A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, maio 17, 2007


Estado: Tributação em 2007
Despesa custa 147 dias de trabalho

* Ana Rita Estrompa

As conclusões são de um estudo do Gabinete de Análise Económica (GANEC) da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em parceira com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), apresentado para assinalar o Dia da Libertação dos Impostos. Ontem foi o primeiro dia do ano que os portugueses trabalharam “para si próprios”.


“Seriam 147 dias de trabalho só para pagar impostos, o que obrigaria a um aumento brutal da carga fiscal sobre os portugueses”, disse ontem António Pinto Barbosa. Pelo contrário, o responsável pelo estudo defende que seria possível uma redução dos impostos. Mas com uma condição: “Penso que os impostos podem baixar, mas essa redução terá de ser proporcional à diminuição da despesa pública.”

Segundo o estudo do GANEC, o número de dias de trabalho indispensáveis para o pagamento de impostos tem aumentado todos os anos, ou seja, o peso da carga fiscal tem subido, uma tendência que, para António Pinto Barbosa, não pode continuar por muito mais tempo. “Daí a necessidade de reduzir a despesa”, concluiu o responsável.

Esta opinião é partilhada pelo presidente da AIP, Rocha de Matos, no sentido de tornar as empresas mais competitivas.

Apesar de este período estar a aumentar, Portugal é um dos países da União Europeia onde menos dias de trabalho são necessários para pagar as obrigações fiscais. Só na Irlanda se trabalha menos do que no nosso país (122,8 dias), situação que, para Rocha de Matos, é a ideal.

A média da UE é de 151 dias, enquanto na Suécia são necessários 183,2 dias de salários só para pagar os impostos.

DIA DE LIBERTAÇÃO DOS IMPOSTOS POR TIPO DE IMPOSTO

ESTE ANO SÃO NECESSÁRIOS OS DIAS ABAIXO INDICADOS PARA CUMPRIR CADA UMA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS

IRS - 
20 dias
IRC 
- 12 dias
IVA 
- 32 dias

IMPOSTO DE SELO - 4 dias
IMPOSTO AUTOMÓVEL 
- 3 dias
IMPOSTO DO TABACO 
- 4 dias

ISP 
- 7 dias
CONTRIBUIÇÕES - 
46 dias
OUTROS IMPOSTOS - 8 dias 
 

in Correio da Manhã 2007.05.17

Sem comentários: