A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, abril 11, 2007


Ciganos: Dia dos Ciganos: Agência da UE pede acções rigorosas contra discriminação

Publicado em 09-04-2007

Tema: Notícias

A propósito do Dia Internacional dos Ciganos, que se celebrou no dia 7 de Abril, a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia pediu aos Estados-membros que empreendam acções mais rigorosas contra a discriminação social da comunidade cigana residente na Europa.

A directora da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA na sigla em inglês), Beate Winkler, apelou terça-feira, às autoridades europeias nacionais e regionais para que apliquem medidas concretas contra a discriminação da comunidade cigana na educação, no acesso ao trabalho e ao sistema de saúde, entre outros serviços sociais.

"Nada é mais injusto do que um tratamento desigual", afirmou a responsável, acrescentando que "para acabar com a discriminação contra as pessoas de etnia cigana, profundamente enraizada na Europa, precisamos de mais do que um tratamento justo".

De acordo com Winkler, para alcançar a equidade na prática, os governos europeus devem desenvolver "acções positivas" no combate ao racismo e à exclusão social, permitidas pela lei de anti-discriminação da União Europeia.

"Os empregadores podem, por exemplo, lançar campanhas destinadas a recrutar trabalhadores da comunidade cigana ou oferecer- lhes formação profissional", disse a responsável da FRA, acrescentando que "mais medidas são precisas para conseguir que esta comunidade possa competir em termos equitativos com outros aspirantes a emprego".

A comunidade cigana é, entre todos os grupos étnicos dos 27 Estados-membros, a minoria étnica "mais vulnerável à discriminação", afirmou a FRA.

De acordo com a Agência, a comunidade cigana encontra-se sujeita a violência motivada pelo racismo e a uma discriminação sistemática e persistente na Educação e nos serviços públicos de Saúde, uma vez que são vistos pela maioria da população europeia como "vizinhos indesejados".

O organismo europeu lembrou ainda que as mulheres e crianças de etnia cigana sofrem de uma discriminação múltipla, nomeadamente étnica, de idade e de género.

Oficializado em 1971, o Dia Internacional dos Ciganos veio reconhecer a riqueza da história, língua e cultura deste povo.

Apesar de ser uma data relativamente desconhecida para a grande maioria das pessoas, hoje é celebrada em diversos países dos cinco continentes como uma chamada de atenção para a discriminação que em muitas ocasiões estas comunidades são alvo.

A Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia abriu portas no dia 01 de Março de 2007, substituindo o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia.

O objectivo da FRA é velar "pelo respeito dos direitos cívicos, políticos e sociais dos cidadãos europeus", consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

in http://www.acime.gov.pt/

Ilustração - autor não identificado

Sem comentários: