A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, junho 12, 2009

Massacre no Peru: o silêncio sepulcral da mídia

.

Mais de 55 indígenas e camponeses mortos à bala. Mais de 225 feridos. Mais de 105 presos. Sob a névoa da repressão, da pólvora e da mordaça, são esses os números do massacre provocado pelas tropas do governo peruano, que abriram fogo com cinco helicópteros contra 5 mil manifestantes da região norte do país, dia 5 de junho, às 5 horas da manhã.

..

Por João Felício, no Portal do Mundo do Trabalho

,

Centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de oposição se somaram à população da região e exigem a revogação de decretos legislativos enviados ao Congresso como parte da implementação do Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos. Conforme denunciam as entidades populares, o governo peruano está de mãos dadas — e atadas — com grandes grupos econômicos nacionais e internacionais, a quem entregou ilegalmente nos últimos anos 44 milhões de hectares, o equivalente a 68% do território amazônico do país.

.

Com cheque em branco para a sua covardia, as tropas não economizaram munição e abriram fogo contra civis desarmados. Muitos deles mulheres, crianças e idosos. Todos eles pobres. Todos eles invisíveis para os grandes meios de comunicação.

.

Apertando o gatilho, inoculadas com o vírus do entreguismo, as forças governamentais investiram ferozmente contra os manifestantes porque não podiam mais ouvir o patriotismo daquela gente, os reclamos contra leis que esquartejam a Amazônia para as transnacionais petroleiras e mineiras, sangrando as riquezas do país e de seu povo para o exterior. Seu chefe não aguentava mais o eco daquelas vozes dizendo não à liberação de formidáveis extensões da floresta à exploração da madeira e de sua rica biodiversidade.

.

Assim, lá do alto, os gendarmes pensavam em resolver a questão, confiantes na impunidade dos anos em que a "globalização" e o "neoliberalismo" ditavam a justiça no Continente suprimindo o direito à vida e à soberania.

.

A magnitude do repúdio popular fez com que a estatal Petroperu — instrumentalizada para repassar os hidrocarbonetos às transnacionais — voltasse atrás e suspendesse temporariamente os serviços do único oleoduto que transporta o petróleo da região até o Pacífico. Multiplicam-se as denúncias contra o consórcio estrangeiro formado pela Pluspetrol (Repsol), Hunt Pipeline Company of Peru (Texas) e SK Corporation (Coréia do Sul), que ali atua, contamina e assassina.

.

A verdade grita, verte sangue e alimenta consciências, apesar das grotescas manipulações e do silêncio sepulcral de boa parte da mídia sobre o fato. A humanidade condena a matança e compara os crimes de Alan Garcia aos de Álvaro Uribe. Com práticas terroristas, ambos aceleram na contramão das mudanças que cobrem de orgulho e de futuro a nossa América.

.

Ser solidários à luta dos povos peruano e colombiano contra seus respectivos desgovernos é contribuir para que o trem da história não descarrile em opressão e barbárie. Mais, é permitir que sigam em frente, rumo a uma nova sociedade mais justa e solidária, socialista, com os países libertos de sua condição neocolonial, onde os homens exerçam, criativamente, seu protagonismo.

.

A data é propícia para reflexões. Afinal, foi num 14 de junho (próximo domingo) de 1894 que nasceu José Carlos Mariátegui, um dos maiores pensadores marxistas latino-americanos. É dele a frase "Certamente não queremos que o socialismo na América Latina seja cópia e decalque. Deve ser uma criação heróica. Temos de dar vida, com nossa própria realidade, em nossa própria linguagem, ao socialismo. Eis aqui uma missão digna de uma geração nova".

.

* Por João Felício é secretário de Relações Internacionais da CUT

.

in Vermelho - 9 DE JUNHO DE 2009 - 19h14
.
.

Sem comentários: