A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, abril 15, 2008

crise financeira internacional sem fim à vista

Economia

Finanças

14-04-2008 14:31

O líder do Grupo Espírito Santo diz que os portugueses devem esperar novos aumentos das taxas de juro, devido à crise financeira internacional que não tem fim à vista.


Ricardo Salgado, um dos mais influentes banqueiros portugueses, afirma estar a viver-se uma crise como nunca testemunhou ao longo de mais de 30 anos de experiência no sector financeiro.


Ricardo Salgado alude às consequências nos particulares e nas empresas do crescente aumento dos custos de auto-financiamento dos bancos.

“Os bancos para se financiarem têm que pagar condições mais gravosas nos seus próprios financiamentos e isso reflecte-se no aumento dos spreads e do financiamento para as empresas e particulares" – sublinhou.

Como a crise afecta os bancos

A crise que se vive actualmente terá custado já uma factura de 860 milhões de euros aos bancos nacionais.

A queda das bolsas, que decorre da crise financeira internacional, afectou a carteira de participações dos bancos e motivou a assumpção de menos-valias potenciais já assumidas no balanço do ano passado.

Na CGD, a mais castigada neste processo, o valor das perdas representou 36% dos lucros registados no ano passado, ou seja, cerca de 370 milhões de euros.

Estes são números divulgados pelo “Diário Económico”, que revela ainda que no BCP, o prejuízo atinge os 230 milhões de euros e é, em grande parte, atribuído à participação que detém no BPI. Neste banco, liderado por Fernando Ulrich, a sua principal participação financeira é no rival BCP que terá custado em menos-valias 150 milhões de euros.

Já o BES é descrito nesta análise como a instituição financeira menos penalizada indirectamente pelo crise do crédito hipotecário de alto risco (o subprime"). A carteira de participações é dominada pela Portugal Telecom, mas o jornal não fala no valor que o banco terá assumido como perda potencial no ano passado.



ML

.

.

Sem comentários: