A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, maio 22, 2007



Museus e internet
Recursos online nos sitios web dos museus nacionais portugueses


* Joana Maria Balsa Carvalho de Pinho

(...)

III. Os museus nacionais portugueses

À data da realização deste trabalho, Novembro de 2006, existem em Portugal 20 museus nacionais, com diferentes tutelas, colecções, tipologias de bens patrimoniais e percursos históricos.

Deste 20 museus, 10 estão tutelados pelo Instituto Português de Museu (IPM) (www.ipmuseus.pt). O IPM foi criado pelo decreto-lei nº 278/91 de 9 de Agosto de 1991, com o objectivo de criar um organismo, com competencias administrativas próprias, ao qual fosse confiada a gestão dos museus e que estivesse esclusivamente vocacionado para os múltiplos e especifios problemas do sector. O IPM é uma pessoa colectiva de direito publico tutelado pelo Ministério da Cultura, ao qual compete promover e assegurar a execução da politica museológica nacional e promover o estudo, salvaguarda, valorização e divulgação do patrimonio cultural móvel nacional, enquanto fundamento da memória colectiva e individual, factor de identidade nacional e fonte de investigação cientifica e de fruição estética e simbólica.

Entre os serviços dependentes do Instituto Português de Museus constam os seguintes museu nacionais:

Museu Nacional de Arqueologia (http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt/)
Museu Nacional de Arte Antiga (http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/)
Museu Naciona de Etnologia (http://www.mnetnologia-ipmuseus.pt/)
Museu Nacional de Machado de Castro
Museu Nacional de Soares dos Reis (http://www.mnsr-ipmuseus.pt/)
Museu Nacional do Azulejo (http://www.mnazulejo-ipmuseus.pt)
Museu Nacional do Teatro (http://www.museudoteatro-ipmuseus.pt/)
Museu Nacional do Traje e da Moda (http://www.museudotraje-ipmuseus.pt/)
Museu Nacional dos Coches (http://www.museudoscoches-ipmuseus.pt/)
Museu do Chiado – Museu Nacional da Arte Contemporânea (http://www.museudochiado-ipmuseus.pt/)

Os restantes museu nacionais estão dependentes de outras instituições públicas e privadas:

Universidade de Lisboa – Museu Nacional de História Natural (http://www.mnhn.ul.pt/)
Instituto Ferroviário /Fundação do Museu Nacional Ferroviário – Museu Nacional Ferroviário (http://museu.cp.pt/entroncamento.htm)
Ministério da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior – Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva (http://www.mnct.mces.pt/)
Grande Loja Macónica de Portugal – Museum Nacional Maçónico de Portugal (http://museu.glnp.pt/index.htm)
Associação Museu da Imprensa – Museu Nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas (http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/)
Instituto Superior de Policia Judiciária e Ciências Criminais – [Projecto de] Museu Nacional de Polícia Judiciária (http://www.ispjcc.pt/museu.htm)
Instituto do Desporto de Portugal – Museu Nacional do Desporto (http://www.sedesporto.pt/museu.htm)
Instituto da Vinha e do Vinho – Museu Nacional do Vinho (http://www.ivv.min-agricultura.pt/cultura/index.html)
Privado – Museu Nacional do Pão (238 310 760) (http://www.museudopao.pt/)
Escola Superior Agraria de Coimbra – Museu Nacional de Agricultura (http://www.esac.pt/museu/default.htm)



IV. Museus nacionais e recuros online



As diferentes acções museológicas – estudo/pesquisa, preservação, difusão/comunicação – apesar de facilmente individualizaveis, permanecem intrinsecamente relacionadas, uma vez que são complementares e interdependentes. Estes grandes campo de acção integram diferentes e especificas acções como o inventário e catalogação, aquisições, conservação preventiva, restauro, museografia, serviços educativos, comunicação institucional, marketing, entre outras, que estruturam as estratégias, a gestão e as actividades das instituições museológicas e por isso são uma excelente forma de contextualizar os recurso em linha disponibilizados pelos museus na web.

À data da realização deste estudo, Novembro de 2006, dos 20 museus nacionais portugeses, 18 têm sitio na web e apenas 2 (museu nacional de Machado de Castro, museu nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas) não tem presença na internet; deste 18, 14, têm sito web próprio e 4 integram a página web da instituição que tutela o museu (museu nacional de Agricultura, museu nacional do Vinho, museu nacional do Desporto, museu nacional de Polícia Judiciária). Apenas 2 dos sites se apresentam em construção (museu nacional de Etnologia e museu nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva), apresentando informações reduzidas e escassos recursos.

A situação do museu nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas é uma situação curiosa, pois apesar de não ter web site próprio, o museu tem uma presença na internet relacionada com um Museu Virtual da Imprensa (http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/).

Foram identificados por L. Theather e K. Willhem, diferentes tipo de sites de museus, que podem também corresponder às diferentes fases de evolução de um determinado site ao longo do tempo. O site tipo "folheto electrónico" (o objectivo é a apresentação do museu; contém informações como a história do museu, horários, localização, contactos que facilitam a visita presencial e a descrição geral do conteúdo, serviços e actividades), site tipo "museu no mundo virtual" ou "espaço informativo" (reproduz uma cópia virtual idêntica ao museu real; apresenta informações mais detalhadas sobre as colecções, muitas vezes recorrendo a bases de dados, os conteudos da exposição e por vezes possibilitam uma visita virtual); o site tipo "museu interactivo" ou "espaço interactivo" (disponibiliza recursos hipertextuais/interactivos que são complementares e prolongamentos dos conteúdos presenciais que se oferecem no museu; pretende-se facilitar a visita presencial ao museu mostrando parte dos seus conteúdos e ampliar a documentação que não se pode encontrar na instituição).

As duas primeiras tipologias são as mais representadas na realidade portuguesa, pois a maioria dos sitios web dos museus nacionais são de caracter informativo, não disponibilizando outros recursos parar além de informação. No entanto, e sendo a informação relevante, enquanto conjunto de conhecimentos sobre alguém ou alguma coisa, ela pode ser considerada, em si mesma, um recurso, ou seja um meio ou um bem que se utiliza para determinada finalidade.

Todavia existe uma diferença entre: mostrar as publicações que estão à venda no museu e poder comprá-las na loja on-line; ou entre resumir a história do museu e indicar bibliografia sobre ela e possibilitar o seu download; ou entre apresentar a programação do serviço educativo e disponibilizar as fichas educativas em download para para apoio às visitas. São dois tipos diferentes de recursos fornecidos pelos museu através das suas páginas web, com diferentes graus de aprofundamento e diversificação e reflectindo entendimentos diversos das potencialidades da internet; consubstanciam duas concepções diferentes de páginas web e de museu e reflectem a distancia que vai da informação ao conhecimento.

A maioria das páginas web dos museus nacionais portugueses têm um desenho e uma imagem cuidados, garantindo igualmente critérios de acessibilidade, navegabilidade e usabilidade, nomeadamente navegação fácil e intuitiva, organização lógica e linguaguem correcta e simples.

Os sites encontram-se em lingua portuguesa, no entanto, a maioria apresenta também a totalidade dos conteúdos em lingua inglesa; e o museu nacional de Arqueologia tem ainda a opção da lingua francesa.

Generalizados a todos os sitios web dos museus nacionais portugeses, estão um conjunto de recursos de tipo informativo, nomeadamente a história e apresentação do museu, a caracterização da colecção, os serviços disponibilizados e a programação oferecida.

Relativamente à apresentação e história dos museus os elementos gerais podem ser mais ou menos aprofundados e complementados por outras informações. É o caso do site do museu de Arqueologia que disponibiliza uma cronologia detalhada, estudos sobre o museu, relatórios de actividades e imagens dos diferentes espaços, tudo com possibilidade de download; ou do museu do Azulejo que apresenta os vários departamentos do museu, suas competencias e responsáveis.

Em alguns sites, e devido ao valor histórico-artistico dos edificios onde estão instalados os museus (museus do Azulejo, Soares dos Reis, Arte Contemporânea, Coches, Traje e da Moda e Teatro), existem disponiveis dados sobre a história do edificio e sobre o processo de adaptação a museu, por vezes acompanhados com imagens.

As informações sobre as colecções, integradas nos sites dos museus nacionais, estão geralmente organizada por colecções ou por manifestação artistica; apresentam texto introdutório e quase sempre, alguns exemplos de peças com fotografias e descrição (titulo, autor, data/cronologia, técnica/material, dimensões, proveniencia, nº inventário, descrição, tipologia).

Um dos recursos mais comuns, e também generalizado a quase todas as páginas web das instituições museológicas em análise, são os link’s para outras páginas web. Estas listagens não são muito abundantes, com excepção da página web do IPM onde surgem organizados por temas (associações, institutos e organismos europeus; documentação e gestão de colecções; conservação e restauro; presença na internet – colecções online; serviços de educação; estudos de publicos; acessibilidade em museus; circulação de bens culturais; tráfico ilicito de bens culturais; formação de profissionais e voluntariado; ministério da cultura; museus IPM; Rede Portuguesa de Museus; quadro comunitário de apoio; museologia; museus estrangeiros), no entanto, evidenciam uma grande flexibilidade, ou seja, apresentam uma adequação à especificidade temática de cada museu; o museu nacional de Agricultura apresenta links direcionados para temas relacionados com a agricultura, os do museu dos Coches incidem sobre os transportes, e os dos museus do Teatro e do Traje para as temáticas afins das suas colecções.

Quase todos os sitios web incluem também um conjunto de elementos demonimados informações ou informações gerais ou úteis, integrando elementos como contactos, horários, morada, localização do museu (no caso dos museus dos Coches e do Azulejo recorrendo a um mapa), transportes, acessibilidades, valor dos ingressos e descontos.

Alguns sitios web apresentam também organização interna do espaço com a planta e legenda é o caso dos museus de Arte Antiga, Soares dos Reis e museu Ferroviário. O museu do Traje e da Moda, por estar integrado no parque Monteiro-mor juntamente com o museu do Teatro, incluiu na sua web um mapa do parque com a identificação dos vários espaços e equipamentos.

IV. a. Recursos para a área da pesquisa/investigação/estudo

O dominio da pesquisa/investigação/estudo integra o desenvolvimento de conhecimentos históricos, artisticos, culturais, sociais entre outros, que possibilitem o conhecimento e a compreensão dos bens culturais que integram a colecção e uma melhor interpretação e contextualização da mesma.

Neste âmbito destaca-se o site matriznet (http://www.matriznet.ipmuseus.pt), desenvolvido pelo Instituto Português de Museus, enquanto iniciativa de digitalização das colecções e sistematização dos conhecimento produzidos no âmbito da inventariação e catalogação e respectivo estudo das colecções. O site apresenta peças de diferentes colecções dos museus nacionais dependentes deste instituto apresentando informação textual (museu, supercategoria, categoria, subcategoria, denominação, titulo, autor, datação, dimensões, nº inventário, descrição, provenienecia) e imagens, com possibilidade de pesquisa por colecção ou por exposição temporária.

IV.b. Recursos para a área da preservação – conservação e restauro

O trabalho de conservação e restauro é um campo de acção fundamental no âmbito dos museus, pois assegura a preservação dos bens culturais e sua consequente transmissão às gerações futuras, controlando os factores responsáveis pela sua degradação material. A orgânica de muitos museus comprova esta realidade, registando a existência de departamento autónomo dedicado à conservação e ao restauro.

A conservação, nomeadamente a preventiva, é uma intervenção não directa sobre o bem cultural e que passa pelo control das condições ambientais (luz, poluição, termohigrometria), pragas, vandalismo, manuseamento, formas e condições de exposição e acondiconamento em reservas. A intervenção de restauro, é uma intervenção directa sobre o bem cultural e representa, muitas vezes, o único meio de o salvaguardar e valorizar; alguns museus integram já oficinas de restauro próprias.

Os sitios web dos museus nacionais portugueses registam-se poucas informações e recursos na área da conservação e restauro, estes limitam-se à apresentação dos departamentos e respectivas tarefas.

No entanto, o site do museu do Traje e da Moda integra a descrição sumária do trabalho de conservação desenvolvido no museu, assim como o da oficina de restauro. E a web do museu de Arqueologia apresenta e enquadra a actuação do seu laboratório de conservação e restauro, disponibiliza a ficha de intervenção de conservação e restauro utilizada no museu com possibilidade de download, fotografia panorâmica do laboratório e ainda as directrizes para a escolha de materiais de armazenamento e acondicionamento que foram tidos em consideração na reorganização das reservas do museu.

IV. c. Recursos para a área da difusão/comunicação – exposições/ museografia

As exposições são consideradas os meios mais relevantes e eficazes de comunicar nos museus, ao possibilitarem o encontro entre o visitante e o objecto real que se expõe.

Neste dominio existem nos sitios web dos museus nacionais portugueses, abundantes informações sobre as exposições permanentes e as exposições temporais, quer patentes quer passadas. O grau de desenvolvimentos e aprofundamento destas informações é variavel, oscilando entre um texto descritivo da exposição, a enunciação dos critérios de organização, referências às obras expostas com elemento textual e imagens e fotos das peças ou do espaço expositivo.

O site do museu de Arte Contemporânea evidencia texto de enquadramento de cada uma das suas exposições, fotos de algumas das obras expostas, e dependendo do tipo de exposição, apresenta listagem das obras expostas, identificação dos núcleos e das obras expostas, biografias de artistas e relação de exposições individuais, assim como, as actividades programadas relacionadas com a exposição.

Algumas webs, como a do museu do Pão apresentam uma breve apresentação das salas expositivas indicando o conteúdo de cada sala e respectivas imagens. De forma semelhante o sitio web do museu do Vinho, apresenta links para os vários espaços que integram o museu, contendo fotografias, a descrição do espaço e indicação das peças que expõem.

Em alguns sites, como os dos museus do Azulejo e da Agricultura, é possivel fazer uma visita virtual às exposições permanentes, que sendo, mais ou menos complexa, é baseda na planta do edificio e na escolha de uma das salas; diponibiliza-se a identificação do tema que é tratado em cada uma das salas e a caracterização do que se expõe, recorrendo também a fotografias; complementarmente, e no caso do museu do Azulejo, existem links para glossário, biografias e fichas de inventário de peças.

O museu do Teatro propõe outro tipo de visita virtual, tendo por base fotografias panorâmicas 360º; compreende diferentes espaços: exterior, exposição, cafetaria, biblioteca, jardim, loja e galeria.

Também o museu de Arqueologia disponibiliza, para além dos dados habituais, um outro conjunto de elementos, tanto para as exposições permanentes como para as temporais que incluem: ficha técnica, visita virtual, apresentação multimédia integrando panorâmica 360º ou exposição virtual , edições publicada no âmbito das exposições, outros estudos sobre as colecções com possibilidade de download, fotografias do espaço expositivo; integra também uma visita virtual ao museu, tendo por base a planta do edificio e fotografias panorâmicas dos diferentes espaços, incluindo as salas expositivas, as reservas, o laboratório e a biblioteca.


IV. d. Recursos para a área da difusão/comunicação – educação/serviço educativo

Os museu têm uma importante função didáctica que se vem consolidando atravez da aposta em projectos e acções de educação patrimonial e museal, que validam o museu como espaço educativo, espaços de descoberta, onde as crianças e jovens possam aprender, descobrir e exprimentar.

Nos projectos educativos em contexto patrimonial ou museal o ponto de partida para o conhecimento ou para as práticas educativas é o próprio bem cultural, e o objectivo último é a compreensão do seu sentido profundo e da sua importância histórica, passada e futura, e a possibilidade de desenvolver atitudes de valorização e protecção, enquadradas em processos de construção de identidades e na interiorização de valores de cidadania.

Neste processo de implementação e consolidadeção das experiências de educar para e pelo patrimonio, a utilização da internet poderá ser um complemento importante, uma entre várias estratégias para alçancar os fins propostos, sem se substituir a outros meios mas em complementaridade com eles.

Neste sentido as páginas web dos museus nacionais portugueses, e mais concretamente dos museus dependentes do IPM, são utilizadas para apresentar e divulgar a programação dos serviços educativos, caracterizar os diferentes tipos de actividades, apresentar outros serviços ou projectos em curso e disponibilizar formulários em linha para marcação das actividades.

O site do museu Soares dos Reis, complementa estas informações, apresentando para download, um documento sobre o modo como "explorar o museu de forma pessoal e imaginativa" e a actividade lúdica, o jogo "o labirinto". Na web do museu de Arte Contemporânea é possivel fazer o download do jornal pedagógico e o museu dos Coches passará a disponibilizar, brevemente, material de apoio (fichas) e passatempos. Também a página web do museu de Arqueologia integra fichas educativas referentes a uma das exposições permanentes, que funcionam como fichas de observação para acomanhamento das visitas de modo adequar os conteúdos da exposição às necessidades pedagogicas dos diferentes públicos.

Para além das actividades dirigidas ao publico escolar infantil e juvenil, o museu de Arte Antiga apresenta no seu site dados sobre as actividades direccionadas para outros publicos, nomeadamente a sua programação cientifica.

IV.e. Recursos para a área da difusão/comunicação – biblioteca

Alguma páginas web de museus nacionais começam a disponibilizar o acesso às suas bibliotecas, e integram informações que vão desde a enunciação dos temas que contemplam à consulta online dos catálogos. Os sitios web dos museus de Arte Antiga e Arqueologia evidenciam texto de apresentam da biblioteca, dando informações sobre condições de acesso e horário e permitem a consulta em linha dos catálogos.

No site do IPM estão disponiveis algumas publicações online, com possibilidade de download; referem-se a publicações do próprio instituto relacionadas com a temática museológica e com normas gerais e especificas para o inventário dos bens móveis.

IV.f. Recursos para a área da difusão/comunicação – comunicação institucional/marketing

Outra das áreas de actuação dentro da difusão/comunicação é a comunicação institucional, a relação com a imprensa e o marketing, áreas em que cada vez mais os museu vão apostanto de modo a projectar e melhorar a sua imagem como instituição, a facilitar a relação com as outras instituições, a divulgar das suas actividades e a difundir a sua função, acção e colecções. Esta área abrange, tanto outras instituições, como o publico em geral, como os técnicos e profissionais de várias áreas.

Neste campo distinguem-se a acções de explicação e uso do logotipo e normas de utilização, disponível nos sites do museu da Ciência e da Técnica e no do IPM; a disponibilização de agenda com eventos relacionados com o museu ou com áreas afins de interesse, tal como patenteiam as webs dos museus da Ciência e da Técnica, Arte Contemporânea, Traje e da Moda, Arqueologia e site do IPM. E complementarmente, a criação de mailing lists, newsletter ou alertas relacionados com os eventos a realizar pelos museus (museus da Ciência e da Técnica, Arte Antiga, Arqueologia, Arte Contemporânea, Traje e da Moda e Teatro).

Outras das iniciativas relevantes neste âmbito é a criação de lojas virtuais com a disponibilização de catálogos de publicações, réplicas e merchandising e respectiva venda online (museus de Arqueologia, Teatro (apenas para as publicações), Imprensa, Ciência e da Técnica e site do IPM, para o qual alguns museus tem links directo na secção «loja»).

Também os contactos com a imprensa priveligiando a internet começam a consolidar-se; a página do museu de Arte Contemporânea possibilita o fornecimento de imagens, dados tecnicos e legenda de algumas obras para uso da comunicação social; e a web do museu de Arqueologia apresenta uma extensa oferta de materiais para download, dos quais destacamos comunicados à imprensa, programas, cartaz, folhetos, telões, convite, imagens do museu e da exposição, nota de imprensa, textos da exposição, logotipo de exposição, dados didácticos, apresentação e capa do catálogo, legendas das imagens, jornal da exposição, entre outros.


V. Considerações finais

As páginas web dos museus nacionais portugueses apresentam uma forte componente informativa; esta vai sendo, progressivamente, complementada pela disponibilização de variados recursos que abrangem os diferentes campo das acções museológicas e que se destinam a satisfazer as necessidades de diferentes tipos de públicos e aproveitando as vantagens da internet.

A utilização generalizada de sitios web pelos museus reforça a sua componente educativa e aprofunda a divulgação dos acervos musológicos, assim como, dos museus enquanto instituição.

Todavia a diversidade no modo como são concebidas as web dos museus, e as informações, conteúdos e recursos que fornecem, refletem uma forma de encarar o museu e por vezes o desconhecimento das verdadeiras potencialidade da internet.

Dado o forte peso que as TIC têm na sociedade contemporânea, é necessário que as instituições culturais procurarem tirar partido das suas vantagens e minorar as desvantagens, pois estas são uma realidade que não se pode substimar. Paralelamente, devem valorizar o insubstituível de uma visita presencial ao museu ou espaço cultural, pois a experiência estética do contacto directo com o bem cultural não se pode reproduzir, nem num ambiente digital.


Referências Bibliográficas



ALMEIDA, Adriana Mortara, (2006) [Comunicação, mesa 2: Avaliação educativa em Museus], 1º Encontro de Ações Educativas em Museus da cidade de S. Paulo, http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/.event_pres/encontros/dim-educ/doc/mesa2/a-mortara-apres
BÁSCONES, P.; BERNI, P.; CARRERAS, C., (2006) "Evolución de los portales de museo: Hacía la aplicación de gestores de contenidos (CMS)". Jornadas sobre Industría de Cultura Digital, Reinosa, http://oliba.uoc.edu/oliba/publicacions/2006_portales.pdf
CARRERAS, C, (2005) "Museos enredados. Nuevos dilemas, nuevos horizontes en Internet". En Carreras, C. (ed.) Patrimonio cultural y tecnologías de la información y la comunicación. A la búsqueda de nuevas fronteras. Tendencias 2, Cartagena, pp.161-182, http://oliba.uoc.edu/oliba/publicacions/2005_cartagena_ccarreras.pdf
CARRERAS, C, (2005) "El estudio sobre el impacto de las nuevas tecnologías en el público de los museos". Revista Mus-A http://oliba.uoc.edu/oliba/publicacions/2005_mus-a_publico.pdf
LÓPEZ DE PRADO, Rosario, (1998) "Museos en Internet: análisis de recursos documentales" en VI Jornadas Españolas de Documentación - Los Sistemas de Información al Servicio de la Sociedad. Valencia.
LORAN, M., (2005) "Evaluación del uso de museos on-line". En Carreras, C. (ed.), Patrimonio cultural y tecnologías de la información y la comunicación. A la búsqueda de nuevas fronteras. Tendencias 2, Cartagena, pp. 227-250, http://oliba.uoc.edu/oliba/publicacions/2005_cartagena_mloran.pdf
MUNILLA, G.; CARRERAS, C., (2003) "Tecnologías de la Información y la Comunicación, museos y patrimonio. Grupo ÒLIBA Revista de Museología, 24 e 25, pp. 44-60, http://oliba.uoc.edu/oliba/publicacions/2003_rdm.pdf
SPERONI, M., BOLCHINI, D., PAOLINI, P., (2006) "Interfaces: Do Users Understand Them?", in J. Trant and D. Bearman (eds.). Museums and the Web 2006: Proceedings, Toronto: Archives & Museum Informatics http://www.archimuse.com/mw2006/papers/speroni/speroni.html
TEATHER, L., WILLHEM, K., (1999), "Web musing: evaluating museums on lhe web from learning theory to methodology", Museums and the Web, New Orleans, http://www.archimuse.com/mw99/papers/teather/tealher.html


in http://www.cibersociedad.net/textos/articulo.php?art=143

Sem comentários: