A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 21, 2007


DECO faz inquérito

Setúbal é a pior cidade para se viver

Desemprego e pobreza são causas de mau ambiente nas cidades

**
Bragança é a cidade com melhor qualidade ambiental e menor ruído, de um grupo de 76 cidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Itália. Em termos gerais, a melhor cidade portuguesa é Viseu, enquanto que a pior é Setúbal que, mesmo na lista internacional, ficou em 74º lugar. Pior que Setúbal só Nápoles e Parlemo, em Itália.
Este são alguns dos resultados do inquérito realizado pela associação de defesa dos consumidores, DECO, ontem divulgados e que serão publicados no número de Julho e Agosto da revista 'Proteste'.
Segundo este inquérito, Setúbal, Lisboa e Porto são consideradas as piores cidades para se viver em Portugal. No lado oposto estão Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Viana o Castelo e Braga.
O inquérito realizado a 2000 habitantes das 18 capitais de distrito abrangeu questões como o emprego, a segurança e o combate à criminalidade, o acesso a cuidados de saúde e a habitação.
As maiores preocupações dos inquiridos são a segurança e a criminalidade. As cidades que aparecem como mais seguras são Bragança, Portalegre e Vila Real e se bem que em todo o universo de inquérito, a maioria se sentir segura dentro de casa, já o mesmo não se pode dizer no exterior, aparecendo Lisboa, Setúbal e o Porto como as cidades mais inseguras.
Os habitantes de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Faro, Leiria e Santarém consideraram a habitação como o aspecto mais positivo. Nos restantes, o excesso de calor ou frio foram as principais críticas. Em Lisboa a nota negativa foi dada a problemas dentro de casa como a humidade. Já em Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Portalegre e Setúbal, houve opinião negativa sobre o aspecto exterior das casas.
Os lisboetas, leirienses e setubalenses foram os que mais insatisfeitos se mostraram com as respectivas autarquias municipais, dando maiores criticas à falta de transparência e falta de resposta às necessidades dos munícipes.
in Correio da Manhã 2007.06.21
Foto d.r.

3 comentários:

Expresso Oriente disse...

Ora bolas... e eu que actualmente estou a pensar mudar-me para algures entre Lisboa e Setúbal...
Quanto a Viseu, LAGARTO!LAGARTO!LAGARTO! Cidade de que quero distância.

Em relação às piores cidades no exterior onde se viver... quem fez aquele inquérito não incluiu a cidade de Bari, pois não? É que Nápoles ao pé de Bari é o paraíso!...

Cumprimentos.

Kalinka disse...

OLÁ MANO
acabo de ver e ler o teu comentário no meu kalinka...tenho andado arredada da net, porque ontem nem vi o meu correio, estive no lançamento do livro de um amigo da net e depois fui jantar e passear e só cheguei a casa perto das 2 h da manhã...tá visto que fui directa para a cama.
Mas, não me esqueço de ti, mano.
Beijitos.

Victor Nogueira disse...

Post meu no Kalinka que deu resposta no anterior
«Olá
Estive em Vila Viçosa várias vezes, com o encanto das terras pequenas e aparentemente com dimensão Humana. Mas da última feita não visitei os «museus» da Casa de Bragança,por serem caras as entradas e não ser eu monárquico.
Contudo tirei algumas fotos insólitas e passeei ao longo do insólito castelo, donde se avista a vila. Não o visitei porque a ele cheguei tarde e já estava fechado.
Um abraço
VN »