A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, maio 26, 2007


Ainda sobre os Índios do Brasil


O Brasil Indígena - site rico em conteúdo sobre a história dos índios brasileiros, a cultura indígena, as tribos, população nativa e índios famosos. Destaque para um dicionário de tupi e imagens que fazem parte deste belo site. Muito bom para trabalhos escolares e pesquisas em geral.Avaliação: 9.0

Índios do Brasil - aborda os principais conteúdos da cultura indígena brasileira, destacando as lendas indígenas e os rituais. Fala sobre o Dia do Índio (19 de abril), o toré, o kaurup, os toantes e as manifestações do folclore. Possui fotos de índios.Avaliação: 8.5

19 de Abril: Dia do Índio - parte do portal do IBGE Teen. Este site apresenta de forma resumida os principais temas relacionados à cultura dos nativos brasileiros. Mostra a diversidade, a importância do respeito e a origem dos índios. Destaque para os gráficos e estatísticas que mostram a distribuição da população nativa do Brasil, as etnias e as línguas. Bom para quem procura dados estatísticos confiáveis sobre o tema em questão.Avaliação: 8.0

Os Índios - site governamental da Funai (Fundação Nacional do Índio). Retrata a origem dos povos americanos, a chegada dos portugueses e o choque cultural, o deslocamento da população nativa, as línguas indígenas e os índios isolados.Avaliação: 8.0

Arte Indígena Brasileira - retrata a arte pré-histórica do Brasil e a arte dos povos nativos. Apresenta várias informações e fotos do artesanato indígena, tecelagem, arte plumária, cerâmica, máscara e pintura corporal.Avaliação: 8.0

http://www.arteducacao.pro.br/historia/prebrasil.htm

Acessar História do Brasil
http://www.mundosites.net/historiadobrasil

Outros temas desta área - Escravidão no Brasil
http://www.mundosites.net/historiadobrasil/escravidao.htm

Copyrigth© - 2005 - Mundo Sites - Todos direitos reservados

Dia do índio: faça sua pesquisa pela internet

O Terra Educação elaborou um guia de sites para você pesquisar informações sobre os índios brasileiros. Nos links abaixo, há dados sobre as tribos e suas culturas, mitos, línguas e crenças.

O brasil indígena Passados 500 anos de convivência sempre conflituada, o índio continua sendo pouco mais do que um mito brasileiro.
http://www.terra.com.br/almanaque/indios_1.htm

A população nativa Existem pelo menos 50 grupos que jamais mantiveram contato com o homem branco, 41 dos quais sequer se sabe onde vivem.
http://www.terra.com.br/almanaque/indios_2.htm

As tribos Após 500 anos do descobrimento, ainda existe 215 nações e 170 línguas indígenas diferentes. Leia sobre algumas destas nações sobreviventes.
http://www.terra.com.br/almanaque/indios_7.htm

Os brancos de alma indígena Conheça Rondon, o maior dos humanistas brasileiros e o mais respeitado defensor dos índios em todo o continente.
http://www.terra.com.br/almanaque/indios_3.htm

Os índios famosos O xavante Juruna e o txucarramãe Raoni são os dois índios mais conhecidos do Brasil.
http://www.terra.com.br/almanaque/indios_4.htm

Pequeno dicionário Tupi-Guarani Saiba o significado de abaetê, itajubá e várias outras palavras.
http://www.terra.com.br/almanaque/indios_5.htm

O futuro dos índios Às vésperas do terceiro milênio, o Brasil ainda trata seus nativos como mero entrave ao avanço da civilização.
http://www.terra.com.br/almanaque/indios_6.htm

500 anos Site sobre os 500 anos do Brasil. Contém dados sobre a viagem de Cabral, a carta de Caminha, textos sobre os primeiros 100 anos e muito mais.
http://www.terra.com.br/500anos/

Enciclopédia da História do Brasil Imagens históricas de índios e textos sobre o "Brasil Colônia" produzidos por professores titulares da UFF (Universidade Federal Fluminense). Site exclusivo para assinantes Terra.
http://historiadobrasil.terra.com.br/historiadobrasil

Museu do Índio O museu oferece a estudantes e professores programas especiais que informam sobre diferentes culturas indígenas.
http://www.museudoindio.org.br/

Expectativa de vida dos índios A expectativa de vida ao nascer dos indígenas brasileiros é de apenas 48 anos. Na Amazônia, a expectativa de vida dos índios é menor ainda, 42 anos.
Kamayura e Urubu-KaaposBelíssimo site sobre as tribos Kamayura e Urubu-Kaapos. Traz interessantes textos e imagens sobre mitos, hábitos e crenças destas tribos. O site ganhou o primeiro lugar, entre 110 trabalhos do mundo todo, no concurso Web Prize 98 da Unesco.
http://www.geocities.com/RainForest/Canopy/8767/expecta.htm

WebCiência Trata da história, cultura e mitos dos índios.

http://www.webciencia.com/09_indios.htm

Socio Ambiental Informações sobre os povos indígenas no Brasil.
http://www.socioambiental.org/website/povind/index.html

FunaiSite coloca à disposição estatísticas sobre as tribos.
http://www.funai.gov.br/

Indígenas no Ceará Dados sobre os índios do Ceará (em que parte do estado vivem, cultura etc.)

http://www2.insoft.softex.br/~edumat/

Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas Site concebido como meio para divulgar as atividades de pesquisa científica dos lingüistas que integram o Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas (GTLI) da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL).

http://www.gtli.locaweb.com.br/

Sem comentários: