A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, maio 07, 2007











Quando a morte saía à rua












Aquele dia não foi escolhido para se tornar herói. Nem vítima.

Nem símbolo.

Mas merece ser memória do que ocorreu na ditadura fascista que oprimiu Portugal e os territórios das colónias portuguesas durante 48 anos. Quando a morte saía à rua.

Naquele dia, na rua que agora guarda o seu nome, a PIDE assassinou a tiro José Dias Coelho.

Não foi o único. Está ainda por fazer a exacta estatística de crimes de morte cometidos pela PIDE. Nem sempre com bala à queima-roupa.

Há também os que foram assassinados com a tortura refinada evitando deixar marca. Pela morte lenta no Tarrafal. Pelos intermináveis anos de cárcere.

Haverá quem queira dizer que o assunto não é «actual», já passou à história.

Mas se atentarmos na insidiosa campanha de branqueamento da ditadura fascista (agora hipocritamente chamada «antigo regime») e de falseamento da memória, com apagamento daqueles que no PCP mais lutaram para ser livre o terreno que hoje pisamos, concluiremos que a homenagem prestada na passada terça-feira a Dias Coelho, pela passagem dos 45 anos do seu assassinato, não foi apenas memória de um dos crimes do fascismo. Foi também marca presente da luta pela qual ele deu a vida.

Os crimes do fascismo não se deveram apenas à crueldade dos que os praticaram. Foram parte integrante e indissociável de uma política submetida aos interesses do capital monopolista e dos agrários, que só pelo terror podia ser imposta ao povo português. O antifascismo mantém-se uma exigência actual.

Dias Coelho foi exemplo de uma luta que antecedida e seguida por muitos outros levou ao caminho de liberdade que o 25 de Abril tornou possível.

Os retrocessos nesse caminho dão plena actualidade à memória de resistência de que Dias Coelho foi testemunho. Como jovem dinamizador dos movimentos unitários antifascistas. Como funcionário do PCP. Como intelectual comunista que na sua arte denunciava a realidade contra a qual lutava, e apontava para um futuro em que audaciosamente erguia o punho e levantava uma bandeira desfraldada ao vento do porvir.

Não só à sua vida, como ser humano, mas também à sua obra, enquanto artista, naquele dia foram roubadas as possibilidades de mais alguma vez poder intervir.

Naquele dia «a morte saiu à rua». E «o pintor morreu».
Mas não morreu a memória e a herança da sua vida de resistência e luta.


Artigo publicado na Edição Nº1725

Sem comentários: