A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, abril 06, 2007


Ainda Zeca Afonso


A Discografia do Zeca

Uma obra como a de José Afonso, repartida por trinta anos de música, poesia e uma luta imparável por um mundo melhor, uma obra destas, dizia, não pode resumir-se em poucas linhas. Por outro lado, a análise, ainda que breve, da sua discografia torna-se tanto mais difícil quanto é certo que é praticamente impossível contabilizar com rigor todas as edições (entre discos de 78, 33 e 45 rotações, edições -comerciais, compilações, etc, cd's...) das suas músicas.


O próprio Zeca (até por ser, como ele mesmo dizia, "um tipo que não liga muito a essas coisas") não possuía senão dados mais ou menos vagos das inúmeras gravações que fez. Apesar disso, e das contradições existentes entre as diversas discografias até hoje publicadas, creio haver condições de elaborar um roteiro o mais fiel e completo possível da sia produção discográfica.

Além dos trabalhos que adiante se referem, existe um LP, Coimbra, feito de parceria com Luís Goes, e alguns singles e EP's dispersos. A enumeração rigorosa destes últimos torna-se particularmente difícil, já que dos primeiros álbuns de Zeca foram editados diversos desdobramentos, em EP. Por outro lado, as proibições que frequentemente se verificavam obrigaram, por vezes, a novas edições, como aconteceu com um dos EP's gravados com o título genérico de Baladas de Coimbra, que possui uma segunda versão em que os temas Menino do Bairro Negro e Os vampiros foram substituídos por uma "selecção de baladas", instrumental, com excertos de ambas as músicas e ainda de Quadras. Em 1962, dois temas seus, Minha mãe e Balada Aleixo, gravados com acompanhamento à viola de José Niza e Durval Moreirinhas, foram incluídos no disco Coimbra Orfeon of Portugal, editado nos Estados Unidos pela etiqueta Monitor. Ao longo da sua carreira de mais de 30 anos, José Afonso viu ainda diversos discos seus editados em alguns" países, nomeadamente Espanha, França, RDA, Bulgária e Itália.

Para além de diversas reedições surgiu à venda, em 1982, um LP intitulado Baladas e Fados de Coimbra, que integra os temas de três dos primeiros EP's de José Afonso. No mesmo ano, a Rádio Triunfo publicou uma caixa com três LP's, contendo uma selecção de canções gravadas para a Arnaldo Trindade, Lda - Discos Orfeu, entre 1967 e 1982, além de uma brochura com textos de Oscar Lopes, João de Freitas Branco, Lousa Henriques, Fernando Assis Pacheco, Bernardo Santareno e Urbano Tavares Rodrigues. Após a morte de Zeca, a Transmédia fez editar um triplo álbum, Agora e Sempre, com as últimas gravações do cantor. Actualmente, toda a obra de Zeca está reunida em CD.

Versões...

Entretanto, existem diversas versões de muitos temas seus gravadas por intérpretes tão diversos como os norte-americanos Charlie Haden e Carla Bley (que incluíram uma versão instrumental de Grândola no álbum The Ballad of the Fallen, editado em 1983), o espanhol Luis Pastor (autor de uma excelente versão castelhana de Coro da Primavera e de uma não menos digna interpretação de um tema que já é um clássico de Fausto, Rosalinda), a brasileira Gal Costa (Milho verde), ou os portuguesíssimos Dulce Pontes, Sérgio Godinho ou Carlos do Carmo - o único cantor para quem Zeca escreveu propositadamente uma música: Fado excursionista, com texto de José Carlos Ary dos Santos, incluída no álbum Um Homem no País. Em 1994 foi editado o duplo CD Filhos Da Madrugada, que foi também a designação de um hiper-concerto realizado em Lisboa. E, no ano seguinte, José Mário Branco, João Afonso e Amélia Muge publicaram outro CD, igualmente duplo, com a gravação ao vivo do projecto Maio Maduro Maio, concebido para os espectáculos que os três artistas realizaram no Teatro S. Luiz, em Lisboa, tendo por base as canções de José Afonso. Pela sua importância, optou-se por incluir estes dois trabalhos no final da presente discografia.

http://rateyourmusic.com/list/Altair82/contos_velhos__rumos_novos

Sem comentários: