A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, março 09, 2007


Ainda o Museu Salazar


Meus caros senhores do portal: Eu não entrei na vossa casa, foram os senhores que entraram na minha. Logo á partida, verifiquei tratar-se de um sitio onde os saudosistas do antigamente vomitam hétilizados ódio a tudo que seja idiais que não partilham. Eles querem o antigamente Salazarento e fascizante; contudo, como cada um tem o direito a emitir a sua opinião, pois foi para isso que se cumpriu Abril"em tudo diferente do que até acontecia" caladinho se não levas no focinho. Escrevi para aí mal e porcamente, dado a ser analfabeto de Pai e Mãe, algumas coisas, e recebi o retorno da minha propria escita; fiquei satisfeito.

Agora só não compreendo, porque motivo uns simples versos do grande Poeta vivo, Joaquim Pessoa,"disse bem Joaquim, não Fernando", não foram divolgados! incomodariam o ilustre auditório de fascistas de primeira água,e retornados, recordando as modumias e os Mainatos que lá tinham ao seu dispor,éssa corja do antigamente cheirando a mofo e naftalina? então toca a utilizar o lapis azul da sensura tal como no tempo do vosso amado e senhor?

SE não foi esse o caso as minhas sinceras disculpas, e creia-me: Cada um é livre de muito bem escrever o que lhe vai na alma."É isso mesmo que eu estou fazendo neste momento," apesar de ser revoltantes e ofencivos certos artigos de opinião, que até têm o desplante de ofenderem os mortos que apenas lutaram por uma causa;o direito que assiste a um povo, de ser livre," e que só mostram ser iguais á doutrina do tempo do vosso amado Guru.

Espero que não tivesse passado de um problema tecnico, e pensando que sim, espero ler tudo quanto estou a escrever, englobando tambem a 2ª edição do mesmo Poema, não deixando contudo de fujir ao assunto: QUE SE FAÇA UM MUSEU A SALAZAR, a mostrar toda a verdade pura e dura. que tudo ali seja retatado, não um museu feito á imagem dos seus seguidores como que de um templo se trata-se, só lhe enaltecendo as virtudes que realmente foram muito poucas durante tanto tempo de governo.


POEMA

AH Diogo! AH Cão! Em que de Zaire
pertendes colocar o teu padrão?
El-REI morreu. As naus de clarear
são agora de um povo nosso irmão.

Dispensamos as balas e os escravos
e mais para diante navegamos.
Negreiros não. Dissemos sim aos cravos.
O Mar não dói. A terra não tem amos.

AH Diogo! AH cão! Que resultado
esperavas deste povo a morrer
o seu corpo na farda de soldado?

Esta nau do futuro há-de vencer!
Mas há cães que só ladram o passado
Porque o presente é duro de roer.

Creia-me muito atento ao vosso pluralismo e lisura, sendo eu plural como o universo, me despeço mui respeitosamente.

LUIS V.GOMES


Mais uma vez tiro o meu chapeu a quem se essina por Ju, porque sabe o que diz e não vai em cantigas. tal como eu conhece os passarõas. è saudavel e salutar ler uma opinão de alguem que trata os Bois pelos nomes. Contra a drª Judite de Sousa nada tenho a dizer; quanto ao seu exmº esposo, já tudo fia mais fino. Como figura publica que é deixa muito a desejar, e num País livre que eu ajudei a construir, esse senhor nunca teria qualquer responsabilidade publica. Nunca gostei de ver pessoas com um sorriso malandro a falar coisas sérias, e muito menos receberem ou serem fieis depositarios daquilo que não marecem.

No que diz respeito á camara de Sintra, ou o que já lá fez, pouco sei e eu faço por ser uma pessoa bem informada, alem de mais moro longe e só de quando em vez é que venho á Bola.

Apenas sei que recebeu uma comenda dada pelo Exmº ex Presidente de Repubica doutor Jorge Sampaio, por ter passado a maior parte do seu tempo, ou ter lá nascido, naquela linda terra de Sintra.

Se por esse motivo tal detinçao foi merecida?, porque não mereceu tal detinção a terra Natal de Salgueiro Mais, Otelo,e todos os outros de Abril onde eu proprio me incluo. ou então a terra de Zeca afonso Adiano Correa de Oliveira, Manuel Alégre, e acima DE TODAS ESTAS TERRAS A DE ALVARO CUNHAL. Alguem mais lutou pela liberdede do que ele, que perdeu a sua, para que um povo heroico e analfabeto fosse livre'? contudo, respeito esse senhor. cá para mim foi o Zé da Madalhas.; ou seja; uns comem a carne e outors roem os ossos. Uns dão a vida pela Patria, e outros usam a Patria para governarem a vida.

Se não fossem os militares de Abril não esistiam madalhas para ninguem. Apenas uma Guerra no ex ultramar, um campo de concentração no Tarrafel uma prisão em Caxias, a trise celebre sede da PIDE na António Maria Cardoso,"cujo eu tive a honra de ajudar a rombar as portas para se fazer historia e contribuir para um País Livre. Mudestia á parte, fiz mais pela patria, que muitos passarões que só a estão a destruir.

Voltando vovamente ao Senhor Seara,não sei quem é, e deveria andar de calções ou la perto quando se cumpriu Abril.

Como Presidente de uma camara, fica-lhe mal ser residente num programa de desporto,pois não está lá á borla e um ordenado minimo ainda menos ganha. Odenado minimo é para os camelos que lhes deram a liberdade de serem livres para comerem de muitos tachos.

Poderia ser coeirente nas sua apreciações a nivel de desporto nesse dito desporto, mas não passa de um fanatico, que quando ganha ri e goza e quando perde é o apito dourado. se eu estive-se lá a comentar metia-o na ordem, e lembrava-lhe os anos dourados do Benfica onde sempre entravam com 14 em campo,com um apito vermelho de que ninguem fala, porque a memoria é curta e 6 milhões contam muito, e os midias muito mais. Vamos deixar de ser uma quinta onde esses passarões de asa curta voam livremente. façamos Abril novamente. já conhecemos os ditos passarões, agora é apenas uma questão de lhes vedar o poleiro.

VIVA O 25 DE ABRIL SEMPRE. Abaixo os tachos. o Povo que saia á rua, nem que seja com uma fisga.

quando o povo sai á rua, os taxistas tál como os ratos são os primeiros a abandonar o navio, ou a corte. disso eu tenho experiencia. Como esse Senhor existem muitos, faça-mos um País mais culto para eles deixarem de ter lugar.

Mui Respeitosamente....

LUIS GOMES.

textos retirados do PortugalClub

1 comentário:

Anónimo disse...

OLÉ! Quem é o maluquinho que anda a dizer que o Joaquim Pessoa é Poeta, o grande poeta, até? Que o Sr. está vivo, está! Se aquilo que anda por aí é poesia é pura DOIDICE! E uma Fezada de imaginação! Pois, o "maluquinho/a" que não diga disparates! Até dá graça ... G.
do p.Club:

Fazendo um mérdita de Tipo Versos, ofendendo a memória de um Herói Português Descuibridor, num Governo anti - Portugal igual esse que temos ai á 30 anos, qualquer um é condecorado, com direito a levar o nome para a ponte Salazar. Esse é joaquim Poeta pessoa, é um Bosta traidor.

-----------------------------------------------------------------------------

Comentários retirados do PortugalClub