A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 14, 2007

Porquê Kant_O_XimPi



Porquê Kant_O_XimPi

*
Victor Nogueira

Hoje é o 1º aniversário do blog, que só foi possível com a ajuda do Pedro Namora e, em certa altura, pela colocação de posts feita pelo Miguel Casanova a meu pedido.

Em 1999 o meu filho Rui Pedro resolveu introduzir-me no mundo das salas de conversação, sobretudo através do MIRC e do ICQ.

Encontrei muita gente interessante, especialmente do sexo feminino, alguns entusiasmos breves como o fogo de artifício, porque se vive num mundo virtual em que a imaginação domina. Não me arrependo da esmagadora maiorias das conversas havidas, algumas muito belas e literárias na forma de expressão.

Depois, em 2003 0u 2004 larguei as salas de conversação, que não aumentavam se não a minha solidão, mas desse tempo conservo alguns amigos e sobretudo amigas com quem me relaciono por telefone, às vezes pessoalmente e por uma longa lista de endereços electrónicos que incluem antigos/as colegas de estudo, colegas de trabalho e algumas amizades que entretanto arranjei.

Em muitos casos as pessoas estão muito ocupadas para me escreverem mas quando nos encontramos algumas dizem que têm recebido, apreciado e guardado o que envio. Das que me têm incentivado, não posso deixar de referir o Torres, a Laura e o Ludovicus. Que me desculpem os outros que devesse também citar. Algumas das amizades são virtuais - apenas a voz e um telemóvel. Mas acho que algumas dessas são na verdade menos virtuais do que algumas reais que não resistem aos sopros da história ou dos humores.

Depois conheci o Pedro e em 14 de Junho de 2006 demos início ao blog que denominei Kant_O_XimPi, fusão de dois dos meus três nicks registados, para além daqueles que por vezes inventava na hora. Na altura muito pessoal queria saber qual a razão de ser dos meus nicks, o que deu origem ao texto que abaixo repesquei. Neste momento o primitivo contador, instalado simplesmente na altura da criação do blog indica 11 231 visitas. Não serão tantas e só a partir de há uns meses atrás, com a instalação doutros «contadores» se tornou possível fazer uma leitura menos simplista e mais analítica.

Porquê o meu nick XimPI?

Porquê o meu nick XimPI? O nome todo era para ser XimPi Ao Long, mas o Rui enganou se quando me iniciou no mIRC e escreveu apenas XimPI e axim ficou! ;-)

Para mim no início isto era uma confusão: tanta janela aberta que ele tinha, teclando aqui, clickando ali! Daí que para mim fosse «Xinês» ou Grego! E o nome ficou como enigma! Também o Xim Pi Ao Long e o Pi ligam-se à China e à Grécia, ao misterioso oriente (não, não sou mação!) e ao estético e racionalista berço da nossa civilização europeia! Depois isto da Internet está ligado à rede telefónica ("Estou, Xim" do anúncio) e ao Pi Pi Pi dos sinais hertzianos!

E pronto esta é uma explicação se calhar construída a posteriori e aqui dir-se-à: "Como ele constrói um "rimance" em torno duma simples pergunta"! E assim se tornou LONGa a mensagem do XimPi.

Depois arranjei um 2º nick, que só utilizei duas vezes, para expressar o meu racionalismo e deste modo surgiu o Kant, transmutado em Kant_O, num dia em que estava aborrecido, sozinho e muito zangado com o Rui [então adolescente], que por vezes me ocupa tudo aqui em casa: o leitor de CD´s com a música pesada dele, o vídeo para para gravar os programas que lhe interessam, a TV do escritório para ver outro programa e o telefone ocupado enquanto fala com o pessoal dele no mIRC, impedindo me de contactar ou ser contactado! E assim fico sem Canto aqui em casa e sem canto (= música) na alma e para a boa disposição!

Daí o meu terceiro nick, uma mistura de racionalismo, de poesia e de isolamento. E depois, o "_O_" é uma ponte e um indicativo de que sou MALE!

NOTA - O texto anterior foi escrito numa altura em que as ligações à internet eram lentas, feitas pela linha telefónica, que quando ocupada, não permitia em simultâneo o acesso á Net ou as conversações telefónicas.

kantoximpi.blogspot.com

6 comentários:

Leonor disse...

Ola.
OLha achei que o texto bem escrito e com vivacidade. Bem fixe. Fica bem

Anónimo disse...

Ora cá está a explicação que faltava !!!!!!!
Luís Leão

Kalinka disse...

OLÁ MANO VICTOR

JÁ TARDE...pela calada da noite, chego à tua festa. Peço desculpa se já está mesmo, mesmo no fm, mas não consegui chegar mais cedo, acredita.
Além de beber uma pinga de champanhe para fazer um tchim-tchim, quero desejar-te as maiores Felicidades com o teu blog.
Gostei de ler e tentar perceber o motivo do nome do blog, pois nunca tinha visto um nome tão estranho.
Beijinhos.

Filoxera disse...

Está respondida, a minha questão.

Maria Faia disse...

PARABÉNS.
Cheguei no dia seguinte mas, como diz a sabedoria popular "vale mais tarde do que nunca".

Beijo Amigo e,
BOA CONTINUAÇÃO.

Maria Faia

A OUTRA disse...

Ainda cheguei a horas de ouvir a explicação dum nome tão estranho.
Muito interessante, sim senhor!
Só agora percebi a razão do nome tão original.
Os teus blogs têm tanto para ler que nunca chegarei ao fim.
Bj
Maria