A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, agosto 27, 2010

Cinco países da UE expulsaram ciganos romenos


França está a organizar encontro informal sobre imigração

 
26.08.2010 - 08:22 Por Ana Cristina Pereira
Nem só a França tem expulsado ciganos romenos do seu território. "Está a acontecer em diversos países da União Europeia, incluindo Itália, Alemanha, Dinamarca e Suécia", assegura Robert Kushen, director executivo do European Roma Rights Center, organização que se dedica a combater a discriminação desta minoria étnica em todo o continente. O movimento migratório dos roma tornou-se um "problema europeu".
Expulsões colectivas em França estão a causar indignação 
Expulsões colectivas em França estão a causar indignação (Foto: Pascal Rossignol/Reuters)

Era um dos cenários mais temidos com a entrada da Roménia e da Bulgária na UE, em 2007: o êxodo dos nacionais ciganos. Ontem, a França pediu à Comissão Europeia para obrigar a Roménia a estancá-lo.

O ministro francês da Imigração, Eric Besson, convidou quatro das outras grandes economias europeias (Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido) para uma reunião informal sobre imigração, em Paris, a 6 de Setembro. Também chamou a Bélgica, que preside agora à UE, a Grécia, país de trânsito de estrangeiros que tentam alcançar o espaço comunitário, e o Canadá, a braços com imigrantes ciganos oriundos da Hungria e da República Checa.

"Espero que não se esqueçam que há livre circulação na UE", comenta Robert Kushen, ao telefone, desde Budapeste. "E que na base desta corrente migratória está a discriminação estrutural e a pobreza extrema que os roma suportam nos seus países."
O primeiro-ministro francês, François Fillon, escreveu ontem ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Pediu-lhe que tome medidas para garantir que os quatro mil milhões de euros de fundos da UE que vão a cada ano para a Roménia são usados para integrar os roma.

Vivian Reding, a vice-presidente da Comissão Europeia, já mandou um recado sob a forma de comunicado: "Acredito que os roma são uma parte importante da população da UE e é de primordial importância que estejam bem integrados." A também comissária da Justiça tem seguido a situação na França e o "debate inflamado" noutros países. Sabe que cabe a cada Estado-membro garantir a ordem pública, mas espera que o façam respeitando as regras da União.

A livre circulação não foi um ganho automático para a Roménia e para a Bulgária. Entraram com a hipótese de encarar algumas restrições, como a exigência de um contrato de trabalho, até ao final de 2013. E lidam com elas na Bélgica, na Alemanha, na Irlanda, na França, na Itália, no Luxemburgo, na Noruega, na Áustria, no Reino Unido e em Malta.

Para viver noutro país da UE mais de três meses, um cidadão tem de trabalhar ou de, pelo menos, ter meios de subsistência que não o convertam num fardo para a assistência social. Pode ser expulso se não satisfizer tal requisito ou se significar uma "genuína, presente e suficientemente séria ameaça [...] para a segurança pública"".

Robert Kushen teme que os roma não estejam a ser tratados como indivíduos, mas como uma massa homogénea que urge eliminar - isso violaria a directiva da livre circulação e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que proíbe as expulsões colectivas de estrangeiros.

Todo o processo lhe parece duvidoso: "O que é que tem de voluntário a polícia, como se faz na França, dizer: "É melhor ires embora agora, que te damos algum dinheiro. Se não fores, voltamos daqui a um mês com uma ordem de expulsão." Estamos a entrevistar pessoas que estão a regressar para saber como é que tudo aconteceu. Já temos alguém na Roménia e vamos ter alguém na Bulgária a fazer isso."

Vê uma nuvem xenófoba a atravessar a UE. A 12 de Julho manifestou preocupação com o que considera o discurso "anti-roma" oficial dinamarquês, do presidente da Câmara de Copenhaga, Frank Jensen, e do ministro da Justiça, Lars Barfoed. Jensen pedira ao Governo que tratasse de "livrar" a cidade dos "roma criminosos", culpando-os de roubo. E Lars Barfoed reagira, alegando que eram residentes ilegais. Na sequência destas declarações, 23 romenos foram detidos e deportados - "apesar da aparente ausência de investigação e condenação pelos tais roubos".

A polémica estourou em Itália, com a morte da mulher de um oficial. A 30 de Outubro de 2007, Giovanna Reggiani foi atacada no regresso a casa, no Norte de Roma. Falou-se logo em rapto, tortura, violação, roubo, agressão - as perícias haveriam de descartar a tortura e a violação. A suspeita abateu-se sobre um cigano romeno que vivia numa barraca das redondezas. O presidente de Roma, Walter Veltroni, decretou uma emergência com a qual "nem a polícia nem as autoridades locais" podiam lidar. Milhares de ciganos tiveram de sair. Já em Junho de 2009, homens armados com tijolos e garrafas forçaram mais de cem ciganos romenos a abandonar as suas casas, em Belfast, na Irlanda do Norte, e a refugiar-se numa igreja. O autarca Naomi Long condenou os ataques e pediu aos habitantes locais para apoiarem os seus vizinhos. Mas repetem-se pequenos episódios de xenofobia e este ano a imprensa britânica já publicou artigos a relacionar os romenos de etnia cigana com o aumento da criminalidade.

Haverá à volta de dez milhões de roma nos 27 países da União. Segundo o Conselho da Europa, a maior parte vive na Roménia (um a dois milhões), na Hungria (600 mil a 800 mil), na Bulgária (à volta de 750 mil) e na Eslováquia (entre 350 mil e 500 mil). Robert Kushen - como outros activistas - bate-se por uma estratégia europeia. "As expulsões não resolvem o problema. Enquanto as condições nos países de origem forem tão más, as pessoas vão continuar a sair, a procurar oportunidades fora. A UE tem de se envolver, tem de criar uma estratégia para promover a integração", argumenta.

A 7 de Abril, a Comissão Europeia adoptou uma comunicação sobre a integração económica e social - é o primeiro documento político que dali emana dedicado especificamente a esta minoria; esboça um programa que pretende tornar a integração mais efectiva.

Notícia alterada às 11h05
.
.

Comentários 1 a 10 de 125

  1. Abu Khamil . 26.08.2010 19:01
    Via PÚBLICO

    Jesus disse:

    "O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente em seu campo. Enquanto os empregados dormiam, seu inimigo veio, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e espigou, apareceu também o joio. Então os empregados procuraram seu senhor e disseram-lhe: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?' De onde veio o joio?'. Ele respondeu: 'Foi algum inimigo meu'. Os criados perguntaram: 'Quereis que nós o arranquemos?'. Ele respondeu-lhes: 'Não pois se arrancardes o joio, arrancareis também o trigo. Deixai crescer tudo até a ceifa e então direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio, atai-o em feixes e queimem-no; colhei depois o trigo e guardai-o no celeiro'"
    • Maria , Aveiro. 26.08.2010

      RE: Jesus disse:

      Não percebo a analogia. É suposto então esperar que se fixem nos países e se multipliquem e depois elimina-los?! "arrancai primeiro o joio, atai-o em feixes e queimem-no"Os problemas evitam-se. Quem quer trabalhar é bem-vindo quem não quer, não!
    • Anónimo , lx. 26.08.2010

      RE: Jesus disse:

      A media report says that an Afghan soldier killed two US-led soldiers in a shoot-out when they tried to remove an Afghan woman's veil by force. An exchange of fire between two Spanish soldiers and an Afghan police trainee left all three killed in northwestern Afghanistan's Badghis Province on Wednesday. Informed sources told the Pashtun language Benava website on Thursday that the deadly incident took place after soldiers were disrespectful to the women and insulted Afghans' cultural and Islamic values. Thousands of Afghan protesters subsequently staged a rally outside a Spanish base in the region. The protesters also called on the Afghan government to send Spanish troops to their country. Protesters set fire to parts of the base and were met by bullets from the foreign troops. US-led troops reportedly opened fire at demonstrators, killing dozens of people and wounding more than 20 other civilians. More than 800 Spanish soldiers are stationed in Afghanistan within the framework of NATO forces. Some 140,000 US-led troops are currently deployed in the war-ravaged country.
      • Marcus , Denver, USA. 26.08.2010

        RE: RE: Jesus disse:

        sim...sim...tambem no Afeganistao se separa o tigo do joio e e so uma questao de tempo. Ate la nao imaginas o prazer a a motivacao dos ocidentais. Nao consegues nem imaginar, e como matar nazis nos anos 30-40
  2. zoroastre . 26.08.2010 16:44
    Via PÚBLICO

    Djoba Djobi

    O problema aqui reside mais na forma como os roms vivem, culturalmente falando. São um povo nómado, com uma cultura hermética e as suas próprias regras, muitas delas em contradição com as nossas. Os homens são os que mandam, e as mulheres obdessem. A juventude é muito sedo ensinada, Obrigada a furtar por questiões de himunidade judicial, mendigar, pick pockets etc... Enquanto os graúdos organizam jogos clandestinos, furtos de moradias, estaleiros, igrejas etc... O modelo de vida dos Roms está ultrapassado e em conflito com os valores duma civilização moderna como a Europeia. Enquanto eles andarem com esta vida vão sempre ser segregados. Em França existe uma forte comunidade cigana, muito unida, e bem integrada, muitos trabalham no meio do circo, das feiras populares, e em certos oficios como no trabalho do Vime. Os Roms é que têm que mudar, adaptar os seus comportamentos e modo de vida, se quizerem sobreviver ao modernismo!
    • Paulo Miguel S.Silva , Porto. 26.08.2010

      RE: Djoba Djobi

      Jesus disse: "O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente em seu campo. Enquanto os empregados dormiam, seu inimigo veio, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e espigou, apareceu também o joio. Então os empregados procuraram seu senhor e disseram-lhe: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?' De onde veio o joio?'. Ele respondeu: 'Foi algum inimigo meu'. Os criados perguntaram: 'Quereis que nós o arranquemos?'. Ele respondeu-lhes: 'Não pois se arrancardes o joio, arrancareis também o trigo. Deixai crescer tudo até a ceifa e então direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio, atai-o em feixes e queimem-no; colhei depois o trigo e guardai-o no celeiro'"
  3. Joane hou . 26.08.2010 16:43
    Via PÚBLICO

    Pedro , Porto. 26.08.2010

    um bom trapaceiro, que sabe muito de fontes acerca da História dos Ciganos, estás a gozar ou quê? Vais à wiki ver a História dos Ciganos? Lê acerca da queda do comunismo e o que aconteceu aos ciganos.
  4. Joane hou . 26.08.2010 16:00
    Via PÚBLICO

    Só os comunistas

    os souberam integrar, libertaram-nos das mãos criminosas da direita fascista e nazi e deram-lhes direitos iguais, por isso nunca houve problemas com este povo nómada milenar no bloco de leste. Mal o comunismo caiu foi o que se viu, ou melhor, é o que se vê, discriminação galopante.
    • Carlos - Londres . 26.08.2010
      Via PÚBLICO

      RE: Só os comunistas

      a estrutura social, esmagando as elites xenófobas permitiu a esse povo gozar dos valores da sua cultura que não são roubar nem pedir na rua ou tráfico de droga como são conotados erroneamente na Europa Ocidental, pela venenosa cáfila racista . É vergonhoso que a Europa não tenha soluções sociais para melhor integração desta minoria.
    • Jornalista , Lisboa. 26.08.2010

      RE: Só os comunistas

      Os nazis gostavam muito dos judeus dos ciganos dos comunistas e socialistas até os meteram em campos de concentração.
    • Pedro , Porto. 26.08.2010

      RE: Só os comunistas

      Meu caro, convinha informar-se melhor:"In Communist Eastern Europe, Romanies experienced assimilation schemes and restrictions of cultural freedom.[citation needed] The Romani language and Romani music were banned from public performance in Bulgaria.[dubious – discuss] In Czechoslovakia, they were labeled a "socially degraded stratum,"[citation needed] and Romani women were sterilized as part of a state policy to reduce their population. This policy was implemented with large financial incentives, threats of denying future welfare payments, with misinformation, or after administering drugs (Silverman 1995; Helsinki Watch 1991). An official inquiry from the Czech Republic, resulting in a report (December 2005), concluded that the Communist authorities had practiced an assimilation policy towards Romanies, which "included efforts by social services to control the birth rate in the Romani community" and that "the problem of sexual sterilization carried out in the Czech Republic, either with improper motivation or illegally, exists"[52] with new revealed cases up until 2004, in both the Czech Republic and Slovakia.[53]"In wikipedia
      • Joane hou . 26.08.2010
        Via PÚBLICO

        RE: RE: Só os comunistas

        sabes muito tu, essas fontes de 2003 e 2005 mais o anti-comunismo da wiki, realmente tem credibilidade.
      • Joane hou . 26.08.2010
        Via PÚBLICO

        RE: RE: Só os comunistas

        lol, wikipedia? que fonte tão credível para falar da História do Ciganos
    • FCOSTA , Lisboa. 26.08.2010

      RE: Só os comunistas

      Tens um sentido de humor muito refinado? Ou és completamente tonto? Vou optar pela primeira opção porque esse sarcasmo é muito bom e ligação a conceitos ideológicos uma pérola. Mas isto é uma questão de uma linha: quem se integra, trabalha, respeita a legalidade não tem problemas desses sejam ciganos ou não...
  5. Marcos Souza . 26.08.2010 15:28
    Via PÚBLICO

    Obviamente!

    Estou certo de que estes cidadãos estão a ser expulsos devido ao facto de serem cumpridores da lei, ordeiros e trabalhadores.
  6. pmafilosofo . 26.08.2010 15:03
    Via PÚBLICO

    O preconceito já vem de longe (II)

    "Os exemplos de discriminação jurídica abundam desses tempos imemoriais até aos nossos dias, como no caso dos regulamentos policiais, não obstante terem sido declarados inconstitucionais. Neles se defende uma especial vigilância sobre os nómadas, entenda-se, sobre os ciganos, dada a sua propensão para um certo tipo de itinerância. Convém sublinhar que só a partir de 1996 foi erradicado do Relatório Anual de Segurança Interna um quadro estatístico, no qual os suspeitos das práticas de certa criminalidade eram caracterizados segundo a raça: "negros, ciganos e brancos"! In A etnia cigana em portugal. Paulo Machado, Sociólogo
    • FCOSTA , Lisboa. 26.08.2010

      RE: O preconceito já vem de longe (II)

      Que conversa da treta, toca mas é a deportar, deportar muito .... e quem não quizer ser deportado seja cigano ou não, viva na legalidade, trabalhe e integre-se .... é bem simples ... e bom se tiver algum temp livre dedique-se à filosofia,i.e. , grandes ideias longe da realidade (se calhar até deves ser político do PS com esse lírimo).
  7. Expat . 26.08.2010 14:33
    Via PÚBLICO

    Já repararam

    Usando as palavras do comentador aospapeis 12:27............. Já repararam que todos os comentários de utilizadores registados que apoiassem as medidas dos franceses foram apagados, enquanto que assistimos a uma profusão de comentários anti-franceses e pró-"ciganos"?
    • Marcos Souza . 26.08.2010
      Via PÚBLICO

      RE: Já repararam

      É curioso, é...
       
  8. Zé Padeiro . 26.08.2010 12:40
    Via PÚBLICO

    A frança não está a violar a lei Europeia?

    A frança não está a violar a lei europeia com a reducão do povo de etnia cigana aos paises de origem pois toda a gente precisa de um visto de trabalho ou de residência para permanecer mais do que três meses. Mas o Rom também tem o direito de regressar no dia seguinte a territòrio francês com o dinheiro que lhes deu o governo antes de os fazer embarcar.
    • ruibbb . 26.08.2010
      Via PÚBLICO

      RE: A frança não está a violar a lei Europeia?

      Não, não estará. Aliás, desconfio que a simples permanência por mais de 3 meses no território alheio consiste num crime, pelo que imediatamente se enquadrará nas restantes condições para estipular a deportação. Por outras palavras, uma vez que se está há mais de 3 meses, fica-se na condição de ilegal. Ficando-se na condição de ilegal, esta pode ser invocada até à existência de um visto/autorização de residência, nem que fique por apenas um dia. E isto é para os cidadãos comunitários "normais"/espaço Schengen - porque para a Bulgária e Roménia vigora uma norma transitória mais restritiva no que à migração de pessoas diz respeito.
    • Raul GC . 26.08.2010
      Via PÚBLICO

      RE: A frança não está a violar a lei Europeia?

      Numa palavra: não!
  9. Carlos - Londres . 26.08.2010 12:39
    Via PÚBLICO

    Século XXI

    e esta é a Europa avançada culturalmente que temos, que apoia chacinas em antigos Paraísos, e vai buscar tiques do pior pesadelo que assolou a Europa do século XX, "Deportações", sinto que muita gentinha fica feliz e até com alguma excitação devido a estas excelentes notícias, pensam eles que é desta que a "Europa vai começar a ser limpa";Itália, Alemanha, Dinamarca, Suécia e França, pois ,não foram estes amigos que há 70 anos dormiam na mesma "caminha"?
    • Ricardo , Portugal. 26.08.2010

      RE: Século XXI

      Mete os ciganos na tua casa paler** ....
    • Joao , Lisboa. 26.08.2010

      RE: Século XXI

      T0nto
  10. pmafilosofo . 26.08.2010 12:22
    Via PÚBLICO

    Vender nas feiras não é uma forma de trabalho?

    Como toda a gente sabe, é habitual os ciganos venderem nas feiras, sobretudo roupas que geralmente têm pequenos defeitos, alguns quase invisíveis. São roupas que nas fábricas são postas de lado e depois vendidas a um preço muito mais barato pelos ciganos. Muita gente que não tem dinheiro para comprar roupa de marca, compra aos ciganos. Mas sabe-se lá se alguns desses compradores vêm depois para aqui defender a expulsão dos ciganos...
    • todos diferentes, todos iguais? , portugal. 26.08.2010

      RE: Vender nas feiras não é uma forma de trabalho?

      e o que fazem eles ao dinheiro que ganham, pagam impostos?pagam rendas?pagam a luz, a água o gás? talvez 1% o faça...mas no entanto recebem subsidios por tudo e por nada, o portuguesinho de "gema" se recebe um tanto por cada filho que pusesse a estudar, tambem tinha uma "carrada" deles. Mas não, porque para nós que descontamos e que pagamos as nossas contas a vida está dificil e quanto mais filhos mais despesa( exatamente o contrario desses srs que quanto mais filhos mais dinheiro têm). Daqui a uns anos são eles que nos expulsam a nós!! Se estivessem a trabalhar e a descontar ficavam, senão íam viver ás custas das Segurança Social do país deles...
    • Anónimo , Silva. 26.08.2010

      RE: Vender nas feiras não é uma forma de trabalho?

      A questão que se coloca é que todas estas "vendas" são efectuadas no escuro (economia informal, livre de qualquer tipo de impostos), ou seja, estão a trabalhar para o bem individual (o seu próprio bolso) e nunca para o bem colectivo...bem colectivo esse que depois ainda suporta integração através de subsídios...bem colectivo esse que é suportado por todos os outros contribuintes (como eu e todos os restantes trabalhadores)! Isso é que é preciso relembrar!
      • LinguaViperina , Madragoa. 26.08.2010

        RE: RE: Vender nas feiras não é uma forma de traba

        A questao que se coloca e que o pmafilosofo tem razao e voce nao tem. Os ciganos tambem comem e precisam de agasalhos, teto, etc. Se a sociedade lhes nega trabalho viveriam do que, se nao vendessem umas coisas para sobreviverem? Isso e o instinto de sobrevivencia a funcionar.
    • Pedro , Porto. 26.08.2010

      RE: Vender nas feiras não é uma forma de trabalho?

      Só não dizes que a maior parte da roupa de marca que compras nas feiras não é mais barata por ter pequenos defeitos, é por ser contrafacção, isto é roubo da marca, pois quando é legal e tem defeitos o fabricante é obrigado a destrui-la ou a entregá-la ao cliente. Não sejas anjinho/a, há muitos que até são gente séria e trabalhadora, mas infelizmente a maioria vive de esquemas e isto já vem do tempo em que gamavam burros velhos e que pintavam para venderem como novos...
    • pt , pt. 26.08.2010

      RE: Vender nas feiras não é uma forma de trabalho?

      Descontam?

Comentários 1 a 10 de 125

.

Comentários 51 a 60 de 125

  1. palhçada , por aqui. 26.08.2010 14:14

    No Tempo

    ....de Salazar havia muitos mendigos e nao eram ciganos. Até crianças andavam nas ruas a mendigar, nao veio à cabeça de ninhuém de expulsa-los. E gostaria de saber se ainda hoje nao ha mendigos que nao sao ciganos. Quando ha crises alguém tem de pagar.. Neste momento sao os ciganos. Sao eles que deram cabo da economia!Quando as fabricas fecham também a culpa é deles. Tudo ao contrario.
    • Anónimo , Lisboa. 26.08.2010

      RE: No Tempo

      Aahhh. Expulsas portugueses para onde ó esperto? Para Portugal? Um país que se vê a braços com comunidades onde grassa criminalidade onde se vendem filhas de 13 anos para casar porque sabem roubar bem ou se fazem filhos para ter mais mãos para "gamar", sendo essas pessoas de outro país está no seu pleno direito de os juntar e meter no avião para casa. Não é por acaso que estes "meninos" juntamente com a mafia albanesa estão por detrás de tráfico humano (mulheres que acabam num tugúrio a prostituir-se por 10 Euros). A incidência de criminalidade entre os Romenos no nosso país é estonteante. Vai desde o pequeno furto até ao roubo violento. De acordo, os que não fazem mal nenhum que fiquem. Mas aposto consigo que se mandar embora os que vivem da criminalidade, vai acabar por mandar embora uma percentagem apreciável. Países mais ricos como a França, Itália ou Espanha estão a braços com uma verdadeira praga. Cá a coisa não é pior porque somo um país miserável mas mesmo assim eles andam por todo o lado .
  2. Jornalista , Lisboa. 26.08.2010 14:14

    Ciganos?

    Os jornalistas do lapis azul são Racistas e são do contra ciganos.
  3. Anónimo , Lisboa. 26.08.2010 14:10

    Democracia

    aospapeis.blogspot.com , Lisboa. 26.08.2010 12:27Correcta a sua constatação. Tudo democracia à xuxa: não concordas, és expulso
  4. Dsa , Lisb.. 26.08.2010 14:02

    -

    Como em muitas outras notícias, o Público formata o leitor com os títulos. Alguns (repito, alguns) ciganos romenos estão a ser deportados de França não por serem ciganos romenos - mas por a sua grande maioria ser delinquente e viver completamente à margem da lei dos países que os acolhem. Estamos a falar de gente que vive do crime - não de imigrantes que procuram integrar-se na sociedade.
  5. Abreu , Lisboa. 26.08.2010 14:00

    Ciganos

    Nao tenho nada contra ciganos. Mas nesta sociedade nao ha lugar para quem quer ficar 'a margem do sistema de educacao ou viver em desacordo com as normas e leis as estabelecidas pelas constituicoes de diferentes paises. Infelizmente, o problema de muitos ciganos e' que continuam em insistir no seu isolamento. Talvez uma solucao fosse criar um pais ou um espaco onde possam viver da forma diferente que parece terem escolhido. O equivalente de deixar as tribos da amazonia viverem como querem na floresta onde nasceram.
  6. Cunhal , Alhos Vedros. 26.08.2010 13:58

    Discussão absurda

    Esta discussão é absurda: a expulsão dos ciganos tem por base o facto de não estarem a viver legalmente no país de "acolhimento", e não qualquer prática racista. Desafio qualquer destes amigos dos ciganos a ir para França e ficarem por lá mais de 3 meses sem trabalhar a ver o que vos acontece. O parasitimismo e a mendicidade não garantem direitos a ninguém, nem são formas de vida aceites no seio dos valores europeus. Não há sistema de segurança social que aguente esta subsídio-dependência congénita. Esta gente vive para usfruir e não para contribuir. São valores culturais que lhes são inculcados. Para vocês, amigos dos ciganos, os pedintes, indigentes e parasitas sociais brancos são uma vergonha; se forem ciganos, é cultural e temos de os aceitar. Mais racistas são vocês, amigos dos ciganos, com essa discriminação positiva que enoja, e que vos permite em nome de uma tolerância asquerosa, tratar diferente o que é igual. Se não fosse o facto de se estar a falar de uma etnia minoritária, nem sairiam das vossas tocas.
    • maria , leiria. 26.08.2010

      RE: Discussão absurda

      concordo consigo. eu considero um cigano igual a mim , tão capaz de fazer escolhas como eu , tão capaz de cumprir com o que a sociedade nos exige como eu , tão capaz de distinguir o certo do errado como eu. no fundo , quem discrimina positivamente os ciganos está a passar a mensagem de que eles não são capazes de pensar , que são tipo umas crianças grandes a quem não se lhes pode exigir muito. são esses , de facto , os verdadeiros racistas , pois os vêm como pessoas diminuidas nas suas capacidades e os querem tratar como tal , protegendo-os e fazendo com que perpetuem um estilo de vida que entra completamente em colisão com o nosso..por mim podem continuar a viver mais 1000 anos , eternamente até , como querem , mas têm de arcar com as consequências das suas escolhas , como nós fazemos com as nossas.
  7. Anónimo , Longe. 26.08.2010 13:57

    Portugal no Sec XV

    Esta fotografia foi tirada em S. Bartolomeu do Mar?
  8. José ferreira da Silva , Bruxelas. 26.08.2010 13:53

    O PRESIDENTE DA UE VAN ROMPUY TAMBEM É PRESIDENT

    0 presidente da UE Van Rompuy também é presidente dos ciganos europeus?
  9. abreu , fr. 26.08.2010 13:43

    Os ciganos portugueses

    .....sao portugueses, e nao ha razao nenhuma prara pô-los fora! Isto é para aqule que diz que todos os ciganos devem sair do pais. Ha tanto tempo que os ciganos vivem em Portugal, e agora que o Sarkory, expulsou ciganos de leste, andam para aqui todos excitados com as medidas tomadas pela frança. Olhem, mas é para a vossa folha de pago! E para o preço detudo que aumenta cada dia.
  10. ViriatVs , Lisboa. 26.08.2010 13:38

    Hei

    Viva a coragem politica.. Portugal deveria fazer o mesmo é vê-los na Baixa Pombalina nos electricos a roubar e a mendigar.

Comentários 51 a 60 de 125

 .

Comentários 91 a 100 de 125

  1. Anónimo , Porto. 26.08.2010 11:31

    eu aprovo a deportação

    a frança faz muito bem em deportar os ciganos para a romenia , a frança já tem problemas que sobrem , é um pais que está a sofrer com as más politicas de emigração que têm feito ao longo destes ultimos cinquenta anos , têm permitido a entrada de milhares emigrantes sem nenhum criterio de escolha , dai hoje os indices de criminalidades em frança serem elevados , os crimes em frança normalmente são prepetado por franceses de segunda geração ( magrebinos , africanos , asiaticos e até mesmo alguns portugueses etc etc...) , agora imaginem a frança deixar entrar milhares de ciganos , um povo que não é nada virádo para o conhecimento , educação , paz social , um povo da cultura do " chico-espertismo !!! não se tráta de racismo e descriminação , essas duas malditas palavras , usadas frequentemente pelas " minorias" , assossiações sos racismos e alguns partidos da extrema esquerda , para desculpabilizar as autenticas injustiças e ataques ás liberdades e direitos das maiorias efectuadas por essas ditas " minorias " .
  2. Graça , Gaia. 26.08.2010 11:29

    A verdade

    Luísa de Lisboa, você é cigana, lésbica e militante do CDS.
    • Anónimo , lx.. 26.08.2010

      RE: A verdade

      fonix....so lhe falta ser p---- e malcriada não !???que raio de conversa a vossa
      • er , er. 26.08.2010

        RE: RE: A verdade

        queres dizer "protestante"?
  3. Molão Barroso , Bruchelas. 26.08.2010 11:25

    Aos defensores da escumalha

    São uma massa homogênea que urge eliminar! Inclusive de Portugal! Chega de crimes, de burlas e de seres que estendem a mão a pedir dinheiro quando andam montados em grandes mercedes! Chega de parasitas no nosso País! Cigano não é humano!
  4. joão , lisboa. 26.08.2010 11:24

    expulsão imediata

    para maridos (namorados, amantes, padrastos, tios)são eles os respnsaveis pela generalidade dos assassinos e violações que acontecem no país, recusando-se integrar-se nas nossas leis. expulsão também para os bancários e administradores de empresas que nos andam a roubar impunemente e aos milhões de cada vez há décadas, expulsão para os condutores de automóveis, de todos os grupos étnicos do nosso pais os mais inintegraveis e violadores da Lei. quando estes forem expulsos venham-me então falar dos patetas dos ciganos!
    • ty , Brashov. 26.08.2010

      RE: expulsão imediata

      João, tens o melhor comentário!
  5. Henrique Costa , Coimbra. 26.08.2010 11:18

    Logo os paises mais desenvolvidos

    É engraçada a coincidência, os países que expulsaram os ciganos são nada mais que os países mais desenvolvidos da Europa. Nós portugueses que somos dos mais atrasados da Europa é que somos contra. Claro, se começamos a expulsão todos os "parasitas" teríamos de expulsar os 41% da população que vive à custa dos subsídios.... E depois o Sócrates vem dizer que é preciso investir, correr riscos... enfim.... com esta almofada quem é que quer se chatear...
  6. João , Porto. 26.08.2010 11:13

    Fora

    A questão não está em ser cigano. A questão é quem não tem emprego, não cumpre as leis, apropria-se de terrenos para montar os acampamentos e passa o tempo a roubar e fazer asneiras, além de que alguns ainda têm casas dadas pelo estado e rendimentos mínimos. Estou de acordo que imigrantes nestas condições devam ser expulsos, sejam ciganos ou ucranianos ou o que for. Quem emigra para um país tem que ter condições para se sustentar, arranjar um emprego e uma casa. Mesmo que a Roménia e Bulgária sejam da União Europeia, existem leis da imigração. Quem vem para cá para ser parasita e para viver à custa do trabalho dos outros só deve ter um destino: ser expulso.
  7. Zé Povinho , Caldas da Rainha. 26.08.2010 11:10

    DE ACORDO!

    Não sou xenófobo, nem, tão pouco, racista. Porém, gente desta, é dispensável em Portugal, porque se trata de uns parasitas que não vêm para trabalhar, apenas para andar a incomodar as pessoas nas ruas e locais públicos, para tudo e mais alguma coisa. Estão muito bem na terra deles...
  8. G , Almada. 26.08.2010 11:07

    Problema dos Ciganos!

    Caros amigos, sinto que devo dar a minha opinião sobre este assunto. Infelizmente a nossa comunidade é composta por "várias comunidades" as quais designamos de etnias. Existem umas mais adaptadas e outras menos, algo que é transversal a qualquer país europeu. Os ciganos, em Portugal, independentemente do seu país de origem, são e sempre serão os mais inadaptados. Eles simplesmente não querem adaptar-se às nossas regas sociais, já ara não falar das óbvias diferenças de pontos de vista judicial. Todos devem cumprir a lei, de forma escrupulosa sem por em 1º lugar as suas origens ou crenças religiosas ou porque os antepassados não concordariam com a actualidade. Portugal é um estado laico, não mistura religião ou tradições com a constituição e com os deveres dos seus cidadãos, e todos os que querem ser cidadãos de Portugal têm obrigatoriamente de cumprir estar regras. Os ciganos, têm também vários níveis de cultura, observando bem, existem aqueles que nem se nota a etnia, com grandes empreendimentos, e outros que ainda andam pelo Algarve de carroça e burro. Suponho que a a classe média seja a da venda nas feiras. Mas se o comum cidadão para vender e andar de carro tem de ter carta de ...
  9. luisa , lx. 26.08.2010 11:07

    GRAÇA DE GAIA DESEMPREGADA

    graça de gaia você tem cara de desempregada. está frustrada? falta de homem? esta a receber subsidio?
  10. Eu , Lisboa. 26.08.2010 11:03

    Parasitas

    A cultura cigana é uma cultura parasita, incapaz de subsistir por si mesma. Tal como os parasitas exploram o seu hospedeiro também os ciganos vivem do "ataque" a quem os acolhe..

Comentários 91 a 100 de 125

Comentários 121 a 125 de 125

  1. FGH , Gaia. 26.08.2010 09:33

    Vamos la Socrates..

    Pena que POrtugal nao seja o sexto. Quem vier para nao fazer nada, que va embora.
  2. Costa e Silva , lx. 26.08.2010 09:32

    Justiça

    ...qualquer cidadão da UE tem o direito de livre circulação e de se intergrar. quem não quer esta REGRA, temos pena!E os ciganos não querem contribuir; para eles só contam os subsídio e demais beneficios... o resto não é com eles.Está na altura da UE assumir uma posição comum que seja justa para quem trabalha e desconta. Quem não quer, deverá sair. Sejam ciganos ou outros quaisqueres.
  3. Para quem pensa que isto é "da Joana" , é bom saber que a UE tem REGRAS.... 26.08.2010 09:18

    TRANSCRIÇÃO do artigo, para "CEGOS" e afins...

    "Para viver noutro país da UE mais de três meses, um cidadão tem de trabalhar ou de, pelo menos, ter meios de subsistência que não o convertam num fardo para a assistência social. Pode ser expulso se não satisfizer tal requisito ou se significar uma "genuína, presente e suficientemente séria ameaça [...] para a segurança pública""
  4. Anónimo , Lisboa. 26.08.2010 09:13

    Integração?

    Não percebo como é que integra alguém que não deseja ser integrado.
    • Sergio , Porto. 26.08.2010

      RE: Integração?

      Muito bem, apoiado!
  5. Albino , Lisboa. 26.08.2010 09:04

    Não fazem qualquer esforço para se integrar

    Mandam as regras da hospitalidade que se acolha quem à nossa porta bater, mas este povo em concreto morde a mão de quem o acolhe. Assim nunca vão ser bem vindos em lado nenhum. Os ciganos não são a única etnia minoritária, mas nenhuma outra suscita as reacções que os ciganos provocam (por exemplo cá em portugal os últimos a chegar têm sido chineses e pessoal da europa de leste - não conheço movimentos que os pretenda expulsar, antes pelo contrário). Julgo que deveriam estudar pq motivo isso acontece. Vão ver que onde quer que estes amigos cheguem os pequenos roubos, actos de vandalismo e agressões físicas disparam em flecha - isto é facto. Não há ninguém que ature isso de bom grado. Está certo que não se deve julgar o todo pela parte, mas neste caso as coisas confundem-se muito.
    • Atento , Portugal. 26.08.2010

      RE: Não fazem qualquer esforço para se integrar

      É lógico que tem toda a razão.O problema está no "politicamente correcto",e por norma quem aparentemente defende estas situações,vive longe,mas muito longe deles,porque quem vive perto deles tem opinião contrária à deles.Tretas,o que tem que ser feito é obrigar esta gente a respeitar as leis!
    • Francisco Rodrigues , Lisboa. 26.08.2010

      RE: Não fazem qualquer esforço para se integrar

      Estou de acordo! Não acha contudo estranho que as notícias publicadas pelos jornais raramente reflictam pontos de vista como o seu? Será que os jornalistas não andam cá por fora e se limitam a traduzir os despachos das agências?

Comentários 121 a 125 de 125

.

.

 

 


Sem comentários: