A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, agosto 27, 2010

Bloquistas que contestam apoio a Alegre preparam lista alternativa a Louçã

Eleições

26.08.2010 - 09:10 Por Maria José Oliveira
Mantendo a posição defendida na convenção, os membros do movimento Ruptura/FER (ala interna do BE) não desistem de contestar a decisão de apoiar Alegre.
Grupo de dirigentes e militantes do BE não apoia Manuel Alegre  
Grupo de dirigentes e militantes do BE não apoia Manuel Alegre (Foto: Nelson Garrido)

Francisco Louçã andou meses a apelar a uma "convergência à esquerda" - começou na VI Convenção do Bloco de Esquerda (BE), em Fevereiro do ano passado, insistiu no período eleitoral, e só terminou quando os bloquistas anunciaram o apoio formal à candidatura presidencial de Manuel Alegre (antecipando-se ao PS) -, mas não conseguiu travar as divergências dentro do partido. Mantendo a posição defendida na convenção, os membros do movimento Ruptura/FER (ala interna do BE) não desistem de contestar a decisão de apoiar Alegre e estão já a tentar mobilizar os militantes descontentes com esta escolha para apresentar uma moção e uma lista alternativa na próxima reunião magna dos bloquistas, prevista para o primeiro trimestre de 2011.

Depois de gorada a iniciativa de realizar uma convenção extraordinária para debater o apoio ao socialista, o Ruptura/FER avançou com um manifesto que sublinha uma das eventuais consequências da candidatura conjunta: "O BE enfraqueceu a sua posição de combate ao Governo." Entre os subscritores do documento encontram-se quatro membros da mesa nacional (Gil Garcia, Isabel Faria, João Delgado e João Pascoal), militantes e simpatizantes.

Notando que Alegre não representa qualquer alternativa às políticas da "coabitação cúmplice Sócrates/Cavaco", os signatários desvalorizam ainda os conflitos do candidato com o Governo e com a bancada parlamentar do PS. "Ele ausentou-se do hemiciclo em votações que não lhe convinham ou manifestou oposição, nomeadamente ao Código do Trabalho, quando o seu voto não fazia falta para garantir a maioria", lê-se. E mais adiante antecipam a campanha de Alegre, dizendo que ela representa a "demagogia nacionalista, a nostalgia colonial, a exaltação da disciplina militar, a subserviência aos governos - tudo envolvido em pose marialva e declamado num tom solene e pomposo". Fernando Nobre é designado no manifesto como um "imitador" de Alegre, disputando com o socialista "a palma em matéria de grandiloquência chauvinista".

"Experiência histórica"

Quanto à candidatura do PCP, os autores encaram-na com "prudência", atendendo à "experiência histórica" das desistências a favor dos candidatos socialistas (1980 e 1996). No entanto, alguns bloquistas ligados ao Ruptura/FER estão também divididos quanto à escolha dos comunistas, Francisco Lopes: há quem admita votar no dirigente do PCP; e há quem o veja como um "candidato do aparelho", como Gil Garcia. Ao PÚBLICO, este bloquista reiterou que a escolha preferencial do Ruptura/FER era Francisco Louçã.

"A candidatura de Louçã fazia mais sentido agora do que fez há quatro anos", disse. Mas existia já um plano alternativo - apoiar Carvalho da Silva, líder da CGTP, numa candidatura conjunta com os comunistas. Frustradas as duas hipótese e perante os candidatos da esquerda, o colectivo pondera não apoiar qualquer candidatura.
.
.

Comentários 1 a 10 de 44


  1. contra o embargo terrorista . 26.08.2010 12:41
    Via PÚBLICO

    BE deve vortar Francisco Lopes

    É sensato o pessoal votante do Bloco de esquerda votar em Francisco Lopes. Numa situação que exige uma intervenção determinada e coerente e não comprometimentos com a política de direita e posicionamentos equívocos e ambíguos, as candidaturas de Manuel Alegre e Fernando Nobre, designadamente, representam percursos, práticas e projectos que comprovadamente se diferenciam e afastam das exigências necessárias a um novo rumo para o País. A candidatura de Francisco Lopes está inquestionavelmente vinculada aos valores de Abril, a uma democracia política, económica, social e cultural, a um Portugal soberano e independente. A de Francisco Lopes é uma candidatura comprometida com as aspirações dos trabalhadores, presente e solidária na sua luta por uma vida melhor e mais digna, portadora de um projecto de ruptura e mudança. Uma candidatura patriótica e de esquerda, coerente e determinada, dirigida aos trabalhadores, aos jovens, a todos os democratas e patriotas. Uma candidatura que assume plenamente o exercício dos seus direitos, desde a apresentação até ao voto, bem como as responsabilidades decorrentes da opção do povo português. Por isso todo os votantes do BE devem votar Francisco Lopes.
    • P.A. , Algarve. 26.08.2010

      RE: BE deve vortar Francisco Lopes

      O Bloco de esquerda esvaziou. Desta vez vou votar Francisco Lopes.
    • Augusto , Lisboa. 26.08.2010

      RE: BE deve vortar Francisco Lopes

      O Francisco Lopes em politica só tem um inimigo o Bloco de Esquerda, tem sido vergonhosa a actuação deste senhor com calunias sucessivas ao BE,só alguém sem memoria votaria nele.
    • Vitor , Lisboa. 26.08.2010

      RE: BE deve vortar Francisco Lopes

      Eu sou dos quer vai votar Francisco Lopes sem dúvidas.Não vou em ambiguidades.
      • ROLF , FARO. 26.08.2010

        RE: RE: BE deve vortar Francisco Lopes

        Também não sou ambiguo no que refere a liberdade total com responsabilidade e não nas tais "amplas liberdades" . Felizmente o povo não é parvo e o Lopes, ser for a urnas, levará com os 5% da ordem....
  2. Anónimo . 26.08.2010 12:23
    Via PÚBLICO

    Será o princício...

    Será este o princípio do fim da molhada que é o Bloco? Stalinistas, Trotskistas, Mauístas todos juntos? Até faz com que os seus ideólogos dêem todos os dias uma cambalhota nas suas tumbas, mais ou menos mumificadas. Mesmo com todos os arranjinhos de poder, isto teria de acontecer um dia.
    • António Alves , Porto. 26.08.2010

      RE: Será o princício...

      Não faz lembrar a situação do PSD...com Santanistas, Durões ou os ditos "barões"?Mas há uma certa diferença, os laranjas querem um bom tacho!
  3. mrspock . 26.08.2010 10:01
    Via PÚBLICO

    afinal no BE tambem há descontentes ahahaahahaah

    pensava eu que o BE era o partido perfeito afinal há descontentes talvez alguns barões ou candidatos a isso .....realmente nos últimos tempos o sr Louçã tem perdido folgo e as sua intervenções têm sido farcas e sem interesse e ainda por cima o sr Pureza não touxe nada de novo ao BE ....por este nadar no próximo ano vamos ter mais candidatos à presidência que votantes
  4. Alentejano , Lisboa. 27.08.2010 00:01

    A dança para a cadeira do poder

    É deveras ridículo, o que demove toda esta gentalha política, é a cadeira do poder, todos afirmam que é para derrotar Cavaco, que cambada de imbecis, pensam eles que iam governar o país, qualquer dia ninguém se entendiase algum destes candidatos fosse eleito. Ao que se vai entendendo até nos apoios há "barraca". Ao que este país vai assistindo, à ganância do poder, quase todos a puxarem para o mesmo, a cadeira do poder. O povo é sereno mas não é estúpido. Mais palavras para quê? Uma autêntica vergonha.
  5. Anónimo , Torres Novas. 26.08.2010 23:34

    VOTO COM UTILIDADE

    SOU ELEITOR DO BLOCO. EMPENHEI-ME NAS SUAS ÚLTIMAS CAMPANHAS NOMEDADAMENTE NAS AUTÁRQUICAS. MAS PORQUE ACREDITO EM ABRIL E PORQUE FAZ FALTA UMA CANDIDATURA DE ESQUERDA, DESCOMPROMETIDA COM SÓCRATES COMPANHIA, VOU VOTAR EM FRANCISCO LOPES - O VOTO ÚTIL DE ESQUERDA!
  6. Maria , Algarve. 26.08.2010 23:22

    BE denota decadência

    O Louçã não tem dado sinais que evidenciem a sua competência política, logo, o BE começa a revelar sérios sintomas de decadência.O BE é o Louçã, sem este o outro estrabucha mas não dá frutos.Assim, não vão lá....
  7. José Vieira Mesquita , Lisboa. 26.08.2010 23:07

    Alegre/Candidato

    Os caviaristas do bloco de esquerda apoiam o Alegre que representa a " demagogia nacionalista, a nostalgia colonial, a exaltação da disciplina militar, a subserviência aos governos - tudo envolvido em pose marialva e declamado num tom solene e pomposo " .A esquerda é assim mesmo : apenas dividida.
  8. Camilo , Portugal. 26.08.2010 22:40

    Para pensar..

    Sempre achei apressado o apoio dado a Manuel Alegre por parte do BE e hoje, olhando para esse apoio, ainda o acho mais sem graça, pois não desligo MA de José Sócrates, pessoa por quem não tenho qualquer consideração actualmente. Também fico a cismar com a divisão neste grupo quanto ao candidato do PCP, candidato estimável, é certo, mas que não acrescenta nada ao debate político, cada vez mais necessário. Por outro lado, concordo e até acho graça com as ideias sobre MA, mas a sua transposição para Fernando Nobre, já acho menos boa. Pontos comuns, é certo, mas temos que reconhecer a este candidato possuir aquele sal que lhe advém do facto de não ser um político profissional. Este grupo arranjar uma alternativa ao que está? Nesta altura? E para quê? A esquerda já não está dividida que chegue? Lamentável a esquerda não aprender com a direita: ser capaz de um candidato único! Cavaco lá vai ter o seu passeio rumo ao segundo mandato!
  9. CIDADE DU BOCAGE , CIDADE DU BOCAGE. 26.08.2010 22:24

    QUEREMOS MAIS JUSTIÇA NAS REFORMAS EM PORTUGAL...

    QUEREMOS ÉTICA NA POLÍTICA E JUSTIÇA ACTUAL... DEBATE SÉRIO Á CONSCIÊNCIA NACIONAL... Apelo ao civismo patriótico de tolerância nacional, exigimos ética na comunicação social, na justiça e na política actual; a rotura é com o dogma cultural de infabilidade tradicional, a maior mentira nacional, mistura-se a verdade com a mentira, para manipulação e alienação social, um embuste, embrutecido, impostor como um equívoco, absurdo e aberração, uma tragédia e fatalismo nacional actual, e descrita no diário da história de Portugal; continuarei a documentar nestes comentários, pois não aceito tutelas de corporações, políticas e religiosas, mas milito nelas com espírito de crítica e opinião pessoal construtiva, aceitando sempre com respeito o contraditório, desde que complementado sem intolerâncias, baseio-me sempre em casos concretos, pessoais ou colectivos documentados oficialmente por instâncias, e pelo estudo, pesquisas pessoais de direito comparado, cruzamento de dados e direito legal; a verdade que leva a toda esta disfunção social actual.
  10. CIDADE DU BOCAGE , CIDADE DU BOCAGE. 26.08.2010 21:54

    A INJUSTIÇA NAS REFORMAS EM PORTUGAL...

    Este é o segredo, do mau funcionamento da democracia em Portugal, ontem e hoje, sem uma boa justiça não há democracia e governo, que governe bem e resista em Portugal, este fenómeno é histórico, posso pessoalmente documentá-lo, denunciei a governos, o mau funcionamento da justiça social em documen de intervenção política e social, para a comunicação social, regional e nacional, foram simplesmente ignorados, fiz o Manifesto Á Consciência Nacional em 1995; escrevia sobre corrupção e lama, passámos ao pântano e hoje já estamos no lamaçal, os principais responsáveis, fazem parte da injustiça em Portugal... Eu Apelo Aqui ao Envolvimento da Cidadania Participativa, em forma de denúncia e crítica construtiva, sempre documentada e fundamentada no interesse social e cívico nacional…

Comentários 1 a 10 de 44

.

Comentários 21 a 30 de 44

  1. CIDAD DU BOCAGE , CIDADE DU BOCAGE. 26.08.2010 15:34

    A FACE MAIS OCULTA DE MANUEL ALEGRE, DOGMA PESSOAL

    A FACE MAIS OCULTA DE MANUEL ALEGRE O DOGMA POLÍTICO PESSOAL CULTURAL... Manuel Alegre é desde 2OO4 uma carta fora do baralho no PS, cito DN, de 5/6/2oo8, na colisão com o PS a sua militância desenquadrada e desviante, com prejuízo para o PS actual; agora tem que assumir quais as reformas que pretende acumular e assumir, qual a cultura de rotura que pretende fazer em Portugal; contra o dogma cultural de infabilidade, a mentira, corrupção, e má-fé tradicional, sendo Republicano, Laico, Socialista, Reformador e Liberal, não radical, deste espírito de tolerância, dialogo e debate aberto de ideias, não radical; como enunciou nas Conferências do Casino, o Socialista, grande vulto, humanista das nossas letras, poesia, cultura e história; Antero de Quental, silenciado, vítima do fatalismo nacional cultural, a tragédia o suicídio, como maldição e diabolização social, ainda actual; lhe documentei, não obtive resposta, em 5/7/1997, esta realidade factual, já descodificada em Portugal; os homicídios de consciência e inteligência por negligência e premeditação em Portugal, a mordaça que ainda oprime e não libertou a sociedade portuguesa democrática e republicana, darei o meu contributo no
  2. Mauzinho , imparcial. 26.08.2010 14:02

    Mas para quê preocuparmo-nos

    Quando temos um cabditado, que é idependente de qualquer partido, homem de caráter a toda a prova e detentor de um espríto de solidariedade plena e lomgamente demonstrado, em relação aos que mais precisam. Deste vez não temos desculpa, para irmos atrás das ordens dos pastores de rebanhos partidári.os Temos opção.
    • Anónimo , Portugal. 26.08.2010

      RE: Mas para quê preocuparmo-nos

      Concordo, há que votar Defensor Moura!
  3. manelovski , figueira da foz. 26.08.2010 13:59

    OKAY

    Se o BE faz aliança como PCP e com o CDS para deitar abaixo o PS e pôr no governo o PSD, porque não há-de alinhar com o candidato do PCP para pôr o Cavaco em Belém à primeira volta?
  4. Anónimo , Lisboa. 26.08.2010 13:28

    O sonho de Francisco Lopes...o voto do PSD

    O mais sectario e obtuso dirigente do PCP só tem um inimigo na politica o BE, com a direita entende-se bem, vejam as alianças nas Camaras da Margem Sul entre o PCP e o PSD fomentadas por este senhor.
    • dias , setúbal. 26.08.2010

      RE: O sonho de Francisco Lopes...o voto do PSD

      és um tretas.
  5. ViriatVs , Portugal. Nação Valente. 26.08.2010 13:24

    Quê

    Que que partido é este alguem, pode explicar???? Sao uns reacionarios ... pior do que muitos que se assumem e sãp presseguidos.. Estes senhores só sabem ladrar e até hoje em nada contribuiram para resolver os problemas do pais
    • Albatroz , Tarma. 26.08.2010

      RE: Quê

      Aqui está o comentário de alguém que se diz de Portugal, mas que ofende a língua do seu país com erros de palmatória. Se quer ser boçal , seja-o, mas não escreva presseguidos!
  6. Augusto , Lisboa. 26.08.2010 13:21

    Mas apoiam Louçã

    Afinal contestam o Louçã mas queriam Louçã como candidato Presidencial.Estranho......
  7. Anti-PS , Portugal. 26.08.2010 13:17

    Candidatos a Presidentes?

    O Bloco de Esquerda ao apoiar Manuel Alegre está a dar um tiro no pé!Além disso, se o PS fosse coerente consigo próprio tinha expulso o Manel Contente como fez com todos os xuxas que não respeitaram o Politburo, ou será que este tem direito a uma Dacha?
  8. Silva , Coimbra. 26.08.2010 12:58

    Estátua de Lénine colocada em França

    Uma estátua de Lénine, em bronze, com 850 quilos e mais de três metros de altura vai ser colocada, dia 18, na Praça do Século XX, na cidade de Montpellier, no Sudeste de França, .A revolução é francesa ?
  9. Saraiva , Aveiro. 26.08.2010 12:44

    Sim à candidatura de Francissco Lopes

    Votei BE mas agora vou votar FRANCISCO LOPES. Pelo menos não é de meias tintas. É a candidatura de Abril.
  10. STALINE , GEORGIA. 26.08.2010 12:16

    O QUE É QUE INTERESSA

    SE O CAVACO TIVER 50,1 % OQ EU É INTERESSA A ESQUERDA ESTAR DIVIDIDA ? E FERNANDO NOBRE É DE ESQUERDA QUANDO EM VÁRIAS ELEIÇÕES APOIOU O PS , PSD E BE . QUALQUER DIA APOIA O CDS SE FOR PRECISO . O PCP É QUE NÃO APOIA , EU JÁ OUVI UMAS DECLARAÇÕES DO SENHOR EM RELAÇÃO AO PCP E SE POR ACASO FOSSE À 2ª VOLTA , NÃO LEVARIA MUITOS VOTOS DOS COMUNISTAS . EU NÃO VOTARIA EM QUEM JÁ FEZ A SUA ANÁLISE AO PCP. OS CANDIDATOS SÓ VÃO EXPÔR AS SUAS POSIÇÕES EM RELAÇÃO A ESTE PÃNTANO E DEPOIS ESPERARIAMOS PELA 2ª VOLTA QUE NÃO ACREDITO QUE HAJA

Comentários 21 a 30 de 44

 

Comentários 41 a 44 de 44

  1. guxa , sacavem. 26.08.2010 09:54

    Alegre

    Unir forças à esquerda é neste momento o mais importante. O M.A. é hoje o candidato que reune esse consenso.O F.N. enquanto presidente de uma associação ( ele teve um sonho) é maravilhoso, mas nesse sonho penso que não cabia um país.
  2. Anónimo , lx. 26.08.2010 09:33

    Esquerda burguesa!

    Foi mais um tiro nos pés, esta escolha do BE, pois o Alegre é um esquerdista caviar a quem só lhe interessas o poder, nem que venda a mãe!!!
  3. anarquista , Rio Tinto. 26.08.2010 09:26

    O que sei é que estes malandros todos, não querem

    Estes malandros... todos, não querem trabalhar, mas são todos. Por isso se dedicam à politica. "Malandros, uns atrás dos outros Esquerda - Centro e Direita.
  4. paulo , lisboa. 26.08.2010 09:14

    PR

    Dividam muito que há quem agradeça. Por atitudes destas é que o "Tuga" nunca há-de sair da cepa torta!

Comentários 41 a 44 de 44

.


Comentários 41 a 44 de 44

  1. guxa , sacavem. 26.08.2010 09:54

    Alegre

    Unir forças à esquerda é neste momento o mais importante. O M.A. é hoje o candidato que reune esse consenso.O F.N. enquanto presidente de uma associação ( ele teve um sonho) é maravilhoso, mas nesse sonho penso que não cabia um país.
  2. Anónimo , lx. 26.08.2010 09:33

    Esquerda burguesa!

    Foi mais um tiro nos pés, esta escolha do BE, pois o Alegre é um esquerdista caviar a quem só lhe interessas o poder, nem que venda a mãe!!!
  3. anarquista , Rio Tinto. 26.08.2010 09:26

    O que sei é que estes malandros todos, não querem

    Estes malandros... todos, não querem trabalhar, mas são todos. Por isso se dedicam à politica. "Malandros, uns atrás dos outros Esquerda - Centro e Direita.
  4. paulo , lisboa. 26.08.2010 09:14

    PR

    Dividam muito que há quem agradeça. Por atitudes destas é que o "Tuga" nunca há-de sair da cepa torta!

Comentários 41 a 44 de 44

Sem comentários: