A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, março 09, 2007


Fados do Tempo da Outra Senhora (27)

VINHO

REFRÃO:

Era o vinho, meu Deus era o vinho

Era a coisa que eu mais adorava

Só por morte meu Deus, só por morte

Só por morte o vinho deixava

Ai minha sogra quando morreu

Ai levou o diabo com ela

Ai deixou-me a chave da adega

Ai mas o vinho bebeu-o ela

REFRÃO:

Ai eu hei-de morrer numa adega

Ai com um copo de vinho na mão

Ai o vinho é minha mortalha

Ai a pipa é meu caixão

Letra e musica popular

Beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses, era um dos slogans do «Estado Novo», e também uma manifestação de machismo (embora mulheres também bebessem e se desse às crianças para dormirem) considerando-se «copinho de leite» ou pouco homem quem o não fizesse.

A este slogan juntava-se a directiva que para o povo era suficiente saber ler, escrever e contar.


Quadro - "Os Bêbados Festejando o S. Martinho" da autoria de José Malhoa (1885-1933), depositado no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha)



Sem comentários: