A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, abril 15, 2008

Criminalidade na Grande Lisboa

PJ e PSP cercam gang de Sintra
.
* Miguel Curado / J.C.R. / A.L.
.
O gang responsável pela vaga de assaltos a pastelarias do concelho de Sintra ocorrida no princípio de Março é, acreditam a PJ e a PSP, o mesmo que nos últimos dias fez seis assaltos à mão armada neste concelho e no da Amadora. O mesmo grupo é ainda suspeito de dois carjackings.

Um dos cinco elementos do gang (um jovem de 16 anos com a alcunha de ‘Caixa Baixa’) foi preso anteontem de manhã pela PSP de Sintra. Tinha em casa drogae munições de caçadeira semelhantes às usadas nos assaltos.


A colaboração entre a PJ de Lisboa e a Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Sintra tem sido estreita. A vaga de assaltos a pastelarias no Cacém e em Queluz – seis em dez dias no princípio de Março – depressa foi relacionada com um único gang: cinco jovens (quatro negros e um branco), todos com menos de vinte anos, das freguesias de Queluz e Rio de Mouro. Para dificultar o trabalho às polícias os elementos do grupo nunca repetiram dois assaltos.


A PJ e a PSP de Sintra acreditam, no entanto, que o grupo tenha 'intensificado a violência'. Suspeita-se de que os quatro autores do carjacking de 4 de Abril, na Pontinha, Odivelas (ver caixa), pertençam ao gang.


A 8 de Abril, nova vaga de assaltos. Quatro encapuzados efectuam o carjacking de uma carrinha Audi A4 em Mem Martins, depois usada numa tentativa de assalto a uma ourivesaria na Amadora e em dois assaltos consumados aos McDonald’s de Mem Martins e de São Marcos.


Ao princípio da manhã de anteontem a PSP fez a primeira detenção. Após a realização de duas buscas na Serra das Minas, Rio de Mouro, um jovem de 16 anos foi presonapossededroga. Além dos estupefacientes a PSP apreendeu munições de caçadeira tipo zagalote – o mesmo tipo das usadas nos assaltos.


De resto, soube o CM, o ‘Caixa Baixa’ é suspeito da co-autoria de pelo menos os assaltos aos McDonald’s de Mem Martins e de São Marcos. Aguarda julgamento no Colégio de Reinserção de Caxias.


Assim que souberam da detenção os restantes quatro elementos do gang assaltaram de rajada, na quinta-feira à tarde, uma papelaria em Belas, uma casa de congelados em Massamá e os CTT de Barcarena. Aguarda-se, para breve, mais detenções.


'NUNCA ESQUECEREI AQUELA ARMA APONTADA À CABEÇA'


Tal como no dia 10 de todos os meses, José Rosa Palminhos, de 79 anos, deslocou-se anteontem à estação dos Correios de Barcarena para 'ir buscar a reforma'. 'Foi por pouco que não fiquei sem ela', conta, referindo-se ao assalto à dependência dos CTT que presenciou 'da primeira fila'.


'Quando entrei estavam só a empregada e uma senhora. Depois entraram dois tipos grandes e com máscaras a tapar a cara. Um deles galgou logo o balcão, arrastou a empregada pelos cabelos e apontou-lhe a arma enquanto dizia: ‘onde está o cofre?’ A menina começou a chorar e a dizer que não podia mexer no cofre', relata.


'Eu não sou nenhum herói e tentei vir-me embora, mas o outro pôs-se entre mim e a porta. Nunca mais vou esquecer aquela pistola apontada à minha cabeça e o sujeito a dizer: ‘Não se mexa. Se ficar quieto ninguém lhe faz mal. Só queremos o dinheiro.’'


Assustado, o senhor Palminhos, como é conhecido em Barcarena, ficou até os dois assaltantes fugirem. 'Vivo aqui há 43 anos e nunca vi uma coisa assim. Os ladrões sabiam que era dia em que vinha o dinheiro das reformas', assegura.


Na estação dos CTT ninguém quis prestar declarações sobre o assalto de anteontem ou a quantia roubada. Comerciantes na zona confessaram que não se aperceberam de nada até à altura em que a PSPchegou ao local. Ainda assim, os mesmos lojistas garantem que a freguesia de Barcarena tem sido afectada por inúmeros assaltos. 'No outro dia foi um café, antes tinha sido uma casa, a semana passada foi uma garagem de onde levaram dois carros', adianta a proprietária de uma leitaria próxima dos Correios. 'Qualquer dia chega a minha vez', teme.


SUSPEITOS DE CARJACKING

A detenção foi rápida e eficaz. Quatro jovens, todos com menos de vinte anos, foram presos na noite de 4 de Abril na Pontinha, Odivelas.A PSP encontrou-os com um Mercedes roubado horas antes por carjacking com o auxílio de uma faca de mato. No dia seguinte a PSP apresentou-os ao Tribunal de Loures. Saíram todos em liberdade com apresentações periódicas. A Polícia Judiciária e a PSP de Sintra analisam agora a possibilidade de estes quatro jovens poderem pertencer ao gang responsável pela vaga de violência no concelho de Sintra. 'A descrição dos jovens e do ‘modus operandi’ é semelhante', disse ao CM fonte policial.


ROUBO RENDE 20 MIL EUROS

Num outro crime que as autoridades não relacionam com o gang, um jovem vendedor de 24 anos foi sequestrado por dois indivíduos, à porta do centro comercial de Fitares, em Rio de Mouro, Sintra, pelas 13h00 de quinta-feira. Com recurso a armas de fogo, os dois homens roubaram a carrinha de uma empresa fornecedora de produtos de restauração pelo método de carjacking e sequestraram o condutor, obrigando-o a permanecer dentro da viatura. O jovem foi largado em Mira Sintra meia hora depois, tendo os assaltantes – que actuaram com a cara a descoberto – abandonado a viatura uns quilómetros mais à frente. Os indivíduos fugiram a pé sem deixar rasto e levaram vários volumes de tabaco que estavam no interior da carrinha de distribuição e dinheiro. O prejuízo total para a empresa, segundo fonte policial, foi avaliado em20 750 euros.


PORMENORES

GRAFFITI

A rede de tráfico de droga à qual pertencia ‘Caixa Baixa’ ainda não está desfeita mas a PSP acredita que tenha ficado muito fragilizada com a prisão do jovem. O menor assumia a distribuição dos estupefacientes nas freguesias de Rio de Mouro, Algueirão e Queluz e pintava a graffiti o território do gang Caixa Baixa-G.B. (Grupo Bando). A PSP detectou diversas inscrições destas nas freguesias.


AUDI A4

A carrinha Audi A4 alegadamente usada pelo gang na vaga de assaltos de 8 de Abril foi encontrada pela PSP da Amadora abandonada. Foi deixada estacionada junto ao bairro de Santa Filomena, um dos maiores antros de criminalidade do concelho da Amadora.


BELAS

A PSP de Sintra e a Polícia Judiciária de Lisboa não descartam a possibilidade de o gang de ‘Caixa Baixa’ poder ser o autor de outros dois assaltos à mão armada. Ao princípio da noite de sexta--feira, 4 de Abril, uma ourivesaria e um café de Idanha, Belas, foram alvo de roubo.


NOTAS

PAPELARIA PERDE CEM EUROS

Do primeiro alvo do grupo, a papelaria Bambina, em Idanha, os ladrões levaram apenas cem euros porque bloquearam a registadora.


VISADA LOJA DE PEIXE CONGELADO

No segundo assalto, a uma loja de peixe congelado em Massamá Norte, os assaltantes levaram cerca de duzentos euros.


DUO ATACA CTT DE BARCARENA

As autoridades estão a investigar se o duo que actuou em Barcarena pertence ao mesmo gang de Idanha e Massamá.


BMW E OPEL VECTRA INCENDIADOS

Um BMW e um Opel Vec-tra, estacio-nados numa rua de Ter-cena, Oeiras. foram ontem alvo de apa-rente fogo posto. A PJ investiga.


4750 DOSES DE HAXIXE APREENDIDAS

O jovem de 16 anos preso anteontem pela PSP de Sintra geria, em paralelo, uma rede de tráfico de droga em Rio de Mouro, Mem Martins e Monte Abraão. Tinha em casa 4750 doses de haxixe e 60 de cocaína.


NOITE É MAIS PERIGOSA

De acordo com a GNR, 60,2% dos assaltos à mão armada ocorrem entre as 18h00e as 06h00


LOJAS MAIS VISADAS

Dos assaltos à mão armada 23,2% foram em ourivesarias, 12,6% em farmácias e 6,69% em cafés ou restaurantes


FURTOS A COBERTO

Carjacking, assaltos a bombas de gasolina e furtos de estabelecimentos e caixas ATM também ocorrem mais à noite


DIA É PIOR PARA CASAS

Ao contrário dos outros crimes, é durante o dia que ocorrem mais furtos no interior das habitações


» COMENTÁRIOS
13 Abril 2008 - 18h12 | Turbo
As Leis que este país tem para combate à criminalidade, dão noujo a qualquer cidadão unesto e quem as faz e altéra também dão vomitos;politicos falhados deste país,fassam o maior favor aos portugueses:Vão-se embora,deixem-nos em páz,já chega de nos envergonharem e saquearem,nós queremos socego e gente séria a todos os niveis.
13 Abril 2008 - 16h09 | David
Para quando politicos com coragem para correr com este pessoal deste pais sem ter medo das associações de defesa de minorias etnicas e essas tretas que não passam de ums chulos, enquanto o portugues comum tem de andar sempre a olhar por cima do ombro para não ser assaltado. Mas essa gente tras algum beneficio ao pais? Deporten-nos para os paises do pais.... haja coragem politica. David
13 Abril 2008 - 12h15 | josé
Deviam mostrar as fotos deles para serem conhecidos pelo povo talvez já tivesse acabado a criminalidade já que as autoridades nada fazem.
13 Abril 2008 - 10h57 | Portugal
No dia seguinte a PSP apresentou-os ao Tribunal de Loures. Saíram todos em liberdade com apresentações periódicas.Que pena estes Bons indivíduos ,não roubarem o carro ao juiz e darem-lhe cabo do canastro.
13 Abril 2008 - 05h17 | A. Manel
Já sabemos o resultado final, apresentações na esquadra mais proxima e de preferencia aos policias que os prenderam. Lisboa.
13 Abril 2008 - 00h59 | rm
Força policia. À que incentivar a policia e dar-lhe apoio, pois cada vez mais é preciso haver pessoas com coragem para enfrentarem esta vaga de criminosos cada vez mais violentos e protegidos por leis absurdas.
13 Abril 2008 - 00h45 | Joe Tooga
Enquanto os políticos, os presidentes de clubes de futebol, autarcas, etc se acotovelam no saque indiscriminado ao ze povinho (honesto, humilde e ignorante) os outros criminosos "de rua" não têm mãos a medir.... Começo a ter vergonha de dizer onde nasci!
13 Abril 2008 - 00h25 | Luís Filipe
Se foram presos quatro "jovens" em flagrante e a pena foi liberdade e apresentaçáo periódica, anda atrás do outros para quê? Se os portugueses se juntavam e limpassem o sebo a estes jovens.Mas não, a cobardia e o relaxamento invadiu este povo.Proponho um louvor aos doutores que "fazem" leis.....
.
in Correio da Manhã - 12 Abril 2008 - 10h00
.
.

Sem comentários: