A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

PCP - Lutar pelo Direito à Saúde


Governo previligia grupos económicos
Privados de saúde

Centenas de pessoas dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra saíram, quinta-feira, à rua para reivindicar a construção de novos centros de saúde, do hospital do Seixal e a reabertura dos serviços de atendimento permanente (SAP) da região.
.

«Os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra têm sido sistematicamente penalizados com decisões políticas na área da saúde, que, longe de resolverem os problemas, têm agravado as prestações dos cuidados de saúde e a qualidade de vida dos utentes», denunciaram, no protesto, as comissões de utentes, lembrando que nos três concelhos da Margem Sul existem «mais de 100 mil utentes sem médico de família».
.
O Ministério da Saúde criou, entretanto, as Unidades de Saúde Familiares, uma medida que visa privatizar os cuidados de saúde primários. «Por este caminho quem não tem dinheiro não terá acesso à saúde», avisam os utentes, dando conta, por outro lado, do «encerramento dos serviços de atendimento permanente (SAP) de Corroios e Seixal», do «funcionamento a “meio gás” do SAP de Sesimbra» e, agora, «do SAP de Almada a funcionar apenas ao fim-de-semana», visando atingir, mais uma vez, os utentes mais carenciados.
.
Esta decisão do Governo PS deixou milhares de utentes sem qualquer serviço local de saúde a partir das 20 horas, obrigando-os a deslocações dispendiosas, visto que a rede de transportes, privada, não está estruturada para funcionar em pleno à noite, nem facilitar o acesso ao único SAP a funcionar na Amora.
.
«Os utentes são por isso obrigados a recorrer às urgências do Hospital Garcia de Orta», informou João Madeira, representante das Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra.
.
Durante o protesto - que contou com a presença do presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, de Almada, Maria Emília de Sousa, e José Polído, vereador na Câmara de Sesimbra - exigiu-se ainda a construção dos centro de saúde de Corroios/Vale Milhaços e Quinta do Conde e do, já prometido, hospital do Seixal.
.
in Avante, 2008.02.21

Sem comentários: