A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, maio 23, 2007



  • Poemas
     
    * Rui Pedro Gato 

Eu
que cresci em ti
de teu corpo
Celeste
Que vivi em ti
O conforto
Agreste
De te ver partir
Com um "até já"
Sem te ver sorrir,
Sem acreditar,
Sem me aperceber quão belo é
Tudo o que perdi.
Tu
Que me deste a mim
Não pensaste em ti,
E me abraçaste
Com teu céu eterno.

.. 

Lembro-me como se não tivesse acontecido
Como um grito contido
Numa gaivota de asas partidas

Lembro-me como uma sombra na escuridão
Como que perdendo a razão
Numa lógica matemática, 

Lembro-me porque quero.
Porque penso que esquecendo
Começo do zero
E á esquerda não existo.

.. 

Como uma palavra por dizer
Um prazer por sentir
Sou
Como uma meia lua,
Nunca cheia
Numa aldeia desabitada
Uma frase inacabada
Sou o sentido oculto
De uma rima erudita
Mal dita,
Sou a primeira vez,
Sou a conta que deus fez,
Errado
Igual a vocês
Complicado
Complicado...
Sou sem ser
Por pensar
Por sentir
Sou sem ser
Por existir.

..


Acordo
e é diferente o sentir
preferia dormir
invisivel
ser sem que os outros saibam
preferia não acordar
é diferente o sentir
ser onde os outros caibam
convidar um estranho a entrar
olhar em volta
para nunca mais acordar

..

a estória do que não foi

A noite é fria,
como o dia é quente,
como é indiferente.
e o tempo passa,
como um corredor,
como a morte em todo o seu esplendor
como ficamos parados,
como gelados,
glorifico tudo o que não sou,
porque o que sou não chega
exemplo em tudo o que te dou
porque não chega

enternurece-me a solidão,
porque é onde te encontro
um assombro,
se me identifico,
aí fico.
e explico a minha ausência
com a presença de outro
pois se sou tão pouco
muito outros serão
muito outros verão
e se o tempo passa
como um corredor
eu fico
como uma memória
como a estória do que não foi

..

o amor é meu.
fui eu que o inventei
num olhar
fui eu que o visionei
numa palavra
num gesto
o amor é teu
fui eu que te o dei.

..

O passado acabou
o futuro vai ser melhor
é mentirosa esta visão optimista
é passageira esta visão futurista
porque o futuro será passado também

..

A vida é fugaz
Voa como sabes
Voa que és capaz
A vida é este momento
De tudo o que acreditas
De tudo o que te faz
Voa rapariga
Que a vida foi lá atrás.

..

Esta folha branca se transforma
Palavras tomam forma
Sentimentos aparecem
Na mente de quem lê
.
Esta mente ganha vida
Palavras aparecem
Sentimentos tomam forma
Na mente de quem lê .

E numa palavra me apercebo
De um sentimento que concebo
Por ti

Numa palavra me arrependo
Num fim em que me rendo
Por ti

Amor.
..

entrei por ti
silencio
por ti
calei-me
o manto cobriu-me
enorme destino
nas mãos de uma rotação
entregue á aflição
do ritmo
do rio
do frio
entregue ao silêncio
entregue a ti
silêncio
..

a morte como a vida

estamos como estamos
porque nascemos
e amamos porque morremos
e tememos
a morte
como a vida
e vivemos
como podemos
como tememos
a morte
como a vida
e erramos
como choramos
como pensamos
são anos
e anos
porque nascemos
e choramos
como vivemos
a morte
como a vida
morremos
porque nascemos
porque sabemos
porque pensamos
choramos
como amamos
a morte como a vida
porque tememos
como amamos
a vida
como somos
porque morremos.

..

Dispensável
Descartável
desde que te faça falta
sou
um momento.
substituível
um pensamento renovável
possivelmente
indiferente
certamente
passado
um momento
acabado

..

Rui Pedro - 2004

Fotografia de Victor Nogueira (Celeste Gato)

3 comentários:

Anónimo disse...

Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas (Lorca)

--
Um Abraço

De Amor e de Terra disse...

...e no mistério das coisas, a Poesia madura dum jovem que sente fundo...

Parabéns aos dois!

Bj Victor

Maria Mamede

A OUTRA disse...

Por portas e travessas estranhas, por lugares que nem fazia ideis me trariam aqui, descobri assombrada onde me encontrava, onde um caminho que não procurei, mas que por me encontrar perdida me levou.
Ainda bem que certos caminhos nos levam onde não esperamos, pois do que vi e li gostei muito, muito mesmo.
Um beijo ao teu poeta,
+ 1 para ti
Maria