A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, junho 13, 2007


Leis anti-tabaco
Livro desmistifica incongruências na UE


* *
A hipocrisia institucional reina no ordenamento jurídico da União Europeia sobre o tabaco e dos seus produtos é o tema do novo livro de Mário Frota, presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, lançado hoje em Coimbra.

Segundo o professor de Direito, há uma incongruência na União Europeia quando atribui subsídios à monocultura do tabaco e permite às tabaqueiras publicitar o tabaco através do patrocínio de eventos, ao mesmo tempo que aplica medidas de proibição do fumo.
Para Mário Frota, a UE tem uma atitude em desfavor da saúde pública, quando permite a promoção e publicidade de “interesses predominantes em determinados países”.
Referindo-se ao nosso País, Mário frota assinala que em Portugal é proibida a publicidade ao tabaco, em qualquer suporte, mas nas competições de desportos motorizados, realizadas fora da Europa e que são transmitidas entre nós, já as marcas de tabaco surgem nos ecrãs.
Em toda esta situação, cita ainda o professor no seu livro, dados da Organização Mundial de Saúde ou do Banco Mundial apontam que os valores arrecadados pelo estado nos impostos sobre o tabaco e seus derivados é inferior ao gasto no tratamento dos malefícios provocados pelo fumo.
Por outro lado, também o aumento do preço do tabaco, devido à aplicação de taxas fiscais mais pesadas, acaba por estimular o seu contrabando.

in Correio da Manhã, 2007.06.12

Alerta
Tabaco lidera nas mortes por cancro
O tabaco provoca 30 por cento das mortes por cancro nos países desenvolvidos e a exposição ao fumo aumenta o risco de cancro de pulmão em 20 por cento, revelou ontem a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
O consumo de tabaco é a causa de cancro mais evitável a nível mundial. É responsável por mais de 80 por cento dos cancros de pulmão nos homens e de 45 por cento nas mulheres”, refere o comunicado da LPCC. Segundo a Liga, diminuir para metade o consumo de tabaco evitaria a morte de 20 a 30 milhões antes de 2025 e de 170 a 180 milhões antes de 2050 de todas as doenças relacionadas com tabaco, incluindo o cancro. Em 2003, o cancro do pulmão foi a segunda causa de morte por doença oncológica em Portugal, com um total de 3161 óbitos. A nova proposta de Lei do Tabaco, que será discutida quarta-feira na Assembleia da República, prevê a proibição do fumo nos restaurantes, discotecas e bares com menos de 100 metros quadrados, podendo os recintos maiores ter áreas de fumadores, mas nunca superiores a 30 por cento do seu espaço total. As medidas aprovadas pelos deputados terão de ser cumpridas no prazo máximo de um ano.

in Correio da Manhã 2007.05.01
foto Marta Vitorino

Sem comentários: