outra existe na Inglaterra.
- Kimkas E aos outros portugueses não foram tirados direitos principalmente aos reformados? Para as habilitações e trabalho que fazem são muito bem pagos, polícia é trabalho de malandro. Devem é exigir condições de trabalho para serem polícia a sério, combater o crime e não serem desautorizados pelos fora-de-lei e pelos tribunais.
- José Dias Este governo só esta preocupado com as reformas economicistas, no entender do (i)lustre secretário de estado José Magalhães o problema das polícias resolve-se com computadores/pistolas novas, etc..., esquecendo-se do problema dos policias, tais como saúde, carga horária, carreiras, vencimentos, etc... Isso esta cada vez pior! Tome como exemplo os Soldados da GNR, analise a situação destes, veja os ordenados de miséria que estes auferem, quantos anos precisa um Soldado para chegar a cabo (19 anos), a carga horária a que estão submetidos (autêntica escravidão). Os agentes da PSP estão mal, mas os Soldados da GNR sempre estiveram bem pior, será esse o custo de serem militares?! Para as Forças de Segurança este foi sem dúvida o pior governo de sempre.
- Tito Garcia Acho justa esta greve dos Policias, o Estado deve e tem que dar mais apoios a estes homens, qualquer dia estamos pior que o Brasil.
- filipe Faltou um cartaz contra o Codigo Processo Penal (alguns artigos) a vergonha nacional.
- José Pereira Atenção que os Polícias não perderam regalias, foram-lhe espoliados direitos e, paradoxalmente, pelos arautos da Democracia. Não admira, alguns deles até a Bandeira Portuguesa queimaram, outros não podem ver a polícia à sua frente.
- Carlos Costa Depois nao admirem que há tantos policias corruptos.
- Paulo Força rapazes. Com esta politica estamos todos mal; a Policia e quem precisa dela !!

Sem comentários: