A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, junho 03, 2007

Uma gaivota e as pombinhas da Catrina ...

* Victor Nogueira

As andorinhas desapareceram definitivamente de Setúnal. Já não há ninhos, já não esvoaçam, já não se houve o seu chilrear. Por outro lado as gaivotas cada vez mais entram por terra a dentro, esvoaçando e grasnando.
Mas cada vez mais como cogumelos ou coelhos, os pombos espalham-se pela cidade, indiferentes às pessoas, debicando por entre as pedras da calçada. De vez em quando pousam no patamar do meu gabinete e ali andam para trás e para diante, com a cabeça a dar a dar. Tal como nas varandas da casa onde moro. Mas agora surgiu-me um problema: uma pomba vez o ninho num dos vasos da varanda que simula um jardim. Primeiro eram dois ovos brancos, agora são dois borrachos, já crescidinhos, mas que ainda não sabem andar ou esvoaçar. E assim, para não assustá-los, estiolam as nossas irmãs plantas nestes dias de calor, sem serem regadas.
Um verdadeiro dilema. Espero que os borrachitos cresçam e vão à vida. Uma vez entrou-me pela janela um pombo-correio com anilha, que se hospedou na cozinha, até ganhar força para seguir viagem. Só depois soube que lhe deveria ter dado água.

Fotos - Victor Nogueira

* Gaivota - Cemitério de Agramonte (Porto)
* Pombo no cimo da cabeça de Luísa Todi (memorial em Setúbal)

1 comentário:

Maria P. disse...

Eu gosto do som das gaivotas.