A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, março 20, 2007



Embora não sejam de hoje, os dados seguintes seguramente não mudaram … para melhor!

Quem são e como são os patrões portugueses?

Segundo um estudo efectuado pela AD Capita International Search e a Cranfield School of Management e citado em artigo de Pedro Fonseca de Castro publicado no jornal O Público a culpa da baixa produtividade em Portugal não é só dos trabalhadores e do Estado. A falta de visão estratégica, a incapacidade de trabalhar em equipa e o desprezo pelo planeamento dos gestores também ajudam

No estudo foram inquiridos 130 gestores de topo, de diversas nacionalidades europeias, cuja actividade profissional se desenvolve em Portugal . Os resultados, esses, revelam-se muitas vezes arrasadores. Cerca de 82 por cento dos gestores estrangeiros manifestam a convicção de que as empresas portuguesas são desorganizadas e ineficientes. Os inquiridos consideram que os gestores portugueses trabalham tanto ou mesmo mais que os seus congéneres do resto da Europa, mas que a quantidade de horas de trabalho não é justificada pela qualidade do desempenho. Para a ineficiência, muito contribui o ambiente geral que envolve os agentes económicos, caracterizado, de acordo com a opinião expressa por três quartos dos inquiridos - 74 por cento - por um grau de exigência burocrática exagerado.

Quais são outras características reveladas?. Em primeiro lugar, temos aquilo que no estudo se define como o estilo autocrático ainda cultivado por grande parte dos responsáveis das empresas nacionais. Apenas 18 por cento dos gestores estrangeiros consideram que os seus colegas portugueses trabalham bem em equipa. Um dado curioso, que mostra a dificuldade em delegar poderes, diz respeito às reuniões de trabalho e à discussão de ideias. Aparentemente, estes momentos resumem-se a um simples convívio, uma vez que mais de metade das respostas - 54 por cento - confirmam que as decisões tomadas por comum acordo numa reunião tendem a não ser aceites e a não originar qualquer alteração de rumo.

Quando se pergunta directamente se os gestores portugueses são autoritários, uma maioria muito significativa de 78 por cento concorda com esta visão da cultura empresarial portuguesa. Associada a esta conclusão está uma outra, que confirma aquilo que o senso comum há muito deixava adivinhar: as relações profissionais em Portugal caracterizam-se por um inusitada formalidade, com a maioria a destacar a obsessão nacional pelos títulos académicos. No fundo, um pequeno sinal que simboliza a perda de tempo precioso com questões não essenciais.

De entre as qualidades básicas que qualquer gestor deve possuir, uma das mais importantes é uma visão estratégica. Para 58 por cento dos inquiridos no estudo elaborado pela Ad Capital International Search, os gestores portugueses preferem trabalhar de uma forma não planeada, sem uma estratégia de médio e longo prazo bem definida. Esta arriscada preferência surge associada a uma falta de concentração e eficiência no trabalho. A crítica encontra suporte em 73 por cento dos inquiridos, que destacam aquilo a que chamam "presentismo". Trata-se de uma cultura que, no seu entender, é típica dos profissionais portugueses e que se traduz pela permanência no local de trabalho durante longas horas, apenas para que essa presença seja notada. Sabendo-se que Portugal é um dos países da União com menor produtividade, não abona em favor dos gestores saber-se que, afinal, o problema começa nos "chefes". Uma constatação que contribui para aliviar as culpas que nessa matéria têm pesado sobre os trabalhadores em geral

Existe em Portugal a convicção de que os profissionais em geral e os gestores em particular possuem um dom quase mágico, que lhes permite ultrapassar as situações mais inesperadas. A palavra que define esta qualidade, e a que os autores do estudo dedicam alguma atenção, é "desenrascar". Contudo, os gestores estrangeiros não avaliam positivamente o "desenrascanço" nacional, com mais de metade - 52 por cento - a subscrever a afirmação de que a criatividade e a originalidade não são qualidades abundantes na gestão do tecido empresarial português.

Uma conclusão que confirma igualmente as ideias pré-concebidas diz respeito ao facto de 82 por cento dos inquiridos, uma das maiores percentagens deste estudo, concordarem com a afirmação de que o cumprimento de prazos em Portugal se resume a deixar tudo para o último instante. Mais uma vez, é a falta de planeamento estratégico que é colocada em causa por estes observadores privilegiados.

Apesar das falhas, não se julgue que a remuneração dos gestores em Portugal está longe dos níveis europeus. Vários estudos recentes e a experiência de recrutamento da Ad Capita demonstram que os salários dos gestores de topo são em Portugal superiores à média europeia, em claro contraste com a remuneração auferida pela generalidade dos trabalhadores portugueses, que não ultrapassa os 60 por cento da média dos colegas europeus. O mais caricato é que são os próprios gestores a definir quanto ganham.

Cabe perguntar: até onde este retrato se aplica também à maioria dos políticos e dos dirigentes e chefias da Administração Pública Central, Regional Autónoma e Local?

VN


Nota - o referido estudo deve ter sido efectuado em 2002/2003

Sem comentários: