A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, junho 09, 2009

Esquerda Europeia comemora resultados

.

O Partido da Esquerda Europeia comemorou nesta segunda-feira alguns resultados obtidos pela agremiação, na eleição para o Parlamento Europeu realizada neste último domingo (8). ''Estamos felizes com o grande sucesso do Bloco de Esquerda, do Front de Gauche francês, do cipriota AKEL e do alemão Die Link'', afirma nota divulgada no site da agremiação nesta segunda-feira.


.

Esquerda Europeia comemora resultados


O Partido da Esquerda Europeia comemorou nesta segunda-feira alguns resultados obtidos pela agremiação, na eleição para o Parlamento Europeu realizada neste último domingo (8). ''Estamos felizes com o grande sucesso do Bloco de Esquerda, do Front de Gauche, do cipriota AKEL e do alemão Die Link'', afirma nota divulgada no site da agremiação nesta segunda-feira.

.
Além dos 18 deputados eleitos por esses partidos, o Partido da Esquerda Europeia somará à bancada os deputados eleitos pelo tcheco Partido Comunista da Boêmia e Morávia, pelo grego Synaspismos, e pela Izquierda Unida espanhola. O Partido da Esquerda Europeia terá 23 deputados na próxima legislatura.

.
Lothar Bisky, presidente do partido, sublinhou a bem-sucedida cooperação com todos os partidos que compõem a Esquerda Europeia durante os últimos 12 meses, na confecção de uma campanha para as eleições.


''A plataforma comum foi apenas o início. Nós iremos agora continuar lutando por nossos principais objetivos, especialmente por padrões sociais mais elevados, por mais democracia e pelo desarmamento'', declarou Bisky na noite que se seguiu à votação.

.
A amarga derrota da Esquerda Europeia na Itália serve também como um alarme para o crescente poder da extrema direita. Como na Áustria, Hungria e na Holanda, partidos de extrema direita e anti-imigrantes obtiveram os votos de muitos cidadãos da União Europeia, determinando uma mudança objetiva da Europa no rumo da direita.

.
''Mais que nunca, devemos tomar ações consistentes contra o racismo, a xenofobia, o fascismo, o ultra-nacionalismo e precisamos proteger os direitos daqueles que são discriminados'', afirma a nota publicada no site.

.
A Esquerda Europeia permanecerá unida na sustentação a um grupo parlamentar poderoso, no sentido de tornar possível mudar as políticas da União Europeia no sentido de uma Europa pacífica, solidária, democrática e com justiça social.

.
Resultados provisórios da Esquerda Europeia:

.

Alemanha: Die Linke 7.5% 8 assentos, PC da Alemanha 0 assentos
Áustria
: PC da Áustria 0.6% 0 assentos
Bélgica: PC da Valônia 0 assentos
Chipre: AKEL 34.9% 2 assentos
Estônia: Eestimaa Uhendatud Vasakpartei 0.88% 0 assentos
Finlândia: PC da Finlândia 0 assentos
França: Front de Gauche 6.3% 5 assentos
Grécia: Synaspismos/SYRIZA 4.69% 1 assento
Itália: PRC/PdCI 3.3% 0 assentos
Luxemburgo: Dei Lenk 3.23% 0 assentos
Polônia: Jovens Socialistas/Partido Socialista Polonês 0 assentos
Portugal: Bloco de Esquerda 10.73% 3 assentos (*)
Romênia: PASRO 0 assentos
Tchéquia: PC da Boêmia e Morávia 14.18% 4 assentos
Eslováquia: KSS 1.65% 0 assentos
Espanha: IU-ICV-EUiA 3.73% 2 assentos


Da redação
.
in Vermelho . 8 DE JUNHO DE 2009 - 19h32
.
(*) Lamentavel,ente a redacção esqueceu-se dos dois deputados da CDU (PCP+Verdes+Independentes) que obteve 10,66 % e mais 70 000 eleitores.
.
ver sobre isto outra notícia do Vermelho, aqui:
.

Esquerdas somam mais de 20% dos votos em Portugal


.
.-
.
.

Sem comentários: