A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Ahmadinejad: sanções promoveram autossuficiência em muitas áreas

Mundo

Vermelho - 16 de Fevereiro de 2011 - 9h07
.
Há oito meses sob sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Irã nega que as restrições prejudiquem a economia do país. Em pronunciamento em rede nacional de televisão, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que a economia do Irã é “florescente”. As restrições foram impostas em reação ao programa nuclear desenvolvido no país.
.
Ahmadinejad reiterou, porém, que os produtos iranianos são tão competitivos quanto os fabricados em outros locais do mundo. Segundo ele, as “medidas punitivas são inúteis”. De acordo com o presidente, a tendência é que com o passar do tempo os efeitos das sanções sejam reduzidos. As informações são da rede estatal de televisão, a PressTV.

O presidente iraniano afirmou ainda que as sanções poderão eventualmente beneficiar a economia nacional. Segundo ele, esse processo pode ocorrer porque o Irã alcançou a autossuficiência em muitas áreas.

Sanções

Em junho de 2010, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas impôs as restrições, que atingem principalmente as áreas econômica, comercial e militar. Há proibições para operações em instituições bancárias e vetos à circulação de navios de bandeira iraniana, por exemplo.

O governo do Irã nega as acusações de que há produção de armas atômicas no país. Segundo Ahmadinejad e as autoridades iranianas, o programa nuclear desenvolvido tem fins pacíficos. Recentemente, o Irã divulgou o avanço das obras em usinas nucleares. Os iranianos se defendem, afirmando que têm direito ao acesso à tecnologia nuclear.

Cooperação

O presidente iraniano afirmou também, em seu pronunciamento, que há avanços nas conversas entre o Irã e o grupo P5+1 (Grã-Bretanha, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha). Segundo ele, o desejo de cooperação é mútuo, mas não detalhou os avanços. "Não é realista esperar resultados concretos a curto prazo, pois a questão é muito complicada e exige mais tempo e negociações."


Fonte: Agência Brasil
.

Sem comentários: