Serpa nocturna - Alentejo
Para Kalinka
Corri o Alto e o Baixo Alentejo, desde o mar até à margem esquerda do Guadiana, desde 1968 e durante umas duas décadas. Dessas viagens ficaram alguns testemunhos escritos e fotografias. No entanto estive no Couço e em Coruche e em Évora‑Monte e terei estado em terras como Pavia, Portalegre, Alandroal, Vidigueira, Serpa ([1]), Mértola, mas não me recordo pelo que delas nada mais poderei dizer. (Notas de Viagem, 1997)
[1] - Se nos anos 70 se penetrava no castelo de Serpa por uma porta encimada por um troço de muralha caído, então a fotografia que mo recorda indica que já nesta povoação então estive! Tal como outra fotografia do castelo, com a torre de menagem encimada por uma esguia e alva torre sineira, me leva a concluir que também estive no Alandroal. (Memórias de viagem, 1998)
1999.02.18
Serpa
Serpa
Castelo iluminado com aqueduto adjacente. Parte nova simpática. Parte histórica um pouco degradada. Câmara feia. Escadaria de acesso a largo com igreja matriz de Santa Maria, torre do relógio, porta ogival, oliveiras centenárias e pequena rua dando acesso à porta do castelo. Adossada à muralha o Palácio dos Condes de Ficalho, para o qual um grandioso aqueduto conduz as águas.
Terra cujo queijo é famoso.
Notas para o tomo II do Livro de Viagens que provavelmente nunca será escrito
PS - Afinal qual é a tua cidade berço?
Fotografia - Victor Nogueira
PS - Afinal qual é a tua cidade berço?
Fotografia - Victor Nogueira
1 comentário:
Olá Vitor
Parabéns pela tua pronta resposta e, bastante completa, ao meu desafio.
Por acaso não estive em Serpa, andei lá perto. Verás com a continuação da minha descrição da viagem, os lugares por onde passei.
E, a minha cidade-berço é a cidade da Beira, em Moçambique. Um dia escreverei sobre a minha cidade.
Beijitos.
Enviar um comentário