A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, abril 07, 2007


Usos e costumes tradicionais

• Victor Nogueira

As comunidades locais e regionais desenvolveram ao longo dos tempos práticas, «teorias» de interpretação e formas de agir sobre realidade assim como meios de expressão de crenças e sentimentos ou sistemas de valores que podemos considerar como manifestações da cultura popular que, por um lado, constituíam factores de unificação e pertença e, por outro, as diferenciavam das restantes comunidades.
Os meios de comunicação de massa, as migrações e o derrube de fronteiras, a melhoria das vias de comunicação e dos meios de transporte, assim como novos sistemas de valores e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia contribuem para a «uniformização» e «abandono» de práticas e valores culturais «tradicionais».
Ora através da NET podemos encontrar sites que procuram registar ou preservar essas práticas e saberes tradicionais.No que se refere ao nosso País, vale a pena, por exemplo, ir até www.folclore-online.com/, onde estão disponíveis conteúdos diversificados sobre temas e assuntos relacionados com a cultura popular portuguesa.
Já em JangadaBrasil (www.jangadabrasil.com.br/index.asp), que é uma revista mensal on-line, acedemos a temas da cultura popular brasileira. Ainda nesta área, temos um site sobre literatura de cordel (http://www.ablc.com.br/) e um dicionário de folclore (www.soutomaior.eti.br/mario/paginas/diconario.htm.
Notícias e artigos sobre instrumentos e música populares, com especial relevo para Portugal, estão disponíveis em Músicas do Mundo (http://attambur.com/), enquanto registos sonoros de música tradicional portuguesa, efectuados por Michel Giacometti e Ernesto Veiga de Oliveira, podem ser descarregados no já referido em http://www.folclore-online.com/.
O Cancioneiro de Músicas Populares recolhido por Teófilo Braga encontra-se em http://purl.pt/742, acedendo-se a outros cancioneiros em http://www1.interacesso.pt/~wencesmc/.
Recolhas ou colectâneas de romanceiros e de poesia populares estão em http://purl.pt/224/3/(Teófilo Braga) ou http://purl.pt/924/1/ (Almeida Garrett), podendo-se consultar provérbios em http://proverbios.aborla.net/ e http://jangadabrasil.com.br/proverbios/
Os amantes da gastronomia regional portuguesa devem passar em www.receitasemenus.net/; www.gastronomias.com/ ou www.portugal.gastronomia.com/.
Sobre medicina popular e tradicional falam os sítios de Folclore-online (Portugal) e BrasilFolclore (www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/)
As autarquias tem tido um papel relevante na preservação da memória de usos, costumes e práticas populares tradicionais, e mesmo na sua manutenção como sucede com as artes e ofícios. Quem se interessar por este campo pode visitar os sites www.geira.pt/index2.asp , a Rede Portuguesa de Museus (www.rpmuseus-pt.org/Pt/html/index2.html), em Folclore-online, na Associação Nacional de Municípios Portugueses (www.anmp.pt/munp/mun/mus102w1.php ), ou na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_museus_de_portugal).
Em http://www.instituto-camoes.pt/cvc/bvc/bibbreve/ pode ser feito o download de livros sobre esta temática.

Publicado no JORNAL DO STAL Nº 81 (Março 2006)
ilustração: Álvaro Apocalypse (Manifestação milenar da cultura popular, a Folia de Reis vem inspirando os artistas)

Sem comentários: