A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, abril 21, 2007


O Multi-racialismo do Estado Novo
Para que ninguém se esqueça (III) - Pérolas da ideologia


Salazar, 1957:

“Nós cremos que há raças, decadentes ou atrasadas, como se queira, em relação às quais perfilhámos o dever de chamá-las à civilização – trabalho de formação humana a desempenhar humanamente. Que assim o entendemos e praticamos comprova-se pelo facto de não existir a teia de rancores ou de organizações subversivas que se apresentem a negar e aprestar a substituir a soberania portuguesa”

Só para esclarecer:

Em 1955 tinha sido criado o Partido Comunista de Angola e , logo de seguida, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Em 1956 tinha surgido o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Em 1959 começaram os primeiros movimentos emancipalistas em Moçambique.

Sobre o Estado Corporativo

Marcelo Caetano, 1935:

“Somos um país onde o Estado é a Providência”

Salazar, 1931:

“ As condições sociais portuguesas não permitem (…) fazer cousa que perdure, independentemente dos actos da autoridade, ou seja, da intervenção da lei.”

Sobre a educação

O Decreto Lei 21014, de 19 de Março de 1932 , determina que os poucos livros aprovados oficialmente ( antes da introdução do livro único) contenham um conjunto de máximas de que se salienta:

Obedece e saberás mandar”

“Na família, o chefe é o pai; na escola, o chefe é o Mestre; no Estado, o chefe é o Governo”

“No barulho ninguém se entende., é por isso que na Revolução ninguém se respeita”

“ Se tu souberes o que custa mandar, gostarias mais de obedecer toda a vida”


O Decreto nº27279 de 24 de Novembro de 1936 que encerra escolas do magistério primário e cria uma rede de postos escolares, afirma no Preâmbulo:

“O problema da educação popular só pode ser resolvido por meio da maior difusão de postos escolares, forma embrionária da escola elementar. Instalada como esta, em edifício próprio, devidamente apetrechado, regido por quem possua idoneidade comprovada, na falta de um diploma tantas vezes só decorativo, e fiscalizada a sua acção, o posto escolar será a escola aconchegada da terra pequenina…”

Em 1940 havia 2200 regentes escolares , normalmente cidadãos com escassa preparação mas considerados idóneos pelo pároco local.

in

http://mulher50a60.blogs.sapo.pt/2004/04/

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