por Eron Bezerra *
No afã de desqualificar o governo Lula eles recorreram ao sucesso da política macroeconômica da China - país socialista – para criticar a timidez do crescimento econômico brasileiro. Como se pode ver, até a direita reconhece a superioridade do socialismo.
.
O PCdoB, com a coerência de quem não intimidou com a derrota da experiência soviética e se manteve firme na defesa do socialismo, sempre entendeu que a alternativa para o Brasil é o socialismo. Não está só nessa cruzada. Outras correntes progressistas igualmente vêem no socialismo a opção mais lógica para a humanidade. Não esperávamos, sinceramente, esse “reforço” da direita. Esperamos que o governo Lula, pelo menos nesse particular, ouça com atenção o que a direita tem a dizer.
.
No auge do neoliberalismo, década de 90, a direita obtinha sucessivas vitórias eleitorais mundo afora. Revelando seu caráter reacionário e anti-científico, “decretou” o fim da história. Para agradar a seus amos insultava os revolucionários taxando-os de “dinossauros”, enquanto se dobrava aos caprichos dos grandes banqueiros.
.
A direita brasileira adepta do neolibelarismo era então representada pelo PFL e PSDB e secundariamente pelo PPS. Repetiam esse mesmo discurso anti-científico da direita mundial e revelavam uma submissão canina ao imperialismo americano.
.
Enquanto governaram (95/2002) se empenharam para aumentar o patrimônio de banqueiros, repassar bilhões e mais bilhões de dinheiro público para os seus aliados da iniciativa privada, retirar direito dos trabalhadores, precarizar os serviços públicos e desmontar os estados nacionais.
.
O resultado geral dessa estupidez é a crise sistêmica do capitalismo que estamos vivenciando, com graves conseqüências para os povos do mundo inteiro.
.
No caso específico do Brasil a resultante foi o crescimento vegetativo da economia, déficit na balança comercial, desemprego em massa, sucateamento das universidades, redução drástica dos serviços públicos e até mesmo proibição de investimentos por parte de empresas estatais como a Petrobras, mesmo que esse aporte de capital fosse com seus próprios recursos. O objetivo era desmoralizar para privatizar.
.
O povo se cansou de um governo elitista e submisso aos Estados Unidos e a seus instrumentos de chantagem como o FMI. Decepcionou-se com um governo que governava para banqueiros e ignorava a juventude, os intelectuais e o povo. Levantou-se e os mandou pra casa. Eles querem voltar para repetir a mesma política de desmonte do estado nacional e de submissão ao moribundo imperialismo americano.
.
O governo Lula tem erros e insuficiências, dentre elas a de não fazer uma clara opção de mudança de rumo para o país, uma opção socialista, como de maneira mais explícita já o faz o governo bolivariano da Venezuela.
.
Mas o que a direita pretende não é fazer o país avançar e sim retardar ainda mais o rumo para o progresso e para a prosperidade. Por isso é dever de todos os revolucionários e patriotas do mundo - e não apenas dos brasileiros - tudo fazer para impedir que eventualmente a direita brasileira seja exitosa em seu intento.
.
O Brasil não merece e o mundo não necessita de governos reacionários.
.
*Eron Bezerra, Engenheiro Agrônomo, Professor da UFAM, Deputado Estadual Licenciado, Secretário de Agricultura do Estado do Amazonas, Membro do CC do PCdoB.
.
in Vermelho - 30 DE JUNHO DE 2009 - 19h00
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário