Socialistas reclamam
Arquivo CM
Polémica em França continua
Os socialistas franceses criticaram este domingo as expulsões "indignas e infudadas legalmente" de ciganos romenos e búlgaros do país, e a política de segurança do Presidente da República, Nicolas Sarkozy.
- 14h37 Correio da Manhã 2010 08 29
Reunidos na universidade de verão em La Rochelle, os socialistas franceses consideram que estas expulsões são "indignas".
.
"Essas expulsões são indignas" e "infundadas legalmente", disse a primeira secretária do partido, Martine Aubry, citada pela agência Lusa, no discurso de encerramento da universidade. Aubry, que recuperou uma frase lançada há dois dias de que "este Verão tem sido o verão da vergonha do país", junta-se assim às críticas das Nações Unidas e do Vaticano contra a iniciativa francesa de deportar ciganos, especialmente da Roménia e Bulgária.
.
Para a responsável política, a estratégia de segurança do Presidente francês "agrava os problemas em vez de os solucionar".
.
Martine Aubry considera que "o único objectivo" de Sarkozy "é esconder os seus fracassos" em matéria política e social, além de criar o receio de não haver alternativa.
.
Segundo a dirigente partidária, "não há ideias milagrosas" para estas situações, nem se deve excluir nenhuma possibilidade, prometendo a divulgação de alternativas na próxima quinta-feira, como a criação de policías de proximidade e uma acção contra as armas de fogo.
.
A socialista considerou ainda uma violação ao princípio da constituicional da igualdade a ideia do actual executivo de retirar a nacionalidade aos franceses naturalizados que pratiquem a poligamia ou que atentem contra a autoridade.
.
.
- Comentário feito por:Miguel Santos
- 17h40
- Comentário feito por:A. Fernandes
- 17h24
- Comentário feito por:becas
- 17h01
- Comentário feito por: Anónimo
- 17h00
Quem os defende deveria experimentar viver com eles...
.
.
- Comentário feito por:vieira
- 16h48
- Comentário feito por:Bah oui!
- 16h35
- Comentário feito por:zacarias
- 16h28
- Comentário feito por:Jorge Coelho
- 15h49
- Comentário feito por:Zé Povinho
- 15h41
O Vaticano, à época, não condenou o Holocausto (e ajudou criminosos de guerra nazis a fugir p/a América do Sul...), e agora, compara-o à expulsão dos ciganos de França para os seus países...Nunca vi tanta hipocrisia...
.
- Comentário feito por:ROGERIO
- 15h37
- Comentário feito por:durval
- 15h31
- Comentário feito por: Anónimo
- 15h16
- Comentário feito por: Anónimo
- 15h10
- Comentário feito por:JOSE ANTONIO
- 15h08
UMA LARGA MAIORIA DA POPULAÇÃO CONCORDA COM ESTAS MEDIDAS MAS EM PUBLICO FINGEM-SE INDIGNADOS. CLARO QUE A ESQUERDA POLITICA E A IGREJA CATÓLICA ESTÃO SEMPRE NA PRIMEIRA LINHA PARA ESTAS HIPOCRISIAS.
.
.
- Comentário feito por:joaquim
- 18h37
Aos que tanto defendem os ciganos lanço um desafio muito simples:Experimentem a tê-los a viver por perto