A recontagem parcial de 10% das cédulas utilizadas na eleição presidencial de 12 de junho, no Irã, confirmou a vitória do atual presidente, Mahmud Ahmadinejad, informou nesta segunda-feira a mídia iraniana.
Segundo noticiou a agência de notícias Fars, a recontagem foi realizada em cinco cidades iranianas e os resultados foram semelhantes aos obtidos há duas semanas.
.
De acordo com a apuração, Ahmadinejad obteve 62,63% dos votos.
.
Seu rival, o ex-primeiro ministro Mir Hosein Mussavi, obteve 33,75% dos votos. Mussavi anunciou sua vitória antes dos primeiros resultados oficiais serem divulgados e, mais tarde, acusou as autoridades de fraude.
.
Anunciados os resultados da eleição, milhares de partidários de Mussavi foram às ruas de Teerã, saqueando e incendiando lojas, bancos e edífícios públicos.
.
Para deter as desordens que causaram 20 mortes — 12 cidadãos e 8 militantes do movimento Basij — e centenas de feridos, o Conselho de Guardiões, órgão supervisor das eleições, ordenou que fosse realizada uma recontagem parcial dos votos em localidades onde teriam havido suposta fraude.
Sem comentários:
Enviar um comentário