A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Chipre - Primeiro presidente comunista na UE terá difícil missão


O líder do AKEL, o Partido Progressista dos Trabalhadores, Demetris Christofias, venceu domingo (24) as eleições presidenciais do Chipre com uma margem confortável de 54% dos votos, contra os 46,6% obtidos pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Ioannis Kasoulides, de direita. Christofias terá a difícil missão de negociar uma solução para a divisão da ilha.



Militantes do AKEL comemoram vitória

O novo presidente cipriota estendeu a mão aos separatistas turcos-cipriotas e confirmou seu objetivo de encontrar uma solução negociada para a divisão da ilha, cuja metade norte é ocupada pela Turquia desde 1974.


Depois de confirmada a eleição de Christofias, a Comissão Européia pediu ao novo chefe de Estado que inicie sem demora negociações para chegar a um acordo que ponha fim à divisão da ilha.

O dirigente turco-cipriota Mehmet Ali Talat ligou para Christofias para parabenizá-lo por sua eleição e um de seus conselheiros declarou que os dois dirigentes têm a intenção de se reunir, mas não forneceu uma data precisa. Vários dirigentes sindicais e partidários progrssistas turco-cipriotas estiveram com o AKEL durante as eleições.


As negociações para buscar uma saída para o conflito entre as duas partes da ilha estão paralisadas desde 2004, quando os greco-cipriotas votaram contra um plano de reunificação proposto pelas Nações Unidas e apoiado pelos turco-cipriotas.



No Chipre, o presidente também é o chefe do governo. O partido AKEL é membro do GUE (Grupo Unitário das Esquerdas) no Parlamento Europeu e membro observador do Partido da Esquerda Européia.


Depois de derrotar no primeiro turno o atual presidente — Tassos Papadopoulos — que contava com o apoio do Partido Socialista, do Partido Democrático e do Movimento Ecologista, o candidato do AKEL derrotou no segundo turno o candidato Ioannis Kasoulidès, apoiado pelo centro e pela direita.


Pela primeira vez, desde que foi fundada o que é hoje a União Europeia, um dos Estados-membros terá um presidente e chefe de governo oriundo de uma área política da esquerda anti-capitalista.


Christofias, que aos 61 anos recusa o rótulo de ''eurocético'' afirma querer ''lutar o máximo possível pelos interesses de Chipre no contexto da Europa. Não direi 'sim' a tudo o que a UE pedir'', afirmou no último debate da campanha.


O Partido Comunista da Índia (Marxista) e o Partido da Aliança Socialista da Romênia enviaram nesta segunda-feira mensagens de congratulações a Christofias.


''O Comitê Central do Partido Comunista da Índia (Marxista) está feliz em receber as notícias da eleição do camarada Demetris Chsritofias para o cargo de novo presidente da República de Chipre'', diz a nota do PCI (M).


''Essa abrangente vitória sobre os candidatos apoiados pelas
forças da extrema direita é indubitavelmente um movimento definitivo na história moderna do Chipre'', continua.


''O AKEL tem nas mãos a partir deste momento a difícil missão de definir e decidir o futuro do Chipre, de trabalhar por uma solução justa e definitiva para o problema da divisão, que seja aceitável pelo povo cipriota'', conclui a nota do PCI(M).


''A eleição do secretário-geral do Comitê Central do Akel, presidente da Câmara dos Representantes, Demetris Christofias, como presidente da República do Chipre, com uma substancial maioria e o apoio de todas as forças de esquerda e centro-esquerda do seu país é uma prova concreta de prestígio político e confiança que a maioria dos cipriotas deposita no camarada e no partido'' afirma o comunicado assinado por Constantin Cretu, vice-presidente e chefe do Departamento de Relações Internacionais da Aliança Socialista.


''Aproveitando esse momento especial, para todas as forças políticas de esquerda de nosso país, desejamos ao AKEL e ao camarada Demetris Christofias o mais completo sucesso na missão de concretizar as aspirações sociais e políticas do povo cipriota'', termina a nota da Aliança Socialista romena.



.
in VERMELHO 25 DE FEVEREIRO DE 2008 - 16h08
.
.

1 comentário:

A OUTRA disse...

Obrigada por me teres chamado a atenção, mas se tens reparado melhor falava num roteiro de viagem.
Era o teu já está em ordem.
O do Alex do Fundamentalidades está naquele em que falo nele, na solidão que ele descreve.
É o segundo da primeira página.
Aproveita e lê o que está por cima desse.
Bjo
Maria