A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, abril 16, 2007


"engiérre"

* José Martins

Quanto a mim o Sr. Sócrates possuir a licenciatura que lhe deu o direito ao "canudo" que o classifica de engenheiro, tanto se me dá como se me deu!

O homen não se medem pelo "canudo" mas pela sua inteligência; pragmatismo e as palavras, proferidas, cheguem à acção.

Há por aí muitos engenheiros e doutores que alguns não fazem "porrinha" nenhuma e vão polindo os fundos das cadeiras de departamentes (onde foram "buchados" pela influência deste, daquele padrinho ou amigo) e vão fazendo monte.

No meu país continua a existir a cultura dr, "engiérre", como no tempo da monarquia existiam os marqueses, duques, os condes, viscondes, barões etc.etc.etc. Nobreza que parte dos títulos eram comprados com os "dinheiritos" surripado ao pobre povo que se antes lhe prestava "vassalagem", esta depois seria mais vasta.

O meu irmão da Àsia Fernão Mendes Pinto, não me parece que quando partiu para o Oriente tinha obtido licenciatura, que dava o direito a ser tratado por DR, na Universidade de Coimbra.

O Pinto foi o primeiro embaixador de Portugal no Japão, teve um relacionamento muito próximo com S. Francisco de Xavier, no Japão. O meu irmão Pinto escreveu a genial obra "A Peregrinação", traduzida em várias línguas e onde os doutores (ainda hoje) vão beber nessa fonte histórica.

Eu (já me chamaram o Zé Pinto da Ásia e com mais anos de presença que o meu irmão), só tive a oportunidade de frequentar quatro anos a escola primária do Salazar e fiz a quarta classe com merendas de pão de centeio e azeitonas.

Comecei a treinar-me para "forcado" desde os dez anos e aos quinze comecei agarrar o mundo pelos cornos!

Agarrei-o algumas vezes e outras levei "cornadas" que me fizeram lamber o pó da arena.

Não vou cá nas licenciaturas, mas na qualidade do Homem.

Há por esse Portugal tanta pedra bruta que se fosse polida dava obra fina de cantaria!

Abraços e uiscadas para todo o "pixoal".

in PortugalClub

Sem comentários: