A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, junho 19, 2007

O deserto ao sul do Tejo, segundo Mário Lino

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades em Setúbal










- Reportagem Exclusiva -







2ª Edição, revista e aumentada, com publicidade gratuita ao «Repórter de Setúbal»








Veja o que ninguém mais desvendou
















Nós Estamos SEMPRE onde está o Acontecimento



























Este é o Nosso LEMA e o Nosso LEME

















O Repórter defensor das Boas Causas - (criação de Hergé)









O Repórter dirigindo-se para ....











... o buraco negro de Linux ...























Tempestade sobre Cetóbriga ...









(Foto de Victor Nogueira)


































... e o Espírito Santo pairando sobre ....



















... uma reunião do Gabinete de Concertação Estratégica cujos resultados estão expressos ...


















... AQUI









(foto de Victor Nogueira)
























1º modelo de figurante: o Alegre «Zé Povinho»






















2º modelo de figurante: De Vª Excelencia, Mui Atento, Venerador, Devedor e Obrigado ! Modelos F/M









In Illo Tempore, de Linux









(não confundir com o génio estilo Bill Gaitas)


















Ao fundo vê-se a Pedra Furada, declarada Monumento Natural, Pré-Histórico, de constituição calcárea e ferruginosa, que o PS/Mata Cáceres, por influência de Galopim de Carvalho, desistiu de arrasar, por se tratar dum caso único (Parece que há mais outro algures). Consta que as suas grutas abrigaram populações pré-históricas.






















Pormenor da Pedra Furada, vendo-se os efeitos da erosão








Sobre lendas ir até














e sobre a realidade com memórias dar um pequeno salto a












(Foto de Victor Nogueira)
























Pinturas rupestres


















O Estuário do Rio Sado, «consumido» pelas areias do Deserto e que em tempos pré-históricos foi considerado situar-se Cetóbriga na Margem Esquerda do Tejo. Na verdade situa-se na Margem Direita do Sado. Reparem na riqueza e «dubiotatividade» da língua portuguesa, para trocadilhos de mau-gosto. Daí a preferência pelo independente inglês técnico do Bill Gaitas. É fácil e cabe num vulgar A4, sem mais comentários.















Foto do autor da Teoria do Deserto na Margem Esquerda do Tejo
























Ding Dong Alegremente nas Alturas Os sinos de Natal estão tocando Ding Dong repetem alegremente Todos os anjos estão cantando Gloria, Gloria Hosana nas alturas Ding Dong cantam todos os sinos Soando a história do Natal Ding Dong o som de boas novas O Filho de Deus está vindo na glória Gloria, gloria Hosana nas alturas Ding Dong, alegremente nas alturas Os sinos de Natal estão tocando Ding Dong repetem alegremente Todos os anjos estão cantando Gloria, Gloria Hosana nas alturas









Sano di Pietro - o Anjo da Proclamação para os Pastores (metade do século XV).


















Planos e Medições para a reconstrução dos cenários de Cetóbriga, na deserta margem direita do Rio Sado
















Visita de Engenheiros, Arquitectos e outras Sumidades ao Local da Obra.






















Os técnicos concebendo, estudando e planeando a concretização dos vários cenários e modelos




















Gabinete de Trabalho dos Técnicos Responsáveis pelas Obras Públicas e outras.




















Modelo Tipo de Camelos que se recusaram abrilhantar as cerimónias, assobiando e vaiando, demonstrando uma enorme falta de civismo e gratidão por quem lhes come as papas na cabeça. Alguns conseguiram escapar e levaram a deles avante, isto é, por diante, mas foram devidamente admoestados pelos sócios da Firma Jota S, de Setúbal, sobretudo na blogosfera. Para evitar «desmandos», tanto quanto possível os «ditos» camelos devem andar pela arreata, tarefa difícil para alguns mais renitentes ou teimosos como jumentos, metaforicamente falando.










Proposta de modelo de Guarda Pretoriana - Rejeitado, por não se tratar dumas Comemorações Históricas e pelo seu armamento estar completamente fora de moda, apesar da Cruz de Malta (ou Malte?).



















Proposta de modelo de Guarda de Honra - Rejeitado, por não se tratar dumas Comemorações Históricas e pelo seu vestuário estar completamente fora de moda e ser demasiado «british", sem traços do «amigo americano» (também, título dum livro da escritora policial Patrícia Higsmith, que aprecio, tal como Ruth Rendell).
























Proposta de vestuário tipo modelo de pedinte - Rejeitado, por não se tratar dumas Comemorações estilo «Misericórdia» e pelo seu vestuário estar completamente fora de moda e ser pecaminoso, ofendendo a moral e os bons costumes.









(Cartoon - Salteiro)




















Proposta de modelo de Sem-Abrigo, com cama e cobertor - Rejeitado, por não corresponder às teorias do Oásis, do Pelotão da Frente e do Crescimento a 3%, entre outras, apesar de ser claramente um sem-abrigo com posses, como a cama, a almofada, o cobertor e o travesseiro demonstram inequívocamente




























Proposta de Modelo do sexo masculino - Aprovado, desde que se tapem as vergonhosas e pudibundas miudezas.









Para aumentar os seus conhecimentos pode dar um saltinho até ... http://pt.wikipedia.org/wiki/Kouros




















Proposta de Modelo do sexo feminino - Aprovado, desde que se tapem as vergonhosas e pudibundas miudezas. (Quem tiver «nessecidade» vá procurar o Play Boy ou equivalente noutro sítio. Este é um blogue sério e respeitador)

























Proposta de modelo de carro Presidencial - Excluído por ser muito lento e não ser à prova de balas, bomba ou mísseis.









(Azulejos de Eduardo Nery)


















Proposta de modelo de carro Ministerial - Rejeitado por exigir muito tento no bater dos dentes na língua e sentido do equilíbrio. Não aconselhável a personalidades com tonturas, mau-génio ou libidinosas.





































Proposta de veículo para a Plebe - Não aprovado porque as mulas, asnos, burros e jumentos estão aparentemente em vias de extinção, substituídos pelos cavalos de maior ou menor cilindrada.

























Proposta de Veículo para a Juventude - Reprovado por não deslizar nas areias do deserto.




















Mula, asno, burro ou jumento, espécies em vias de extição sem planos de salvaguarda destes animais que tanto ajudaram a humanidade, desde a lavoura e tirar água das noras para as regas, passando pelo transporte de carroceiros, abades, João Semana (ver Júlio Dinis), Sancho Pança (ver Cervantes) ou escudeiros (para além do anterior, ver Duarte d'Armas). Trata-se duma foto de «arquivo« semi-morto.


Sobre Duarte d'Armas e seu escudeiro ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_das_Fortalezas


























Modelo de Figurante Aprovado por unanimidade e aclamação - Alta Personalidade.







Para reconstituir, imprimir, cortar pelo tracejado, dobrar e usar uma boa cola-tudo











Modelo de vestimenta Tipo Desportivo para Secretária ou «acessora» polivalente, sujeita à flexi-segurança neo-liberal e rançosa.



















Modelo Tipo de indumentária para Secretária ou «acessora», mais para o clássico



















Modelo Tipo de vestuário e pose para Secretária ou «acessora», mais para o juvenil. Alguns modelos por vezes chupam toneladas de pastilha-elástica por dia, mastigando e dando ao dente sem cessar.



















Modelo tipo de sorriso para Secretária ou «acessora». Também existem amoostras idênticas, de cor laranja ou azul amarelado.




















Modelo tipo de Guarda-Costas ou «acessor» estafeta. É pequenino para mais facilmente passar desapercebido e rasteirar quem fôr considerado o «inimigo» ou «mal intencionado». Há um subtipo estilo tira-tapetes. mesmo que sejam os de bébés de incubadora, estilo santanetes ou fernandez nobeiral da nogueira


















Modelo tipo único para Chefe de Gabinete ou «acessor» limpa gafes.
















Modelo tipo Verão, em prova fotográfica negativa, de frequentador de antecâmaras do Poder alcatifado. Estes figurantes podem ser de vários subtipos como os da União dos Garotelhos Tira-o-tapete, Clube dos Inimigos do Povo, Clube Desunha-te Sai-daí, Federação d'Escape dos Sacripantas Artolas Penduricalhados, Albergue dos Indigentes Portugueses, Confederação dos Artistas Patudos, Confederação Generosa do Caraças & Etc. Existem fatiotas de várias cores, sendo predominantes o amarelo, laranja, rosa, preto ou castanho esverdeado.














Vários tipos de Modelo de indumentária para gente «dernier cri»





N.B. - Em jargão independente do inglês técnico, estilo Bill Gaitas adaptado ao Jardim à Beira-Mar/Rio Plantado, todas as indumentárias anteriores destinam-se a comprovados/as «bóis» ou «gâles»





(Foto de Helmut Newton)








Vestuário típico de Mulher popular do «Deserto» (pormenor)


























Vestuário típico que os fundamentalistas dos Movimentos Pr'ó Vida querem impôr às fêmeas mo «Deserto». Para estes Movimentos não se incluem os electrocutados/as, pendurados/as pelo pescoço, apedrejados/as até à Morte, gaseados/as ou «tiroteados/as» ou «queimados/as» «desempregados/as», esfomeados/das porque estes/as, não sendo filhos/as de Deus (Amen! ou Alá é Grande e Misericordioso!) sofrem o justo castigo divino quando não têm Arte, «amigos» ou sabão tira-nódoas suficientes.











Modelo de esquadria para os recantos




















Modelo de estrutura metálica





(Foto de Victor Nogueira - Lisboa - Centro Cultural de Belém)









Estrutura de betão armado para aguentar as fachadas.






















Modelo de argola para prender os camelos.
















Esboço da fachada de edifício a contruir.





















Vários Modelos de portas «modernaças»



















Modelo de janelas (Há outros modelos disponíveis)









>









Modelos para casas pré-fabricadas, com vista para o Estuário do Sado e Península de Tróia (qualquer semelhança com a do cavalo é pura coincidência)





Se tiver tempo saiba mais sobre o Cavalo de Tróia em:




















Modelo de figurante numa casa de fachada, com vista para o Jardim da Beira-Mar, Estuário do Sado e Península de Tróia.



















Descarga de materiais no local da obra












A equipa de Encarregados de Obras que permitiu a «realização» do Trabalho.











Uma das Equipas de Operários e ajudantes dirigindo-se para os vários estaleiros da «Obra»




(Foto de Thomas Dworzak) - «Ter 20 anos em Kabul»
























Caderno de Encargos incluindo Manual de Saúde e Segurança no Local de Trabalho






















Toque para o início dos «trabalhos»












Operário montando uma estrutura metálica






















Operário fazendo medições num dos locais da Obra.
















Outra imagem de operários erguendo estruturas metálicas.




















Operário erguendo uma barreira de protecção, não fosse o Diabo tecê-las.




















Vítimas de Acidentes de Trabalho ou Dias de Revolta?





















Local do Deserto onde se pensava que estava soterrado o Viaduto das Fontaínhas.
















Nada mais errado! Início da reconstrução do Viaduto das Fontaínhas.(Mais uma das habituais derrapagens nos custos da OBRA)

















Reconstituição do Viaduto das Fontainhas, uma OBRA exemplar do consulado do PS/ Mata Cáceres, tal como o o viaduto da Avenida D. Manuel II que práticamente só serve para ligar o Bairro Santos Nicolau ao Supermercado LIDL (passe a publicidade)




Os automóveis foram gentilmente cedidos pelos Estúdios de Hollywood, graças às boas relações entre o «amigo americano» e José ex-Tinta Paredes (não confundir com José Estaline, que há muito está a fazer tijolo para outra OBRA). Se vir com atenção, reconhece alguns dos figurantes para representar em Cetóbriga, no Deserto ao Sul do Tejo. Por falta dos planos originais, não foi possível reconstituir com fidelidade esta Obra d'Arte que separou o histórico e secular Bairro das Fontainhas, da vista para o Estuário do Sado.


















Reconstituição do Centro Histórico, perto das Portas do Sol, vendo-se ao fundo, à esquerda, vestígios da muralha medieval. Notável este preciosismo na reconstrução duma cidade que havia sido irremediavelmente «consumida» pelos áridos dias quentes e gélidas noites do Deserto ao Sul do Tejo, segundo Linux.





(fotografia de Victor Nogueira)















Reconstituição da fachada principal da Igreja de S. Julião





(Fotografia de Victor Nogueira)



















Fotos de traseiras das fachadas que as Altas Individualidades não tiveram ocasião ou tempo para verem. Ao fundo vê-se a magnífica reconstituição provisória do Estuário do Rio Sado, outrora confinante com a Reserva Natural do Estuário do Sado e com o Parque Natural da (Serra) da Arrábida. O referido Estuário também fez parte do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, antes da desertificação. O Estuário foi reconstituído graças à transferência das àguas da Barragem do Alqueva, um notável trabalho de engenharia hidráulica desenvolvido por engenheiros inscritos na ORDEM, graças ao uso das tecnologias de ponta, aos choques tecnológicos e ao Simplex.





(fotografia de Victor Nogueira)

















Manifestação de alegria dum operário após a conclusão da Obra de fachada. (ou será fechada? ) Que raio de letra a minha cujos gatafunhos nem eu próprio por vezes consigo decifrar !










Operárias manifestando a sua alegria






(Cartaz - Mulheres são as Companheiras da Revolucão-Irão -c 1979 )














Manifestações de outros operários pelo mesmo motivo.





(Painel - Escravatura por Abelardo da Hora - Recife)


















Manifestação de alegria idêntica do Técnico Supervisor Geral da OBRA.


















Início da «partida» das Altas Personalidades e FIGURANTES («bóis», «gâles» e outros adeptos) para Cetóbriga, a fim de darem «brilho» às Comemorações estilo três n'uma.






(Fotografia de Affonso Romano)


Viagem de pessoas de menos posses a cavalo em cavalos. Não consigo distinguir se o animal solitário é uma hiena, um lobo, uma raposa ou um canídeo, nem quais as suas intenções e porque ficou na fotografia de ...



(... Valdemir Cunha)










Amazona (não confundir com A Mázona) dirigindo-se para Cetóbriga.












A Guarda Avançada, montada em verdadeiros Camelos, dirigindo-se para Cetóbriga, bandeiras desfraldadas ao vento suão.











Reconstituição dos laranjais de Cetóbriga que existiam na antiga Várzea, solo agrícola de 1ª, ocupada por betão armado e tiras de asfalto. Deste modo o famoso doce de Cetóbriga desapareceu, havendo hoje por aí umas imitações baratuchas.


(Foto de Victor Nogueira)









Reconstituição da placa central da Avenida Luisa Todi. Reparem na fidelidade: nem o coreto e o velhote sentado à sombra escaparam.


(Fotografia de autor não identificado)








Recuperação fenomenal duma antiga caixa de correio. Note-se o pormenor da indicação das horas de tiragem da correspondência. Modelo emprestado pela cidade de Beja




(Fotografia de Victor Nogueira)












Recuperação impressionante duma raríssima tabuleta indicadora de venda de selos ou local onde se podia levantar e expedir correspondência. Normalmente situavam-se nas aldeias, sobretudo em mercearias com taberna acoplada, por vezes com mesas para jogatinas,









Notável reconstituição, embora não completamente fiel, duma Escola Primária Conde de Ferreira, riquíssimo benemérito «brasileiro» torna viagem e que deixou em testamento pilim para construir uma série delas por todo o Portugal. Este modelo é de Fafe e o jazigo do Conde onde se situava o Clausto do referido antigo Convento do Carmo, derrubado pelo terramoto de 1755. Do lado esquerdo construiu-se uma sala de cinema que, nas vascas da agonia, se especializou na exibição de filmes pornográficos, estando hoje em ruínas. À direita situa-se uma esquadra da PSP. Defronte, o antigo Salão Cental do Povo, que originou mais um banco e, ao lado deste, a antiga sede dum sindicato de operários ligados à indústria conserveira, que não foi «classificado» e hoje alberga uma agência imobiliária. Não tenho digitalizadas as fotos da sala das Assembleias Gerais, no 2º piso, que não sei se foi «conservada»




Mais informação sobre o Conde de Ferreira pode ser consultada em











Excelente reconstituição duma cabine telefónica de modelo espalhado por todo o País, em vias de extinção, substiuidas por uns «palitos» concebidos por quem nunca utilizou cabines telefónicas modelo «british» nem costuma andar a pé em dias de chuva repentina.


Com efeito, estas cabines, como a da foto, não só serviam para telefonar como para pousar resguardamente os embrulhos, sem receio de roubos, para além de terem um suporte onde se podia consultar a agenda ou tomar anotações num qualquer pedaço de papel. Também em caso de chuva repentina serviam de abrigo provisório a quem nas proximidades se encontrasse, como aconteceu por vezes comigo in «illo tempore».



Quem quiser revê-las las deve ler os albuns de BD do Mortimer (Jacobs), onde aparecem frequentemente.



(Foto de Paulo Gonçalves)






Reconstituição duma antiga porta, daquelas rijas e que resistiam às patadas, com a característica aldraba, no tempo em que não havia campanhias eléctricas, nem condomínios fechados, nem vídeo-vigilância.




Tenho uma enorme colecção fotográfica de aldrabas dos mais variados modelos, algumas muito curiosas, mas poucas estão digitalizadas.




(Fotografia de Victor Nogueira)








Comentários idênticos ao anterior. Neste modelo vê-se a caixa do correio, no tempo em que havia carteiros de verdade e duas ou três distribuições diárias.


(Fotografia de Victor Nogueira)









Pormenor duma porta, com o postigo protegido por uma artística grade, como artístico é o puxador para fechar a porta. Tal como os dois anteriores, trata-se dum modelo em vias de extinção, embora ainda se encontrem em certas zonas, outrora mais abonadas, de Centros Históricos (Modelo proveniente do Cartaxo)


(Fotografia de Victor Nogueira)







Reconstituição da Jóia da Coroa, o antigo Convento de Jesus (dos primórdios do manuelino e da ama de D. Manuel I), depois Hospital da Misericórdia e seguidamente Museu de Setúbal, encerrado desde o milénio passado para obras de conservação e reparação, estilo Santa Engrácia. Notável a sua valiosa colecção de pintura dos chamados «pimitivos» portugueses, em exposição num barraco anexo.



Para um breve roteiro turístico pelo Deserto ao Sul do Tejo convido-vos a visitar: http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/costadelisboa/costazul/historia.html








Calçada à portuguesa feita às três pancadas, pois já não existem mestres calceteiros de obras primas como outrora.












Reconstituição do portal manuelino lateral da Igreja do Convento de S. João, que não foi transformado em entulho na sequência de muitos terramotos que assolaram Cetóbriga. Outro exemplar notável encontra-se na porta lateral da Igreja de S. Julião. Reparem na graciososidade no tratamento da pedra. Hoje já não há artistas com esta capacidade, competência e orgulho profissionais. Aqui costuma estar um «artesão» que faz e expõe sobretudo reproduções de bicicletas em fio de electricidade, de várias cores, para vender.


(Foto de Victor Nogueira)









Reconstituição do imponente e impositivo Forte de S. Filipe e da Península de Tróia (entregue ao Mecenas BA), Já mais acima se falou da reconstituição do Estuário do Sado, para as Comemorações etc (o nome é muito comprido). Note-se que este forte, construído durante a ocupação castelhana dos Filipes, servia para a defesa do estuário do Sado e, simultâneamente, contra as revoltas populares dos habitantes de Cetóbriga. A talhe de foice diga-se que os setubalenses sempre foram muito revoltosos, em épocas que já lá vão. Vejam que a D. Amélia, esposa do Senhor D. Carlos I, quiz fazer uma estância real de férias no forte do Outão. Mas os setubalenses tê-la-iam recebido tão mal que ela abalou para não mais voltar, «doando» as instalações do Forte para Hospital Ortopédico. Tive ocasião de ver as instalações «reais» abandonadas e fechadas ao público. Os ares eram bons, mas depois da construção da cimenteira passou a haver muita poluição. Hoje em dia os setubalenses e algumas forças vivas de Cetóbriga querem o encerramento daquela unidade fabril e quanto à co-incineração, nem vê-la. Vamos ver o que sucede, pois não conseguiram impedir o encerramento do SADU (Serviço de Atendimento a Doentes Urgentes) e agora, durante o dia, no Centro de Saúde de S. Sebastião aumentou a confusão e depois das 20:00 ninguém está «autorizado» a ficar doente.
Uffa, estou farto de escrever. Estava distraído e vocês que me leêm deveriam ter chamado a minha atenção para este lençol.











A beleza da poluição ao pôr do Sol em Cetóbriga, vista da Mitrena.




(Fotografia de Victor Nogueira)









Outra perspectiva da beleza da poluição ao pôr do Sol em Cetóbriga


(Fotografia de Victor Nogueira)









Um simpático golfinho





Golfinhos temporariamente trazidos para o «provisoriamente» reconstruído Estuário do Sado. Reparem na sua alegria e acrobacias. Emociono-me, deixo cair a «máscara» e comento convosco: «São mesmo muit'a giros, não são ?» Quase que parecem «humanos», outra espécie em vias de extinção ! »






Lembram-se de «Uma gaivota voava, voava ... ?









(Fotografia do autor do blog http://salpicos.blogs.sapo.pt/12721.html )




Se quiser saber mais sobre a Gaivota pode fazer um desvio por: http://www.minerva.uevora.pt/web1/jornalmar/desafios.htm












Reconstituição da Praça do Bocage, segundo risco do meu amigo Arqº Sérgio Dias, com a estátua do vate em primeiro plano e ao fundo a Igreja de S. Julião, com o portal manuelino acima referido. Por baixo do lajedo da Praça existem cetárias romanas. Reparem nos figurantes e, sobretudo, nas pombas ! São muitas mais as que agora enxameiam toda cidade. Atá as gaivotas entram por terra a dentro, grasnando e esvoaçando. Como já dei conta neste blog, uma das pombas nidificou num dos vasos duma das minhas varandas, aumentando a espécie em mais dois borrachos, que já voam mas não há meio de zarparem, voltando sempre.



Contudo não foi possível na reconstituição colocar andorinhas, que o «progresso» afastou definitivamente da rota de Cetóbriga.





(Fotografia de autor não identificado)




Sobre a Cetóbriga e sua envolvente ver;



















Modelo para a reconstrução da antiga filial do Banco de Portugal, na Avenida Luísa Todi, agora sede da AERST (ou simplemente «empresários de Setúbal»). No melhor pano cai a nódoa e os empresários re-pintaram-no dum branco esquálido e fantasmagórico. Brrr! !!!»)







Fachada do Hotel Esperança. O Café Esperança, no r/c era o último café «tradicional» de Setúbal. «Morreu» para dar lugar a mais um Mc Donald's. Na Praça do Bocage havia mais três cafés, que «encerraram» no consulado PS/Mata Cáceres, substituídos por pizzerias e instituições bancárias, tranformando-a num «deserto».



Reparem no pormenor da «reconstituição» da esplanada/quiosque na placa central. Não tem lavabos nem mictório, mas caramba, é só atravessar a Rua para o Mc Donald's, num lado, ou para as «Tortas de Azeittão, no outro. Há outro quiosque mais «pobrezinho quase defronte da Praça do Bocage, mas aí a safatória está no Pingo Doce ou no antigo Café Central, hoje pizzeria.










Piscina artificial para os encalorados.










Figurante pescando junro ao Jardim da Beira-Mar, que fica à Beira-Rio, para compor o ambiente e dar um toque de «veracidade»









O PR assistindo ao desfile das forças em parada.



(Fotografia de Maria Elisa no seu blog «Páginas de Concursos»)









Desfile das forças em parada. Parece um contra-senso. Porquê? Ora, estas «traições» e «nuances» da língua portuguesa. Reparem: «Forças em parada ... a desfilarem, isto é, em movimento» !




(Fotografia de Maria Elisa no seu blog «Páginas de Concursos»). Neste blog (publicidadde gratuita) podem ser visionadas mais «imagens «virtuais»










Manifestação de «ovelhas negras», segundo o blog «Portal da Gafaria» (Publicidade gratuita, mas a «contra-gosto»)













Personagem não condecorada pelo PR. Talvez por falar inglês «aristocrático» sem conotações com o independente inglês técnico na moda. Note-se que Cavaco andou lá por Cambridge ou Oxford, onde não se verificam certos desacertos e confusões.













Um anjinho pairando ...




(autor Eduardo Nery)














... sobre a Távola Redonda do Gabinete da Crise ...








... e o comunicado final aos jornalistas e repórteres televisivos.









Reconstituição do pôr do Sol à beira Sado










Imagens do banquete oferecido por uma das altas personalidades.



(azulejos de Eduardo Nery)


Aconselha-se um pequeno desvio até ...









idem - Sedução









idem - O Baile








Terminadas as Comemorações tipo 3 em uma, início das demolições segundo métodos muito, mas muito, tradicionais ou artesanais









Demolicões segundo métodos menos tradicionais










Veja-se legenda anterior











Veja-se legenda acima








Sócrates, orgulhoso, adepto das tecnologias de ponta e do Simplex, preparando-se para iniciar a implosão dos trabalhos cenarizados. Ao fundo reconhece-se uma pessoa de sucesso mundialmente reconhecida, o mecenas BA, que não aparece nas chamadas revistas côr de rosa! Só dá entrevistas ao Público. Mais outro trocadiho. Aqui o Público não é a plebe mas o jornal diário da imprensa dita de referência de que é proprietário mui generoso, pois não o encerra apesar de lhe dar prejuízo (uma gota de água na sua fortuna, segundo os números divulgados pela revista Forbes)


Se tiver curiosidade passe por:









Implosão dum dos edifícios. Que maravilha ! Num ápice tudo fica reduzido a pó e areia, com pouca poluição ambiental.








Outra fachada implodida, com eficiência, limpeza e rapidez. Ah ! gand'a Sócrates, ao pé de ti, de hoje para a Eternidade, o filósofo grego será sempre um zero à esquerda !






Técnicos resguardando-se dos efeitos das implosões e do Simplex.



(Foto do filme «Butch Cassidy and Sundance Kid», com Paul Newman e Robert Redford)







Retirada dos figurantes mais pobres para a margem Norte do Tejo








Regresso dos figurantes mais abonados à margem Norte do Tejo










Início dos pedregosos caminhos do Deserto ao Sul do Tejo









Esta parte da reportagem não é aconselhável a pessoas sensíveis ou com problemas cardíacos.










AEROPORTO dos OTÁrios



Mário Lino rejeita construção na Margem Sul






O ministro das Obras Públicas rejeitou, esta quarta, a construção do novo aeroporto na Margem Sul, conforme defende o PSD, alegando que esse espaço é um autêntico «deserto». Mário Lino voltou a reiterar que a hipótese credível é na Ota.

O ministro das Obras Públicas considerou hoje que a Margem Sul é um «deserto», pelo que «jamais» poderá receber o novo aereoporto. As declarações do governante foram feitas ao inicio da tarde, num almoço-debate sobre o novo aeroporto de Lisboa na Ordem dos Economistas. Para justificar o «nunca» do aeroporto na Margem Sul, Mário Lino respondeu à ideia defendida pelo PSD: «O que eu acho faraónico é fazer o aeroporto na Margem Sul, onde não há gente, onde não há escolas, onde não há hospitais, onde não há cidades, nem indústria, comércio, hóteis e onde há questões da maior relevância que é necessário preservar.» No entender de Mário Lino, o novo aeroporto deve ser na Ota porque «corresponde à estratégia de desenvolvimento que o Governo entende que deve ser seguida, onde está 40 por cento da população, onde estão as vilas, aldeias, indústrias e comércio, hotéis e turismo». O ministro confirmou ainda os calendários para o novo aeroporto, adiantando que já foram abertas as propostas de desenho de arquitectura. Concorreram três consórcios internacionais, sendo que em todos eles estão empresas portuguesas.




2007.05.23






A Verdade é o Nosso Lema e não está à Venda, nem mesmo por um prato de lentilhas.


Segundo o realizador John Ford no filme «O Homem que Matou Liberty Valance» (1961), com James Stewart e John Wayne, que, pela voz do Jornalista, afirma: «Senhor, aqui é o Oeste. Quando uma lenda torna-se um fato, publicamos a lenda


Se tiver tempo dê um saltinho a http://lulu-diariodalulu.blogspot.com/ 2007.06.19









Figurante que resolveu atravessar o «deserto», descurando as sábias advertências e palavras de Linux, inscrito na Ordem dos Engenheiros e trânfsuga do PCP (Pelotão dos Carolas Portugueses)

(Gravura: Antoine Watteau - Nú de Joelhos)







(idem , segundo Rembrandt - Homem nu sentado no chão com perna estendida )






Homem deitado - carvão, de autor não identificado



Homem nu - autor não identificado











Mulher sequiosa no meio do deserto










Outra mulher sequiosa no meio do deserto

(Lucien Freud - Naked girl asleep - 1968)






Outra mulher em busca dum oásis ou poço com água, no meio do deserto



(apesar dos víveres, não resistiu à dureza da travessia, sem hospitais, ambulâncias ou Centros de Saúde)









Figurante nas vascas da morte

(Hamptons - Nude art)







Cadáver mumificado, de aventureiros/as, como anteriormente referidos.










Fim da Reportagem


(criador do personagem da cena final - Morris)

3 comentários:

Anónimo disse...

Humor e que excelente humor! Parabéns!

Beijinho e boa semana*

dom 17-06-2007 23:06

Anónimo disse...

OLÁ MANO
A RAPARIGA TEM TIDO UMA VIDA DE CÃO...JURO...NEM IMAGINAS,(...) ENFIM...
BEIJINHOS DA MANA

sáb 16-06-2007 2:13

Anónimo disse...

BOA NOITE MANO
Hoje o dia nasceu
negro e amanheceu
sombras me invadem
a alma
os olhos inundam-se
lágrimas rolam
a tristeza acompanha-me
porque será?
questiono-me
mas as respostas faltam
quero tudo esquecer
voltar-me para o lado
e adormecer...
ofereço-te estas palavras singelas saídas cá de dentro, neste preciso momento.

BOA SEMANA.

(a tristeza e a angústia hoje deram-me alguma inspiração, há muito que as palavras não me saíam tão facilmente) estou doente, uma valente constipação, crise de sinusite e febre, possivelmente amanhã não irei trabalhar.
Este teu post é prova de que há muita pesquisa, muito tempo livre e também muita imaginação.

2007.06.17