A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, maio 10, 2007


Profissões em vias de extinção (13)
Correeiro

O gado não só era usado como meio de transporte como era também a principal força de tracção das alfaias agrícola. Assim o gado alimentava uma série de industrias, algumas delas representadas no Museu, como o segeiro, o arreador e também o correeiro.
A construção dos arreios, selas, coelheiras, albardas, etc, era da competência do Sr. Francisco Alves, mestre correeiro, que transmitiu o seu ofício também ao Sr. Ambrósio Andrade e ao, na altura, jovem aprendiz, Sr. Victor de Andrade.
A exposição do Museu está bastante completa e dela destaca-se a máquina de coser cabedal “Singer”, muito idêntica à utilizada pelas antigas “juntadeiras”.
O aparecimento das alfaias agrícolas motorizadas, como os tractores e motocultivadores, levou a que o trabalho de tracção baseado em animais fosse desaparecendo e a necessidade do correeiro diminuindo. Na Lourinhã este ofício acaba por desaparecer com a morte do último correeiro.

Sem comentários: