Ciganos: Dia dos Ciganos: Agência da UE pede acções rigorosas contra discriminação
Publicado em 09-04-2007
Tema: Notícias
A propósito do Dia Internacional dos Ciganos, que se celebrou no dia 7 de Abril, a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia pediu aos Estados-membros que empreendam acções mais rigorosas contra a discriminação social da comunidade cigana residente na Europa.
A propósito do Dia Internacional dos Ciganos, que se celebrou no dia 7 de Abril, a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia pediu aos Estados-membros que empreendam acções mais rigorosas contra a discriminação social da comunidade cigana residente na Europa.
A directora da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA na sigla em inglês), Beate Winkler, apelou terça-feira, às autoridades europeias nacionais e regionais para que apliquem medidas concretas contra a discriminação da comunidade cigana na educação, no acesso ao trabalho e ao sistema de saúde, entre outros serviços sociais.
"Nada é mais injusto do que um tratamento desigual", afirmou a responsável, acrescentando que "para acabar com a discriminação contra as pessoas de etnia cigana, profundamente enraizada na Europa, precisamos de mais do que um tratamento justo".
De acordo com Winkler, para alcançar a equidade na prática, os governos europeus devem desenvolver "acções positivas" no combate ao racismo e à exclusão social, permitidas pela lei de anti-discriminação da União Europeia.
"Os empregadores podem, por exemplo, lançar campanhas destinadas a recrutar trabalhadores da comunidade cigana ou oferecer- lhes formação profissional", disse a responsável da FRA, acrescentando que "mais medidas são precisas para conseguir que esta comunidade possa competir em termos equitativos com outros aspirantes a emprego".
A comunidade cigana é, entre todos os grupos étnicos dos 27 Estados-membros, a minoria étnica "mais vulnerável à discriminação", afirmou a FRA.
De acordo com a Agência, a comunidade cigana encontra-se sujeita a violência motivada pelo racismo e a uma discriminação sistemática e persistente na Educação e nos serviços públicos de Saúde, uma vez que são vistos pela maioria da população europeia como "vizinhos indesejados".
O organismo europeu lembrou ainda que as mulheres e crianças de etnia cigana sofrem de uma discriminação múltipla, nomeadamente étnica, de idade e de género.
Oficializado em 1971, o Dia Internacional dos Ciganos veio reconhecer a riqueza da história, língua e cultura deste povo.
Apesar de ser uma data relativamente desconhecida para a grande maioria das pessoas, hoje é celebrada em diversos países dos cinco continentes como uma chamada de atenção para a discriminação que em muitas ocasiões estas comunidades são alvo.
A Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia abriu portas no dia 01 de Março de 2007, substituindo o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia.
O objectivo da FRA é velar "pelo respeito dos direitos cívicos, políticos e sociais dos cidadãos europeus", consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.
Ilustração - autor não identificado
Sem comentários:
Enviar um comentário