A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, maio 30, 2007


Coleccionador - João Rendeiro é homem de causas sociais

O banqueiro que se tornou amante de arte


* João Tavares


É um dos homens mais poderosos da banca portuguesa e um apaixonado pela arte. O presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, de 54 anos, começou a coleccionar obras de arte nos anos 80 e é o principal responsável pela Fundação Ellipse.


Correio Vidas
2007-02-17 - 00:00:00Coleccionador - João Rendeiro é homem de causas sociais

O banqueiro que se tornou amante de arte

Miguel Baltazar/Jornal de Negócios


É um dos homens mais poderosos da banca portuguesa e um apaixonado pela arte. O presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, de 54 anos, começou a coleccionar obras de arte nos anos 80 e é o principal responsável pela Fundação Ellipse.

A instituição, criada pelo BPP com o objectivo de investir neste sector, num total de 20 milhões de euros (em quatro anos), é composta por diversos artistas contemporâneos nacionais e internacionais e alberga cerca de 300 peças de uma centena de autores. O foco é na arte realizada a partir dos anos 80, mas a obra mais antiga é um conjunto de fotografias de Dan Graham, intitulado ‘Homes for America’, de 1965. A colecção está avaliada em cerca de dez milhões de euros e deve, no futuro, ser vendida a um museu.João Rendeiro confessa que o amor pela arte se propagou na sua vida “como um vírus” e acredita no projecto da fundação, que visa não só reunir um importante espólio, bem como possibilitar aos jovens uma percepção mais ampla da vida cultural e ser um pólo de residências de artistas.Além do seu papel na banca e na arte, João Rendeiro utiliza a Ellipse para ajudar na inclusão social e no apoio a países em desenvolvimento. O banqueiro é também o responsável da Fundação Luso-Brasileira e sonha em erguer no nosso país um Museu de Língua Portuguesa, à semelhança do que já existe em São Paulo. Interessando-se pelos mais desfavorecidos, João Rendeiro lidera um grupo de trabalho na Clinton Global Initiative, projecto criado por Bill Clinton, ex-presidente dos EUA. Sob sua alçada tem a promoção de iniciativas de financiamento de microcrédito e de apoio a comunidades e pessoas. Diz que o encanto que Lisboa tem podia ser melhorado com a criação de mais elementos atractivos, através de uma oferta cultural mais diversificada. O que João Rendeiro gostava era que, em Portugal, as instituições fossem “exemplares”, como em terras britânicas. “Inglaterra marcou-me em termos de compreensão de uma cultura e modo de funcionamento de uma sociedade. Do ponto de vista prático, é uma civilização verdadeiramente notável.”


PERFIL


João Oliveira Rendeiro tem 54 anos, é casado e licenciou-se em Economia pelo ISEG, em 1976. Foi o fundador do Banco Privado Português, em 1996, e sempre foi um apaixonado pela arte. Começou a coleccionar há 20 anos e faz questão de ter uma participação cívica bastante activa.


AS 'OBRAS-PRIMAS' NA VIDA DE JOÃO RENDEIRO


O banqueiro tem uma grande participação cívica na sociedade. Integra vários projectos com objectivos bem definidos.


FUNDAÇÃO ELLIPSE


Quer criar uma colecção de arte contemporânea internacional de carácter museológico; proporcionar aos jovens uma visão ampla da cultura; trazer a Portugal artistas internacionais para trabalharem com os portugueses e trocarem novas ideias.


EMPRESÁRIO PELA INCLUSÃO SOCIAL


Após repto do Presidente da República, João Rendeiro decidiu integrar a associação, que visa possibilitar aos jovens o acesso ao Ensino. Querem recolher 100 milhões de euros.


MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA


Preside a Fundação Luso-Brasileira e pretende erguer um Museu da Língua Portuguesa no nosso país, para que as pessoas compreendam o que é ser português.


CLINTON GLOBAL INITIATIVE


João Rendeiro lidera um grupo de trabalho no projecto de Bill Clinton, que se reúne, anualmente, em Setembro, em Nova Iorque. O seu grupo promove iniciativas de financiamento de microcrédito.


in Correio da Manhã 2002.02.17

Sem comentários: