A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, junho 11, 2007


10 de Junho: Comemorações em Setúbal
Deserto de Lino dá vaia a Sócrates


* João Saramago

O primeiro-ministro, José Sócrates, foi ontem vaiado à chegada a Setúbal para a cerimónia do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Os apupos dos populares, na Av. Jaime Rebelo, tinham por alvo o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, por ter comparado a Margem Sul a um deserto.

A população de Setúbal não gostou das declarações que Mário Lino proferiu a 23 de Maio na Ordem dos Ecomonistas e, perante a sua ausência na tribuna de honra da parada militar, coube ao primeiro-ministro ouvir o desagrado da população, manifestado por assobios e palavras associadas a aeroportos e desertos com areia, camelos, sede e aviões.

A falta de visibilidade da tribuna levou mesmo muitos populares a assobiarem ao chefe do Governo julgando que o ministro estava presente.
(...)

in Correio da Manhã 2007.06.11

O Correio da Manhã on line reproduz 32 comentários, a maioria desfavorável ao Governo, o que está em desacordo com as propaladas sondagens. Cada intervenção está sujeita a um limite de caracteres e tem de ser aprovada previamente. Os meus comentários tiveram de ser distribuidos por 4 «quadriláteros». Mas só o 1º foi publicado! Censura? Inconveniência?

Não sei, mas ficam aqui no Kant_O, integralmente, embora não possa competir com o jornal de maior audiência em Portugal.

1 .Povo Enganado [título da responsabilidade do CM]
Não sei pk Setúbal foi escolhida para as Comemorações. Não percebo como a Câmara aprovou por unanimidade uma moção que considera Cavaco "uma figura incontornável da democracia". Só se for da democracia da «burguesia»,sobretudo dos cada vez mais ricos e duma justiça a duas velocidades ou com duas caras. PS/Sócrates teve maioria e ganhou as eleições, mas não cumpriu as promessas eleitorais.

2. Tenho de voltar para terminar, se os meus comentários forem validados. Que leva o Correio da Manhã a afirmar que o Povo de Setúbal vaiou Mário Lino e não Sócrates? Fez inquéritos ou estudos de opinião sérios? Ou a qualquer custo Lino é o bombo da festa para desviar as atenções da populaça da política neo-liberal que trai o 25 de Abril?

3. Vamos lá ver se isto tudo passa no estreito crivo do CM, jornal que leio diariamente em prejuízo da chamada imprensa de referência. Mário Soares iniciou os ataques à Constituição de Abril, que traiu cf alentada entrevista em 3 volumes, Cavaco continuou e Sócrates aprofundou. Tudo gente do Centrão PS/PSD com muleta do CDS/PP. Por causa de Cavaco a Baixa de Setúbal esteve em estado de sítio.

4. Ao menos Mário Soares, de quem politicamente não gosto, andava pelo meio da populaça, falava e discutia com ela e tinha coragem pessoal para enfrentar agressões físicas e verbais, sem se esconder atrás dos vidros fumados dum carro blindado,indiferente à populaça. Vamos lá ver se o jornal que leio publica estes comentários fraccionados em 4 partes.

Setúbal

Voz do Povo

PS - Com a «verdade» me enganas?

Sem comentários: