A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, janeiro 25, 2011

 

Para onde foram mais de 294 mil votos?

24 de Janeiro de 2011, 00:38

Manuel Alegre lutou mas não venceu. O candidato apoiado pelo PS e BE alcançou nestas eleições 19.75% dos votos contra 20.70% em 2006, ou seja menos 294559 votos.
.
Manuel Alegre, outrora o candidato rebelde e independente que conquistou o voto de mais de um milhão de portugueses, perdeu a luta nestas eleições presidenciais, mesmo contando com o apoio do seu partido de sempre, o PS, do BE e do PCTP/MRPP.

O candidato assumiu todas as responsabilidades pela derrota, isentando os partidos que o apoiaram, mas houve falhas. E esse mesmo apoio, aliado a alguma falta de tacto que Alegre demonstrou ter no contacto com as pessoas, pode ter ajudado à perda de votos.

Apoios, ou não?

O local escolhido foi o hotel Altis, um cenário tradicional das noites eleitorais socialistas. Francisco Louçã não esteve presente mas José Sócrates fez questão de cumprimentar o seu candidato pessoalmente, mesmo que num registo muito formal quase que obrigatório.

No final da noite não houve abraços prolongados. José Sócrates subiu as escadas e saiu do hotel. Manuel Alegre entrou no elevador de semblante carregado mas com a promessa de continuar a combater, seja onde for.

Nem na noite eleitoral, e muito menos durante a campanha, houve qualquer contacto entre os líderes dos dois principais partidos que apoiaram Manuel Alegre.

Os votos perdidos

Depois de mais de um milhão de votos em 2006, o candidato que um dia foi independente não conseguiu alcançar o seu objectivo destas eleições: ir a uma segunda volta. Nem em Águeda, a sua terra natal, conseguiu convencer e perdeu para Cavaco Silva. Resta agora saber qual será a próxima luta de Manuel Alegre, o candidato que um dia surpreendeu o país.

Alegre e o "renascimento" ao sétimo dia de campanha

Na caravana Alegre, o antes e o depois de Sócrates

@Rita Afonso
.
http://presidenciais2011.sapo.pt/info/artigo/1123612.html
.

Sem comentários: