A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, agosto 16, 2010

Paquistão afirma que enchentes afetaram 20 milhões de pessoas

Mundo | 14.08.2010 DW World

 

País pede recursos à comunidade internacional para socorrer as vítimas. Doações estão abaixo dos 459 milhões de dólares que a ONU afirma serem necessários. Na Alemanha, doadores se mostram relutantes.

 

As enchentes que atingem o Paquistão já afetaram mais de 20 milhões de pessoas, segundo número divulgado neste sábado (14/08) pelo primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani durante um discurso na televisão. A população total do país é de 184 milhões de pessoas.
.
Pelos cálculos das Nações Unidas o total de pessoas afetadas é de 14 milhões, das quais 6 milhões necessitam com urgência de ajuda. Faltam água potável, alimentos e proteção adequada contra o vento e a chuva, afirmou a ONU neste sábado. A tragédia pode piorar ainda mais, pois meteorologistas preveem que a chuva vai continuar na região afetada.
.
A catástrofe natural já causou a morte de 1.384 pessoas e deixou 1.630 feridos, afirmou Gilani durante o discurso alusivo à independência do Paquistão, comemorada neste sábado. Outros cálculos falam em mais de 1.600 mortos.
~.
Gilani disse que 730 mil casas foram destruídas ou sofreram avarias. As inundações causaram prejuízos de bilhões de dólares, destruindo plantações e alimentos e atingindo duramente as infraestruturas de comunicação, transporte e energia da região afetada, completou o primeiro-ministro.
.
A cidade de Mehmud Kot, praticamente submersa devido às chuvas 
Bildunterschrift: A cidade de Mehmud Kot, praticamente submersa devido às chuvas
.
Ajuda internacional
.
Três semanas após o início das chuvas, Gilani apelou com insistência à comunidade internacional para que ajude o Paquistão e "estenda uma mão de auxílio para combater essa catástrofe". 
.
Também as Nações Unidas alertaram que o número de vítimas pode aumentar, caso a ajuda não chegue logo. A organização calcula que sejam necessários 459 milhões de dólares para atender a todas as vítimas das enchentes no Paquistão.
.
Desse total, apenas um quinto foi disponibilizado pelos países-membros. Até o momento, o país que mais doou foi o Reino Unido, com 40 milhões de dólares. Os Estados Unidos prometeram 60 milhões, mas liberaram apenas cerca de 25 milhões.
.
Nesta quarta-feira, a Alemanha elevou sua ajuda de 5 milhões para 10 milhões de euros. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou aos países-membros para liberarem mais recursos o mais rápido possível. Ele deve visitar a região afetada neste fim de semana.
.
Doadores relutantes
.
Autoridades paquistanesas e organizações humanitárias criticaram ao longo desta semana a ajuda internacional ao Paquistão, classificada por eles como insuficiente ou hesitante. O diretor da Oxfam Alemanha, Paul Bendix, disse na quarta-feira que a comunidade internacional reagiu à tragédia de forma comedida.
.
Isso vale também para os doadores alemães, conhecidos pela generosidade. O motivo para a relutância seria a imagem negativa do Paquistão. "A maioria associa o país com guerra e terrorismo", disse a porta-voz da organização humanitária Care, Sandra Bulling. Birte Steigert, porta-voz da Aktion Deutschland Hilft, disse que o país é muito associado aos talibãs.
.
Neste final de semana, uma reportagem do jornal britânico Daily Telegraph piorou ainda mais a imagem do Paquistão diante dos doadores. Citando como fonte "altos representantes", o jornal afirma que cerca de 367 milhões de euros de ajuda internacional foram desviados há cinco anos, quando o país foi atingido por um terremoto.
.
O líder oposicionista paquistanês Nawaz Sharif disse ao jornal temer que essa notícia diminua a disposição dos doadores internacionais. Para ele, muitas pessoas não querem doar recursos para ajudar o Paquistão por temer que os donativos não sejam gastos de maneira honesta.
.
Na Alemanha, as organizações humanitárias Diakonie, ligada à Igreja Evangélica, e Charitas, da Igreja Católica, afirmaram que, após um início tímido, as doações aumentaram nesta semana.
.
Autor: AS/rtr/dpa/afp/epd
Revisão: Marcio Damasceno
 

Mais artigos sobre o tema

 
Divulgue este artigo

Sem comentários: