A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 07, 2007








Histórico

35.º ANIVERSÁRIO

2005 – 35 Anos com os trabalhadores

35 anos excepcionalmente ricos de experiência e vivência sindical, dada a imensa diversidade de situações e problemas que tiveram que ser ultrapassados e resolvidos em condições e contextos políticos, económicos e sociais distintos e complexos e que marcaram, indelevelmente, uma época invulgar da História de Portugal.

Com efeito, a CGTP-IN desenvolveu a sua actividade em condições e contextos tão diferentes, pela sua natureza, como os determinados pela fase final do regime colonial-fascista português, pelo período revolucionário que se lhe seguiu, pela consolidação da democracia, pelas crises económico-financeiras, pela integração da Portugal na CE.

CGTP-IN – Raízes e actualidade

A CGTP-IN, organização de classe, unitária, democrática, independente e de massas, tem as suas raízes e assenta os seus princípios nas tradições de organização e de luta da classe operária e dos trabalhadores portugueses.

Os princípios orientadores e os objectivos proclamados pelo nosso movimento sindical alicerçam-se e fundam-se desde as últimas décadas do século passado, designadamente nas reivindicações consignadas no programa de acção aprovado pelas “associações de classe” em 1894 e na experiência de luta de sucessivas gerações de sindicalistas e trabalhadores.

Na continuação da sua herança histórica, na aplicação dos princípios e na prossecução dos objectivos, na luta permanente contra a exploração e pela promoção das condições de vida e laborais dos trabalhadores, na luta pelo aprofundamento da democracia política, económica, social e cultural, a CGTP-IN é e continuará a ser a central sindical dos trabalhadores portugueses e a merecer por parte destes todo o empenho, apoio e confiança.

Com uma forte presença e intervenção em todos os sectores da vida económica-social do país, a CGTP-IN tem actualmente (dados do último congresso) uma representatividade que ultrapassa os 750 mil trabalhadores.

Momentos importantes da vida da CGTP-IN – da fundação a 2005

No percurso da vida da CGTP-IN, os dias 1º de Maio - Dia Internacional do Trabalhador, têm sido até hoje, dias de grandes manifestações, festa e luta, realizados por todo o país sob a sua égide.

Também os dez congressos já realizados, constituíram momentos importantes da vida da Central.

Nesta breve memória, embora sendo importantes, não se referem todas aquelas realizações por constituírem iniciativas regulares programadas, optando-se por assinalar apenas algumas acções com maior significado realizadas em cada ano.

1970 /

As direcções do Sindicato Nacional dos Caixeiros do Distrito de Lisboa, do Sindicato Nacional do Pessoal da Indústria dos Lanifícios do Distrito de Lisboa, do Sindicato Nacional dos Técnicos e Operários Metalúrgicos do Distrito de Lisboa e do Sindicato dos Empregados Bancários do Distrito de Lisboa convidam outras direcções sindicais para " comparecerem numa sessão de trabalho para estudo de alguns aspectos da vida sindical cuja discussão lhes parece da maior oportunidade".

A ordem de trabalhos proposta para a primeira reunião intersindical reflecte, desde logo, uma concepção de sindicalismo que não separa a resolução dos problemas dos trabalhadores da luta pelos direitos e liberdades democráticas fundamentais. Entre as questões "da maior oportunidade" que foram propostas para estudo, constaram o decreto-lei nº 49 212 (contratação colectiva), o horário de trabalho, a censura e a liberdade de reunião. No dia 11 do mesmo mês, realizou-se em Lisboa a primeira Reunião Intersindical com a presença de 13 direcções sindicais.

Iniciava-se assim o movimento das reuniões intersindicais.

1971 /

21 De Março Aprovação do Programa Básico da Intersindical, documento em que se reivindica a liberdade sindical, o direito de livre negociação e o direito à greve.

1974 /

25 De Abril O Movimento das Forças Armadas derruba a ditadura fascista. Desde a primeira hora, a Intersindical manifesta o seu apoio e encabeça o processo de democratização, através da destituição das direcções corporativas dos "sindicatos nacionais" e da eleição de novas direcções pelos trabalhadores. O aparelho corporativo acabou por ser desmantelado em poucos dias.

1 De Maio Festeja-se o 1º de Maio em liberdade, organizado pela Intersindical, o qual constituiu a maior manifestação de massas alguma vez realizada em Portugal e foi expressão inequívoca do seu poder de mobilização e da adesão dos trabalhadores e do povo português ao 25 de Abril.

27 De Maio É instituído pela primeira vez no nosso país um salário mínimo nacional no valor de 3300$00, que veio benebiciar mais de 50 por cento dos trabalhadores portugueses. O direito de greve e de liberdade sindical eram já exercidos na prática.

31 De Maio A Intersindical define a "estratégia do movimento sindical" nos seguintes termos: "A estratégia sindical deve basear-se na organização sólida dos trabalhadores, na sua acção coordenada e unitária com todas as forças antifascistas para aprofundamento das liberdades, com o fim de afirmar e consolidar o Estado Democrático.

27 a 30 de Setembro Manifestações em Lisboa, Porto e outras localidades contra o 28 de Setembro e os propósitos antidemocráticos do movimento conspirativo.

1975 /

11 De Março A Intersindical apoia as medidas tomadas pelo Conselho da Revolução – nacionalização da banca e dos seguros

30 De Abril
Após grandes manifestações, é publicada a lei que consagra a unidade sindical e as liberdades sindicais.

25 A 27 De Junho O 1.º Congresso da Intersindical (com a participação de 159 sindicatos) institui a Intersindical por vontade expressa dos trabalhadores, aprova os seus primeiros estatutos e programa de acção.

1976 /

27 De Novembro Concentração no Estádio 1º de Maio, em Lisboa, contra o congelamento da contratação colectiva, contra os despedimentos e o 13º mês em títulos do Tesouro, pela defesa da Reforma Agrária e pelo direito ao trabalho.

1977 /

27 A 30 De Janeiro Congresso de Todos os Sindicatos, em Lisboa, estando presentes 1147 delegados, em representação de 272 sindicatos, 13 federações e 17 uniões. "Apesar da alteração da correlação de forças com os acontecimentos do 25 de Novembro - diziam as conclusões do Congresso -, a Constituição veio institucionalizar o Estado democrático em transição para o socialismo". O II Congresso foi o grande congresso da unidade e consolidou a CGTP-IN como a grande central unitária dos trabalhadores portugueses.

1978 /

4 e 5 De Novembro 1.ª Conferência Sindical Nacional sobre os problemas das Mulheres Trabalhadoras.

20 De Dezembro Concentração junto do Ministério do Trabalho dos trabalhadores das empresas com salários em atraso.

1979 /

17 A 18 De Fevereiro 1ª Conferência Nacional de Organização Sindical, em Lisboa, pelo reforço da unidade, pelo aumento da participação.

1980 /

21 De Junho Manifestações em Lisboa (praça do Comércio) e em outras 33 localidades contra a política do Governo da AD.

1981 /

21 A 22 De Novembro I Conferência Sindical da Juventude Trabalhadora, em Lisboa.

1982 /

12 De Fevereiro Greve Geral contra a política antinacional do Governo da AD.

18 De Março a 3 de Abril Marcha contra o desemprego entre Porto e Lisboa e entre Évora e Lisboa, com desfile nesta cidade no último dia.

11 De Maio Greve Geral em defesa das liberdades e contra a repressão de natureza fascista, pela demissão do Governo e dissolução da Polícia de Intervenção.

1983 /

15 De Outubro Jornada nacional de luta, com manifestações em Lisboa, contra a lei dos despedimentos (lay-off), salários em atraso e roubo do 13º mês.

1984 /

12 A 17 De Novembro Conferência Nacional (descentralizada) pelo direito ao trabalho, pelas liberdades sindicais e democráticas.

1985 /

Luta contra os salários em atraso e pela reposição do poder de compra dos trabalhadores.

17 e 18 De Maio 2.ª Conferência Sindical “ A Mulher e o Trabalho”.

1986 /

29 A 31 De Maio 5º Congresso da CGTP-IN, no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, tendo como lema "Trabalho e Progresso, Democracia e Paz".

1987 /

Acções de denúncia e de luta contra o trabalho infantil.

1988 /

28 De Março Greve Geral contra o pacote laboral, pelo emprego e pelo progresso.

1989 /

16 De Novembro Forum Nacional pelo Fim do Trabalho Infantil, que contou a presença do Presidente da República e de outros representantes do poder político e constituiu uma denúncia inequívoca, apoiada em documentos, da exploração de crianças em Portugal.

1990 /

25 A 29 de Junho Semana de luta pelas 40 horas semanais, no máximo, de que resultou a redução da duração do trabalho em centenas de empresas.

1991 /

13 e 14 de Dezembro Conferência Sindical Nacional da CGT-IN, onde foi efectuada uma profunda reflexão sobre os caminhos do sindicalismo e a intervenção dos trabalhadores na sociedade portuguesa.

1992 /

26 De Junho Concentração junto do Centro Cultural de Belém, onde decorria a Cimeira Europeia correspondente ao final da Presidência Portuguesa, contra a revisão da Lei da Greve.

10 e 11 De Abril 3.ª Conferência Sindical “As Mulheres Trabalhadoras – Igualdade - Dimensão Essencial da Democracia”.

1993 /

Grande manifestação em Lisboa, integrada na jornada da CES "Juntos pelo Emprego, pela Europa Social".

1994 /

24 De Março Aviso dos Trabalhadores, com acções em todo o país, contra a política do Governo e a tentativa de revisão da legislação laboral, pelo emprego, pelos salários, pelos direitos e pela segurança social.

1995 /

1 De Outubro Comício no Pavilhão Carlos Lopes encerra vasto programa comemorativo do 25º aniversário da CGTP-IN. Durante este ano, para além duma campanha de sindicalização cujos objectivos foram não só conseguidos como ultrapassados (mais de 50 mil novos sindicalizados), realizou-se uma série de debates subordinados ao tema genérico "CGTP-IN - 25 anos com os trabalhadores", em que participaram inúmeras personalidades políticas e académicas do nosso país e estrangeiras, designadamente Mário Soares, Álvaro Cunhal, Meneres Pimentel, Cunha Rodrigues, Jean Lapeyre, João Ferreira do Amaral, Luís Sá, Boaventura Sousa Santos, Constantino Alves, Gomes Canotilho, Jorge Leite.

11 De Outubro O Presidente da República agraciou a CGTP-IN com a Ordem de Mérito Português.

25 De Novembro Conferência da CGTP-IN sobre a Juventude Trabalhadora, em Lisboa, em que esteve presente a preocupação de rejuvenescer o movimento sindical, com o objectivo de melhorar as condições de vida e de trabalho dos jovens portugueses.

1996 /

7 De Março, 11 de Abril e 16 de Maio Jornadas nacionais de luta contra a proposta de Lei do Governo sobre a flexibilidade e a polivalência.

26 De Junho Jornada de luta pelas 40 horas, emprego, salários e segurança social.

14 De Dezembro Luta nas empresas e regiões de Braga, Aveiro e Porto, pelos horários de trabalho e em defesa do emprego.

19 De Dezembro Concentração "Pelo emprego, pelos salários e pelos direitos", no Terreiro do Paço, em Lisboa, com deslocação para a residência oficial do 1º Ministro.

1997 /

18 De Janeiro Deslocação de trabalhadores do sector têxtil, vestuário e calçado à residência oficial do 1º Ministro - luta pela redução do horário de trabalho e o abandono da flexibilidade e da polivalência.

8 De Março Manifestação nacional, em Lisboa, do Marquês de Pombal ao Rossio, “Afirmar a Igualdade, Garantir Vida Melhor

22 De Março Manifestação, em Lisboa, dos trabalhadores de Lisboa e Setúbal pelo emprego, salários, direitos e 40 horas semanais de trabalho.

5 De Junho Tribuna Pública do Sector Empresarial do Estado, no Jardim das Francesinhas, em Lisboa, sobre o quadro negro das privatizações e o quadro de honra da acção colectiva dos trabalhadores

18 De Junho Tribuna Pública Pelas 40 Horas, das 14H30 às 17H00, na Praça de Londres, Junto ao Ministério da Qualificação e Emprego.

26 De Junho Jornada de Luta pelas 40 horas, emprego, salários e segurança social, com iniciativas próprias de cada sector e empresa em torno de problemas específicos, que culminou com uma concentração junto à Praça de S. Mamede, pelas 16H00, seguida de manifestação até à residência oficial do Primeiro-ministro.

3 De Julho Iniciativa pública pela defesa e melhoria da segurança social, em resposta às propostas lesivas para os trabalhadores da Comissão do Livro Branco para a Reforma da segurança social.

16 A 30 De Novembro Quinzena de Luta pelas 40 horas, “cumprir a lei e a contratação”, que contou com a realização de plenários de esclarecimento e luta contra a violação ou não aplicação da lei 21/96.

1998 /

12 A 16 De Janeiro Semana Nacional Acção e Sensibilização em Defesa da Segurança Social

9 De Maio Acordo Social – EXPO - (USL/Expo/Nova Ponte), assinado Acordo Social para a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores a trabalhar na EXPO no período da Exposição Mundial dos Oceanos.

29 De Maio Semana Nacional de Luta contra a revisão gravosa da legislação laboral – contra o reforço do poder patronal – pela dignificação do trabalho. Braga e Castelo Branco – 22/05, Viseu – 26/05, Lisboa e Coimbra – 27/05; Aveiro e Porto – 28/05.

18 A 26 De Junho Acções de Luta pela defesa e melhoria da segurança social e de recusa da revisão gravosa da legislação laboral. Algarve, Coimbra, Évora, Lisboa e Setúbal, Santarém e Vila Real - 18/06, Aveiro, Leiria e Porto - 20/06, Braga e Castelo Branco - 26/06.

14 De Novembro Vigília contra o Pacote Laboral e em defesa e pela melhoria da Segurança no Terreiro do Paço. Esta vigília teve a participação do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura/98, onde lhe foi feita uma homenagem.

22 De Novembro Marcha da Juventude – Pelo trabalho com futuro – promovida pela Interjovem/Lisboa, com inicio na Secretaria de Estado do Trabalho (Pç. Londres) seguido de desfile para a Secretaria de Estado da Juventude.

29 De Novembro Concentrações,desfiles e vigílias Contra o Pacote Laboral e em defesa e melhoria da Segurança Social nos distritos de Lisboa, Setúbal, Porto, Santarém, Coimbra e Castelo Branco.

1999 /

25 De Março Concentração Nacional, às 16H00, frente à AR, precedida duma outra às 15H00 nos Restauradores, com o objectivo de exigir o respeito pelos direitos dos trabalhadores postos em causa pela revisão gravosa da legislação laboral e reclamar do Governo e da AR o abandono dos projectos sobre trabalho a tempo parcial, férias, conceito de retribuição e trabalho nocturno, remetendo a regulamentação destas matérias para a negociação colectiva.

17 A 26 De Maio Convergência de lutas a nível de empresa, sector e região, de forma a dar expressão e dimensão pública às reivindicações da CGTP-IN pela valorização e dignificação do trabalho, direitos, salário e emprego.

22 De Junho Acção Nacional de Luta, sob o lema STOP à destruição da segurança social e ao pacote laboral. Realização de acções nas diversas regiões, (Lisboa e Setúbal – Concentração junto ao Lg. Município com deslocação à AR; Porto, Castelo Branco e Coimbra – Plenário Público; Braga e Guarda – Vigílias de trabalhadores; Santarém – Encontro Distrital de ORT's com deslocação ao G. Civil; Aveiro e Leiria – Plenário de ORT's, restantes distritos – distribuição de comunicados aos trabalhadores e à população)

8 De Setembro Paragem do trabalho durante 3 minutos em solidariedade para com o povo de Timor Lorosae.

10 e 11 De Dezembro 9º Congresso da CTTP-IN – FIL, sob o lema: Valorizar o Trabalho – Dignificar os Trabalhadores.

2000 /

17 e 18 De Março Acampamento da Interjovem na Av. Liberdade (em frente ao Instituto Português da Juventude, desde as 16H00 de 17/10 até às 14H00 de 18/10, sob o lema “Contra a Precariedade, Emprego de Qualidade.

23 De Março Acção nacional subordinada ao lema: ”Por Emprego de Qualidade, Contra a Precariedade”, com concentração junto ao Mosteiro dos Jerónimos, a partir das 14H30, com deslocação pela Rua da Junqueira até à FIL, onde decorria a Cimeira Extraordinária do Emprego.

19 De Junho Euro-Manifestação “Por uma Europa do Pleno Emprego”, promovida pela CES e co-organizada pela GCTP-IN e UGT, na Rua da Boavista – Porto.

30 De Setembro Sessão comemorativa do 30º Aniversário da CGTP-IN, com a presença do P.R. e diversas individualidades (jantar com mais de mil participantes).

7 De Outubro Manifestação nacional contra a pobreza e a violência sobre as mulheres, no âmbito da Marcha Contra a Pobreza e a Violência sobre as Mulheres.

14 De Outubro Marcha Europeia contra a pobreza e a violência, realizada em Bruxelas. Deslocou-se a esta marcha uma delegação portuguesa de 40 sindicalistas.

2001 /

1 De Março Inicio da Campanha “precariedade – é vergonha nacional”, promovida pela INTERJOVEM, onde se desenvolveram diversas acções até 28 de Março.

8 De Maio Concentração, no dia da segurança social, junto à sede do IGFSS, em Lisboa, para protestar contra o atraso da apresentação das contas da segurança social e outras reclamações

17 De Outubro Marcha por melhores salários, contra o aumento do custo de vida e denúncia dos grandes lucros das entidades patronais. Trabalhadores concentraram-se no Ministério do Trabalho, deslocando-se de seguida frente à CIP, frente à Telecom, frente à Gás de Portugal e EDP (Marquês de Pombal), frente ao Instituto da Juventude (contra a precariedade de emprego), frente ao Banco de Portugal e , por fim, junto do Ministério das Finanças.

30 De Outubro Concentração e desfile contra a guerra e terrorismo, organizado por organizações diversas e CGTP-IN.

7 De Novembro Dia Nacional de Luta pela concretização dos objectivos reivindicativos para 2002 (salários, horários, direitos, políticas sociais) com plenários de trabalhadores, concentrações e manifestações em todo o país.

Campanha pública pela efectivação dos direitos da maternidade e paternidade designada “Basta de ilegalidades é hora de efectivar os direitos”.

2002 /

8 De Maio (Dia Nacional da Segurança Social) – Plenário Nacional de Sindicatos junto ao Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em defesa Segurança Social.

10 De Julho Jornada de Luta pela defesa do sistema público, universal e solidário da segurança social, em Lisboa. Concentração de trabalhadores de empresas com problemas específicos junto do Ministério da Economia para entrega de dossiers com a identificação desses problemas.

1 De Outubro Cordão Humano pela Solidariedade e Trabalho com Direitos, com expressão do Minho aos Açores, reclamando do governo o abandono do ante-projecto de “Código de Trabalho” e do projecto de lei de bases da segurança social, com concentração junto à A.R e desfile para a residência oficial do PM e Palácio de Belém.

30 De Outubro Dia Nacional de Luta, com greves e manifestações em todo o País, contra o Pacote Laboral, por melhores salários, pela segurança social pública, solidária e universal.

10 De Dezembro Greve Geral sob o lema “Contra o Pacote Laboral, por politicas salariais e sociais justas" e com os seguintes objectivos: Impedir a aprovação da proposta de lei nº 29/IX – Código do Trabalho; melhorar o poder de compra dos salários, por uma politica fiscal justa que combata as crescentes desigualdades e a evasão e fraude fiscal; Defesa do sistema público, universal e solidário da segurança social; do Serviço Nacional de Saúde ao serviço dos utentes e do sistema de ensino público.

2003 /

8 De Fevereiro Grande Manifestação Nacional, em Lisboa, contra o pacote laboral, o desemprego e o aumento do custo de vida e por políticas salariais e sociais justas.
15 De Fevereiro Participação massiva e activa nas Manifestações integradas na Jornada Europeia e Mundial contra a Guerra, realizadas em Lisboa, no Porto, em Beja e noutras cidades do país, sob o lema "JUNTOS PODEMOS IMPEDIR A GUERRA”, em repudio pela invasão do Iraque pelos EUA e o envolvimento de Portugal na mesma.

8 A 21 De Março Quinzena de Luta contra o Pacote Laboral, contra o aumento do desemprego, contra o aumento do custo de vida, por politicas sociais justas, pela paz contra a guerra.

14 De Março Tribuna Pública, no Largo do Camões, em Lisboa, “pela defesa dos postos de trabalho e por políticas económicas geradoras de emprego de qualidade”, dirigida.

21 De Março Jornada de Acção Nacional e Europeia, contra o pacote laboral, o desemprego e o aumento do custo de vida, por politicas salariais e sociais justas, pela paz e contra a guerra, em articulação com a jornada de acção europeia contra a regressão e pelos direitos dos trabalhadores, através de plenários e paralisações de trabalho, concentrações e manifestações nos diferentes distritos e regiões autónomas.

Em Lisboa realizou-se uma manifestação, da Praça do Município até à Residência Oficial do P. Ministro sob o lema “Combater politicas de regressão Social e ao ataques aos direitos dos trabalhadores”.

3 De Abril Tribuna Pública pelos Direitos dos Trabalhadores, contra o Pacote Laboral no Largo de Camões, em Lisboa, pelas 14H30, com deslocação para a Assembleia da República.

15 De Julho Tribuna Pública de denúncia do “Código do Trabalho”, realizado em Lisboa, no Jardim das Francesinhas, junto à Assembleia da República, pelas 14H30, dia em que se discutiram e votaram, na Assembleia da República, as correcções ao “Código do Trabalho” resultantes das decisões do Tribunal Constitucional.

30 De Outubro Dia de luta nacional, com concentrações e manifestações, designadamente em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro e Coimbra em defesa da contratação colectiva e do emprego; por melhores salários; pelo direito à segurança social, ao ensino e à saúde; por uma Administração Pública que garanta serviços públicos de qualidade e dignifique os seus trabalhadores; pela justiça fiscal.

29 De Novembro Manifestação em Lisboa e no Porto, pela defesa dos direitos dos trabalhadores, contra o Código e o aumento do custo de vida; pela defesa da contratação colectiva, por melhores salários e emprego com direitos; pelo direito à segurança social, ao ensino e à saúde; por uma Administração Pública que garanta serviços públicos de qualidade e dignifique os trabalhadores; pela justiça fiscal; pela defesa da democracia; por uma alternativa a esta política e a este Governo.

2004 /

30 e 31 De Janeiro 10.º Congresso da CGTP-IN – Centro de Congressos de Lisboa, sob o lema: Contratação Colectiva, Emprego de Qualidade, Solidariedade e Justiça Social.

1 De Março “Cordão Humano” – Praça da Figueira à AR – entrega colectiva à Comissão Parlamentar de Trabalho, dos pareceres do movimento sindical sobre Regulamentação do Código do Trabalho

11 De Março Jornada Nacional de Luta com concentrações, manifestações e plenários de trabalhadores, contra a carestia e o desemprego, por salários, direitos e serviços públicos de qualidade em vários distritos.

20 De Março Manifestação "Pela Paz Contra a Guerra, Fim da Ocupação do Iraque", no Largo de Camões com desfile para a Praça do Município, convocada por várias organizações e sindicatos.

18 De Maio Tribuna Pública em defesa do Serviço Nacional de Saúde, Universal, Público e com Qualidade, em Coimbra, na Praça 8 de Maio.

6 De Julho Concentrações realizadas em Lisboa, Porto, Aveiro, Braga, Castelo Branco (Covilhã, C. Branco e Fundão), Coimbra, Leiria e Viseu , a exigir a realização de eleições antecipadas.

15 De Julho Acção em defesa da contratação colectiva e dos direitos contratuais com concentrações em Lisboa e no Porto .

10 De Novembro Dia Nacional de Luta, com concentrações dos trabalhadores sob o lema Basta de Injustiças e desigualdades! Um novo rumo é possível.

2005 /

19 De Março Participação na concentração, realizada no Largo do Camões, contra a ocupação do Iraque e pela Paz no Médio-Oriente.

30 De Março Plenário de Sindicatos com a participação de cerca de 2000 dirigentes e activistas, que se deslocou à CIP com o objectivo de denunciar o boicote generalizado do patronato à contratação colectiva.

15 De Abril 4.ª Conferência Sindical sobre a Igualdade entre Mulheres e Homens.

18 De Maio Conferência Sindical sobre “Funções do Estado e Administração Pública em Defesa dos Serviços Públicos”

3 De Junho 5.ª Conferência Nacional da InterjovemTrabalho com Direitos / Garantir e Conquistar”

27 De Julho Tribuna Pública, junto ao Ministério do Trabalho, sob o lema “A verdade sobre as alterações ao Código do Trabalho, pela contratação colectiva, pelos direitos”, com a participação de trabalhadores e activistas de diversas regiões do país.

30 De Setembro Plenário de Sindicatos comemorativo do 35.º Aniversário da CGTP-IN “Sempre Lutar por um Futuro Melhor com os Trabalhadores

Esta Categoria está actualmente vazia

(...)

2007 /

30 De Maio - Greve Geral

in www.cgtp.pt

Sem comentários: