A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Visão - Os "amigos" de Cavaco

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ACTUALIDADE PESSOAL, SOCIAL OU POLÍTICA.

QUARTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2011

.

VISÃO E CAVACO


"Eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas"
Uma afirmação de humildade deste iluminado


"Terão de nascer duas vezes para serem mais sérios do que eu!"
A mais recente afirmação de arrogância de Cavaco Silva


Com a colaboração do meu amigo Vasco Brito e a proximidade das eleições para a Presidência da República Portuguesa, achámos por bem recordar algum passado recente menos simpático deste antipático candidato e das ditas impolutas criaturas de que se rodeia.
.
A REVISTA VISÃO de 13 de Janeiro traz uma reportagem (também disponível online http://aeiou.visao.pt/a-aldeia-do-cavaquistao-artigo-na-integra=f585847), muito interessante e esclarecedora a quem queira perceber os meandros onde se movem estas criaturas da política e do poder, sobre a Aldeia do Cavaquistão (um loteamento que nasceu e cresceu à sombra de muitas empresas e off-shores, com muitas peripécias novelescas pelo meio). É um chorrilho de artimanhas obscuras. Alguns factos:
.
“Na aldeia da Coelha, Algarve, Cavaco Silva tem por vizinhos Oliveira e Costa e Fernando Fantasia, para além de Catroga, seu ex-ministro das Finanças e outros correligionários ligados à SLN/BPN."
.
"Um dos promotores da urbanização (Teófilo Carapeto Dias), velho amigo e colaborador de Cavaco, diz que a propriedade foi adquirida "através duma permuta com um construtor civil".
.
"Um dos lotes está registado em nome de Maria Yolanda Oliveira Costa, ex-mulher do criador do BPN, Oliveira Costa. (Transmissão feita à mulher depois de ter rebentado o escândalo do BPN)"
.
"Carapeto Dias, assessor de Cavaco em S. Bento, quando ele era Primeiro Ministro, adquiriu com outros sócios, duas sociedades offshore, com sedes em Gibraltar, que controlaram a empresa promotora da Urbanização da Coelha. Foi este quem fez o convite a Cavaco para ele adquirir um lote."
.
"O lote comprado por Oliveira e Costa, segundo a investigação judicial ao BPN, terá sido pago com verbas do próprio banco, via Banco Insular de Cabo Verde."
.
"Desconhece-se o valor por que Cavaco Silva comprou o lote e a casa, a escritura do lote do Presidente da República não se encontra no Registo Predial de Albufeira. A matriz nem consta dos registos da Conservatória do Registo Predial de Albufeira, nem do cartório notarial daquela sede de concelho algarvio. O Presidente da República não se recorda nem da data nem do notário e local onde assinou a escritura. (Que má memoria para quem é tão 
meticuloso e quer continuar à frente dos destinos da NAÇÃO!)"
.
"Para áreas semelhantes, há desde casas compradas por 100 mil euros (Teófilo Carapeto Dias e Cardoso Alves, em 1992) até à casa de Eduardo Catroga (que não faz parte do loteamento inicial, mas confina com a de Cavaco) por 750 mil euros, comprada em 2003. Meses antes, Oliveira Costa comprara a sua por menos de metade: 362 500 euros. A discrepância é ainda mais evidente na avaliação patrimonial que as Finanças fazem das propriedades. A de Catroga vale 52.322 euros. A de Oliveira Costa vale 158.690. A de Cavaco Silva está avaliada em 199.469 euros. A de Fernando Fantasia (que não tem piscina) em 307 440 euros." Cavaco declarou-se um "mísero professor". Entre 1995 e 2005 não 
desempenhou cargos políticos e não entregou declaração no TC.
.
A imprensa não tem dado qualquer relevo a esta reportagem da Visão. Sintomático!...
.
Para quem alardeia uma imagem de rigor, credibilidade e transparência, factos destes deixam muito a desejar. "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és."


Sem comentários: