A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 11, 2009

Rendeiro do Banco Privado Português, outro pobretanas



Jorge Paula João Rendeiro criou o BPP em 1996. No livro revelou que é funcionário do Ministério da Economia, em licença sem vencimento.

João Rendeiro criou o BPP em 1996. No livro revelou que é funcionário do Ministério da Economia, em licença sem vencimento.
24 Maio 2009 - 02h00
.

Património: Imóvel da Quinta Patino está avaliado em 2,1 milhões de euros

* Sónia Trigueirão / Miguel Ganhão
.

Mansão de Rendeiro em offshore

.
A casa onde mora João Rendeiro, o fundador do Banco Privado Português (BPP), no exclusivo condomínio da Quinta Patino, em Cascais, está registada num sociedade estrangeira, sediada num offshore, que já teve duas moradas diferentes. Segundo apurou o CM, a mansão do lote 81, que está actualmente avaliada em 2,1 milhões de euros, é propriedade da empresa Corbes Group Limited, que a adquiriu em Maio de 2000 com recurso a um empréstimo do Banco Bilbao Vizcaya no valor de 250 mil euros.
.

No ano da compra, a Corbes Group tinha sede na cidade de Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas. Porém, a 24 de Junho de 2004 a empresa mudou-se para os Estados Unidos, nomeadamente para o Estado de Delaware (o maior paraíso fiscal norte-americano) e passou a chamar-se Corbes Group LLC.

.

O CM tentou encontrar a empresa nos Estados Unidos, mas nessa exacta morada, isto é, na cidade de Camden, na rua Wilow Grove, no edifício número dois, no Estado de Delaware, apenas encontrou 35 empresas diferentes e registadas como inactivas.

.

João Rendeiro é dono de dois apartamentos, um na rua da Misericórdia, em Lisboa, e outro na Alameda da Quinta da Terrugem, em Paço d’Arcos.

.

O apartamento em Lisboa, que tem dois lugares de garagem, foi adquirido pelo ex-banqueiro e pela mulher, Maria de Jesus, a 26 de Março de 2003 por quase 146 mil euros. E é nesta morada que está registado o domicílio fiscal de Rendeiro. Quanto ao apartamento em Paço d’Arcos, os registos prediais dão-na como propriedade da empresa Caxias-Empreendimentos Imobiliários. Mas na mesma morada, e precisamente no apartamento 211, encontramos outra empresa, a Nova Caxias – Empreendimentos Turísticos, da qual Rendeiro declarou, em 2007, ter recebido 248 euros de renda.

.

Contactado o número de telefone da morada, que serve de sede às duas empresas –a Nova Caxias e a Caxias Empreendimentos –, quem respondeu foi o Hotel Apartamentos Sol Palmeiras. Um empreendimento hoteleiro de quatro estrelas, do qual vários empresários brasileiros são donos de fracções.

.

Rui Ribeiro da Silva, presidente do Conselho de Administração da Gesticar, empresa-mãe das outras duas e que explora o hotel, explicou então ao CM que João Rendeiro é de facto proprietário de um apartamento naquele hotel, mas que provavelmente se enganou no número porque o 211 será da ‘Caxias’.

.

'Os apartamentos pertencem a diferentes donos e a empresa Nova Caxias explora os arrendamentos e no final do ano distribui os resultados, daí os 248 euros que o Dr. João Rendeiro declarou.'

.

Confrontado com todos estes factos, João Rendeiro recusou prestar qualquer esclarecimento, afirmando apenas: 'Publiquem o que quiserem.'

.

UM APARTAMENTO NUM HOTEL

.

João Rendeiro é proprietário de um apartamento no Hotel Solar Palmeiras, localizado na Alameda da Quinta da Terrugem, em Paço D’Arcos, desde 1994, data em que terá sido construído o empreendimento. Ao que o CM apurou, o apartamento serve apenas para negócio, uma vez que a sua exploração está entregue à empresa Nova Caxias. Esta empresa, no final do ano, distribui os resultados e em 2007 o fundador do BPP teve direito a 248 euros. Este hotel tem 35 apartamentos e todos eles pertencem a proprietários diferentes. Aliás, segundo Rui Ribeiro da Silva, o presidente do Conselho de Administração da Gesticar, a empresa-mãe das empresas que gerem e exploram o empreendimento turístico, cabe a cada proprietário pagar as respectivas contribuições autárquicas.

.

EX-BANQUEIRO FEZ 57 ANOS NA SEXTA-FEIRA

.

Nos últimos meses muita coisa mudou na vida de João Rendeiro. Passou de um banqueiro de sucesso que 'venceu nos mercados' (como dizia na capa do seu livro lançado em Novembro do ano passado) para o homem que deixou o banco privado perto da falência. E muitos foram aqueles com quem privou que agora lhe viraram as costas. A última vez que apareceu em público foi na passada quinta-feira, na assembleia geral do BPP, de onde saiu derrotado pelos accionistas que recusaram as suas propostas para recuperar o banco. Não dá entrevistas, não comenta as acusações que lhe são imputadas. Refugia-se na sua casa na Quinta Patino. Mas há coisas de que não abdica. Saiu da reunião e foi para o Hotel Ritz. Há poucas semanas foi visto a almoçar no Eleven (um dos restaurantes mais caros de Lisboa), do qual foi fundador com mais 11 empresários. Em Fevereiro, também não perdeu a oportunidade de viajar para Madrid para ir à conhecida ARCO, feira de arte contemporânea. Na sexta-feira fez 57 anos. Como celebrou? Este ano não se sabe. No ano passado a festa foi falada em todo o lado porque teve cerca de 300 convidados.

.

O VERDADEIRO DOMICÍLIO FISCAL

.

O segundo andar do número 81 da rua da Misericórdia, que fica por cima dos toldos de uma loja de decoração, foi adquirido por João Rendeiro e a mulher, Maria de Jesus, em 2003. No livro ‘Testemunho de um Banqueiro’, Rendeiro faz-lhe referência: 'Já tínhamos mudado de Campo de Ourique para a rua da Misericórdia, quando um dia a Maria apareceu com um pardal em casa (...)'. Ao que o CM apurou junto de alguns comerciantes, há três anos que nem o ex-banqueiro nem a mulher são vistos ali. Apenas a senhora da papelaria se lembrava: 'Recordo-me, mas já há uns três anos que foram embora. Agora só vejo a mulher a dias que vem aí pelo menos uma vez por semana.' A casa não está arrendada e as janelas permanecem com as portadas brancas fechadas.

.

PORMENORES

.

GESTÃO RUINOSA

Uma auditoria ao Banco Privado Português revela falsificações de contabilidade, actos dolosos de gestão ruinosa em detrimento dos depositantes, podendo ainda indiciar crimes de branqueamento de capitais.

.

PAGAMENTOS PRIVADOS

O relatório da Deloitte revelou a utilização de uma offshore pertencente ao banco 'para o pagamento de uma dívida relativa a um processo judicial da esfera privada do dr. João Rendeiro'.

.

NOTAS

.

CRAVINHO: 'É UM HOMEM DE BEM'

João Cravinho escreveu o prefácio do livro de Rendeiro. Em Fevereiro, já depois do escândalo rebentar, disse que não estava arrependido: 'Continuo a pensar que é um homem de bem'

.

CONTAS: MAIS DE 800 MILHÕES

João Rendeiro diz que algumas dezenas de participadas da holding que controla o BPP ainda não aprovaram contas. O que daria um saldo de 823,9 milhões

.

BDP: EMPRÉSTIMOS PARA PAGAR

O Banco de Portugal enviou a clientes do Banco Privado Português (BPP) uma carta a recordar--lhes que estão obrigados a pagar juros e amortizações de empréstimos que tenham contraído.


» COMENTÁRIOS no CM on line
.
03 Junho 2009 - 09h07 | Antonio Miranda
Não há dúvida, este País apodreceu,cheira mal em todo o lado,desde o futebol ao sistema financeiro,está tudo corrompido.
26 Maio 2009 - 11h29 | bruno
Este indivíduo "cá fora", na maior, é um insulto para todos nós.
26 Maio 2009 - 11h22 | carlos
Dr. João Cravinho, um conselho de alguém q o admira: não estrague a sua boa reputação, que a tem ! Cautela !
25 Maio 2009 - 12h43 | Jorge Towers Lx
O deles está sempre salvaguardado.O Povo é k apara estes golpes!São os novos rico à conta da chulice.Ditadores natos!
25 Maio 2009 - 11h53 | Maria
VIVA O LUXO!!!!! E a pouca vergonha, num Pais de Bananas governado por SACANAS!!!!!!
24 Maio 2009 - 22h17 | Mello
Este Senhor e o Vale e Azevedo podiam era abrir uma Universidade, era um sucesso!!
24 Maio 2009 - 22h11 | dacosta
é mesmo um titulo a convidar dizer safe.se quem puder banda de vigaristas quem nao poe mais um chavo la em baixo sou eu
24 Maio 2009 - 22h10 | dacosta
em portugal por uma mansao em nome de um offshore estrangeiro por favor nao me faccao enjoar é por issok o banco faliu ,
24 Maio 2009 - 21h46 | carlos almeida
É precisa outra revolução,mas teriam que ser fechadas as fronteiras de terra mar e ar para que estes párias não fugirem.
24 Maio 2009 - 21h28 | pobre
Enquanto estes horrores não acabarem,não pode existir paz no mundo,estes são os causadores.LX
.
24 Maio 2009 - 20h59 | manuel dias.
o fidel castro é que tratava bem esta gente
24 Maio 2009 - 18h50 | jose dias
Os politicos portugues ja superam em corrupão os politicos brasileiros. que vergonha
24 Maio 2009 - 18h26 | ROSA RAMOS
Os desfavorecidos se não pagarem os seus impostos a tempo tem logo juros a pagar e esta EM TRIST.SINA
24 Maio 2009 - 18h14 | Manuel Baptista
É CURIOSO...A CASINHA FOI COMPRADA COM UM EMPRÉSTIMO DO BBVA!o BPP NÃO OFERECIA CONFIANÇA!
24 Maio 2009 - 18h11 | Comparações
Este Senhor, comparado com o Zezito, é um aprendiz.
24 Maio 2009 - 16h54 | antonio figueiredo
Se fosse um pobre,a justiça seria a mesma? Aveiro
24 Maio 2009 - 16h38 | Manuel Silva
E isto é só uma ínfima parte do que se passa neste País à beira mar plantado. Lx
24 Maio 2009 - 16h16 | Bruno Paula
Sera que foi professor do Vale e Azevedo ou foi aluno?
24 Maio 2009 - 16h11 | Avelino Fernandes Vieira
Enfim é o país que temos, nada funciona. Se a justiça funcionasse este caso não se arrastava tanto tempo.av/Porto.
24 Maio 2009 - 16h09 | Ricardo Mendes
O tempo que se leva neste país para enjaular um gajo destes!!!!!
.
24 Maio 2009 - 15h53 | Diamantino Costa
eu estou no estrangeiro era agora o que faltava vir um politico ladrao saber as minhas contas sem antes se est. bem em p
24 Maio 2009 - 15h45 | Diamantino.Costa
andao esses chulos a querer roubar as miseraveis reformas dos pobres para dar a esses abutres
24 Maio 2009 - 15h42 | Joaqim Santos
Sabem o que é o dinheiro? É o diabo! O inferno é a falta do dinheiro, Logo preferem o diabo ao inferno.
24 Maio 2009 - 15h28 | JOAQUIM SANTOS
Que sociedade criamos nos últimos tempos? Aquela que deita abaixo os dez mandamentos! Mesmo sem fundamento!
24 Maio 2009 - 15h22 | Joaqim Santos
Pobres e ladrões sempre os terão. Mas mais pobres que ladrões
24 Maio 2009 - 14h49 | João
Simples.Coragem. Confisquem todos os bens de que esse senhor faz uso. Dele e dos outros como ele.
24 Maio 2009 - 14h33 | Próprio
Se está registada num offshore, onde paga i IMI? Parece-me que não paga!!! Como poderei proceder da mesma maneira?????
24 Maio 2009 - 14h33 | paulo
Mais uma forma de não pagar o que os comuns portugueses tem de pagar ao Esatado para terem uma simples habitação.
24 Maio 2009 - 14h30 | António Dias
Isto é tudo jogadas desta cambada de parasitas,prisão com eles..
24 Maio 2009 - 14h05 | Fernando Nunes de odivelas
A culpa é dos Politicos que os ajudam e são iguais
.
24 Maio 2009 - 14h00 | Fernando
Estão à espera do que??? para prender este burlão???
24 Maio 2009 - 13h58 | lili caneças
nao lhe tocam..porke os politcos tb estao metidos nas falcatruas..politicos e banqueiros sao os diabos deste seculo
24 Maio 2009 - 13h34 | Joao Lucas
qual é admiração nao temos ca um sr "Engº", que adquiriu dois andares numa offshore qualquer, so teque seguir o exemp
24 Maio 2009 - 13h20 | António Antunes Varela
Eu só não entendo porque a justiça funciona célere para os fracos e oprimidos. Pra os poderosos e ricos é o que se vê...
24 Maio 2009 - 13h20 | Campos Neves
Neste, como em outros semelhantes, se o governo não atuar é porque, alguém, tem telhados de vidro.
24 Maio 2009 - 13h16 | Faria
Então sr.1ºMinistro e das Finanças ke dizem a isto?e os pobres e perseguidos? Que pena.
24 Maio 2009 - 12h30 | dacosta
nao sabia entao uma casa em portugal registada fora do pais estamos num pais a deriva so vigaros e corruptos .
24 Maio 2009 - 12h29 | Eduardo Abreu Suiça
Ja que o governo esta contra as offshores que ocultam os Impostos.entao Nacionalizem porque afinal um tejolo tb é meu
24 Maio 2009 - 12h16 | João Pinto
Que seja condecorado já no dia de Portugal.Merece isso e muito mais. Ladrões ao poder, que ainda são poucos.
24 Maio 2009 - 12h16 | Luisa Baião
São tantos os vigaristas que já nem dá vontade de comentar.Dá vontade, é de fugir deste ninho de viboras .
.
009 - 12h14 | Fred
É nacionalizar os seus bens "roubados" e po-lo na cadeia. Mas em Portugal ninguém tem "cacete" para isso !
24 Maio 2009 - 12h12 | Fred
É nacionalizar os seus bens "roubados" e po-lo na cadeia. Mas em Portugal ninguém tem "cacete" para isso !
24 Maio 2009 - 10h52 | Carlos Cardoso
Esse vigaro devia já estar era em Monsanto a ver o sol aos quadradi- nhos.SANTO pORTUGAL!
24 Maio 2009 - 10h45 | carlos neves
Ó teixeira isto já nao investigas é amigo a raia miuda é que tem que pagar vai trabalhar DEMITE-TE
24 Maio 2009 - 10h44 | Zé Cardoso
Apanhem-no se forem capazes. É destes chico-espertos que o País precisa, são empreendedores, dizem alguns. Basta!
24 Maio 2009 - 10h40 | A.F.-Londres
Nem nos tempos do dito "Fascismo", os funcionarios,do Estado Portuges em "Licenca Ilimitada"lhes era permitido isto!
24 Maio 2009 - 10h38 | Daniel
"PARABENS SENHOR RENDEIRO" Portugal fica-lhe muito agradecido !
24 Maio 2009 - 10h07 | Helder
O crime, a politica e a economia, estão ligados, entre si. JR, muito esperto, usufruiu disso. Teve azar com a crise.
24 Maio 2009 - 10h06 | Helder
O crime, a politica e a economia, estão ligados, entre si. JR, muito esperto, usufruiu disso. Teve azar com a crise.
24 Maio 2009 - 09h55 | luis
grande noticia em tempos de crise, os gordos e ricos n pagam impostos mas a mim sugam-me ate ao tutano
.
24 Maio 2009 - 09h55 | Fernanda Pineda
Porque motivo as casas situadas em solo Português não têm de estar registadas em Portugal?
24 Maio 2009 - 08h14 | silvino seabra Alemanha
Ainda alguem tem duvidas que este homem e ladrao e vigarista?
24 Maio 2009 - 06h31 | carlos sereno
eu diria que os grandes senhores ficam sempre bem,se fosse um pequeno empresario a converça era outra
24 Maio 2009 - 04h21 | Espiritudacoisa
Bem! Isto sóem portugal, estarmos no Privado a ganhar "milhões" e ter lugar garantido no Estado caso falhem as burlas..
24 Maio 2009 - 02h47 | Jose Antonio
Apenas um dos que por aí abundam, precisam sim de uma OFF-PLANET e bem alto. Vigaristas.
.
.





Sem comentários: