A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, junho 16, 2007



10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

10 de Junho, os
Setubalenses, o Presidente e a Senhora do Vestido de Cetim Verde Alface e que se enganou a preencher a ficha de militante

* Mendez


Para os portugueses os feriados são sinónimo de ramboia, folga no trabalho, etc..., etc... Não entendem ou não querem entender o que a importância de certos feriados. O 10 de Junho não é excepção. Ainda na mente de muitos as manifestações de identidade nacional estão ligados ao Salazarismo. Mitos que tardam a desaparecer. Em relação ao facto de ter escolhido a cidade de Setúbal para acolher as celebrações deste ano (primeiro fora de Lisboa) fiquei como Setubalense satisfeito. Sempre foi da maneira que a minha cidade apareceu na televisão por algo positivo e não por alguma desgraça qualquer.

Os Setubalenses souberam corresponder às minhas expectativas. No entanto, existe sempre um grupo de ovelhas negras que gosta de se salientar pela negativa. Em vez de aproveitar a ocasião para mostrar que sabemos bem receber, que somos simpáticos... nã... alguns decidiram que era melhor subverter as coisas. Motivo: as declarações do ministro Mário Lino. Entornou-se ligeiramente o caldo. Faz lembre o que contou recentemente o antigo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Mata Cáceres, que quando chegou à frente do município, havia grupos de cidadãos que iam apedrejar os carros dos governantes. Triste verificar que estes episódios não ficaram apenas guardados numa gaveta do passado.

Cavaco Silva fez o que lhe competia durante as comemorações. Saudou a multidão, andou de jipe em frente à tropa (fandanga), deu condecorações. Esteve bem no seu papel. Contudo alguém esqueceu de lhe avisar que com a escolha da cidade de Setúbal para as comemorações Dia de Portugal, estava de uma maneira, ainda que indirectamente, a legitimar os poderes da edil comunista Maria das Dores Meira. Foi uma argolada que parece que passou despercebida... Corrigiu-a quando almoçou entre a viúva do pintor Lima de Freitas e o técnico José Mourinho. De salientar ainda que teve os cojones suficientes para condecorar D. Manuel Martins.

A Senhora do Vestido de Cetim Verde Alface, Que Se Enganou a Preencher a Ficha de Militante, de agora em diante tratada pela sigla: SVCVAQSEPFM (ou como dizem os americanos aka SVCVAQSEPFM). Alguém do Comité Central esqueceu-se de explicar à SVCVAQSEPFM como é que os verdadeiros comunistas se devem portar. Recordemos as atitudes de Álvaro Cunhal, Carlos Carvalho (menos é certo), Odete Santos e de todos os comunistas anónimos que fizeram resistência ao Estado Novo. Eram pessoas de barba rija. Homens e mulheres com sangue na venta (ou na guelra). Que não se deixam intimidar por ninguém. À mínima desconfiança ou soltavam o verbo ou soltavam uma naifada ao oponente. A atidude da SVCVAQSEPFM foi bastante diferente, foi submissa, lambe-botas (ou cús), graxista... e por aí fora. O rol é demasiado grande para o escrever aqui. Esteve pessimamente mal. Em vez de tentar saber uma verdadeira líder comunista parecia Maria José Nogueira Pinto. Daí que comece a duvidar seriamente se a SVCVAQSEPFM não se estará enganado no partido... Opiniões! A paga que teve por todos estes actos foi o facto de ter sido preterida à viúva do pintor Lima de Freitas por Cavaco Silva para companhia do almoço.

Nota: A fotografia escolhida para este post foi tirada pela assídua leitora do Portal Maria Elisa e encontra-se disponível (esta e outras) no seu blog: Página dos Concursos.

in http://portaldagafaria.blogspot.com/   - 2007.06.15

4 Comentários

Duarte disse...

caro mendez (julgo ser o mesmo que escreve no blog da js e que gosta de se gabar das suas superiores formas de interagir com o adversário político),

A resposta ao seu pobre texto passa pela seguinte questão: leu ou ouviu o discurso proferido pela tal Senhora?

Porvavelmente não o terá feito, mais entretido que estava a transcendentalmente destruir a argumentação de jovens comunas.

Talvez tivesse ouvido coisas inacreditáveis para tão fiel seguidor de Sócrates e amigos,coisas como a exigência de mais e melhor investimento público para a Região e o concelho, mais e melhores condições de vida para as populações de Setúbal, etc.

Relativamente à legitimidade da referida senhora ela não foi dada pela vinda do Presidente da República, mas pelo voto popular e por leis (eleitoral e competências e funcinamento das autarquias) aprovadas na AR com os votos do PS.

Assim, quem confere legitimidade política não são os senhores da Av. Portela,[sede do PS] mas a lei e a conformação das situações com a legalidade. Tudo o resto é treta.

15 de Junho de 2007 14:36

Anónimo disse...

Bem, não conheço o «protocolo» mas se ele exige que o PR sente a seu lado o Presidente da Câmara ou o da Assembleia Municipal, então mal avisado andou e procedeu o PR. Se o protocolo não exige, os comentários são farpas envenadas que matam o bezerro à nascença.

Cojones por cojones, quem os não terá será a «maioria» PS/PSD que não faz em Setúbal o que fez em Lisboa. E bem descalço se confessou ter ficado o PSD com a «ida» de Fernando Negrão para Lisboa. Até ao lavar dos cestos é a vindima e só se fazem prognósticos depois do jogo acabado, dizia alguém ligado ao futebol.

Quanto a lambe-cús, revela dum setubalense que se orgulha de sê-lo a expressão duma pobreza de linguagem e dum marialvismo que ainda persistem nestan sociedade.

15 de Junho de 2007 22:23

Anónimo disse...

Falando em cojones, não sei onde encontra os do actual PR por ter condecorado o chamado «bispo vermelho». Cojones por bojones, teve D. Manuel Martins qd denunciou públicamente a fome e a miséria extremas em Setúbal, devidas ao Governo PS presidido pelo então 1º Ministro, Sóares, impropriamente chama o Pai da Democracia, como Estaline era o Pai dos Povos. O Pai de Democracia ao que me parece nunca teve os tais cojones para condecorar o «bispo vermelho» enquanto PR, com os votos do PCP, não nele mas contra Freitas do Amaral.

Mas Sóares, Cavacos, Guterres, Barrosos, Sampaios, Sócrates e quejandos são todos provenientes da mesma cepa, enxertada para dar ora vinho rosé, ora tinto, ora branco, ora verde. Embriagam os tolos, mentem-lhes com a dentadura toda e quando no poleiro só olham para cima. Em vez de desviarem as atenções para o bombo da festa Linux, era melhor que tivessem estado em frente ao Hospital de S. Bernardo a protestarem contra Sócrates/Correia de Campos e contra o encerramento do SADU, que foi rejeitado na Câmara de Setubal por unanimidade do PCP, Verdes, PS e PSD.

Pelos vistos, você estava no Jardim a bater palmas a Cavaco e Sócrates, entediado com as vaias aparentemente dirigidas ao Linux.

Se você for peixe miúdo como a maioria, deixe estar que breve a bordoaada lhe chegará a casa ou ao lombo, com o devido respeito.

16 de Junho de 2007 0:06

Anónimo disse...

Quanto às naifadas e pretensas «grocerias» de dirigentes ou clandestinos do PCP, quando era duro sê-lo, você está enganado no filme: não são arruaceiros, grosseiros ou marialvas ou chulos do Bairro Alto e das Severas. Graças ao PCP é que você pode arrotar postas de pescada sem malhar com os ossos no Tarrafal, no Aljube, nos Fortes de Peniche ou de Caxias ou em S. Nicolau. para não falar em tugúrios como o da António Maria Cardoso, salvo erro prpriedade da «Real» Casa de Bragança» que será transformada em condomínio de luxo, isolado dos gritos, do sofrimentos e das angústias dos que lá foram parar.

16 de Junho de 2007 0:27

1 comentário:

Anónimo disse...

José Júlio said...
Escrever um post deste género demostra que quem tem "cojones" é o seu autor. Ou não viessem os velhos do restelo que estrategicamente se escondem sob a útil máscara do anonimato criticar alguém cuja opinião difere da sua. Parabéns pelo texto Méndez. Não ligues a estes comentadores de meia tigela. São farpas que ferem lobotomizados comunas da 5 de Outubro. Se não gostaram do que escrevi. Azar! É a vida!

17 de Junho de 2007 22:39


Anónimo said...
ixo é só inveja. merda de comunistas q só sabem foder a nossa cidade. vão para a Rússia ó caralho. Viva o filho da puta do Méndez que tem tomates para dizer o que pensa.

18 de Junho de 2007 16:27


Patrício said...
Não devias usar o nome da MJNP dessa maneira. Ainda és processado.

18 de Junho de 2007 16:35


Mendez said...
Escrever um texto de opinião gera sempre comentários díspares. Não estava à espera de ser excepção á regra. Mas, a verdade é que também não estava à espera de ver tantas pessoas a comentá-lo.

Tentarei ser o mais conciso e abrangente possível.

Ao Duarte:

Efectivamente sou eu a mesma pessoa que assina textos no blog da Juventude Socialista de Setúbal e no Portal da Gafaria como também noutro blog pessoal intitulado Floresta em Sonho. Contudo, apesar de ser um único individuo e sem pretensões a ter heterónimos gostava que houvesse uma separação das águas. Estou nos diferentes projectos por diferentes motivos. Portanto se quiserem criticar um texto que escrevi num outro blog façam-no em sede própria.

Li o texto da Senhora de Vestido de Cetim Verde Alface e que se enganou a preencher a ficha de militante.

Sou um fiel seguidor da minha própria doutrina. Da minha filosofia de vida. Tenho uma opinião que é muito pessoal. Seguidismos é coisa que não encontrará ao longo da minha existência. Penso com a minha cabeça e não com a dos outros.

Já foi focado q.b. no blog da JS-Setúbal o porque de não ser legítimo o poder da SVCVAQSEPFM. Lá que o seu lema de vida seja: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Acredite que aqui tem uma pedra que não se deixa furar. Quem está à frente da Câmara Municipal de Setúbal não tem a legitimidade do voto. Tem a legitimidade do Comité Central.

Anónimo I: Quando disse que o PR tinha "cojones" estava-me a referir ao facto de D. Manuel Martins ter sido uma das grandes pedras no sapato de Cavaco Silva, primeiro-ministro. A expressão lambe-botas (ou cús) é uma expressão popular presente nos dicionários portugueses. Não nego as minhas origens, ao contrário de outros. Já agora aconselho-o a consultar os "supra" citados dicionários para ver se está a utilizar correctamente as expressões que utiliza.

Anónimo 2: "Bispo vermelho" foi um título que D. Manuel Martins negou numa entrevista que deu. Não perguntem onde porque não me lembro. Se bem me recordo preferia ser apelidado por "Bispo do Povo". Infelizmente por circunstâncias pessoais não estava em Setúbal, como muita pena minha, aquando das comemorações do 10 de Junho.

Indirectas não entendo. Que bordoada é que me chegará ao lombo ou a casa?

Anónimo 3: O papel do PCP foi deveras importante como força opositora ao Estado Novo. Mas não era a única. E não foi o PCP que fez o 25 de Abril. Estudem um pouco de história do PCP e do Século XX Português. Se a ditadura ainda existisse de certo que ia para uma prisão e levava uma coça na António Maria Cardoso para aprender a ter maneiras. Mas continuaria a ter e a expressar a minha opinião como tantos outros que o fizeram durante as quatro décadas de Ditadura.

José Júlio: Obrigado pelo apoio. Cada um é livre de expressar a sua opinião. Quem o faz sob a máscara do anonimato fá-lo sempre de uma forma bastante confortável. O difícil é assumirmos as nossas ideias.

Anónimo 4: Nunca Filho da Puta foi empregue por algo positivo. Obrigado pelo comentário. Mas agradecia que não utilizasse certas expressões neste blog.

Patrício: :D

18 de Junho de 2007 21:31


Anónimo said...
Bem, a linguagem do anónimo 5 (e não 4, Mendez)é de carroceiro que não tem argumentos. Qd escolhi a opção «anónimo» não foi por cobardia ou falta de «cojones», estou usando uma expressão sua, mas sim pq não estou interessado em ribaltas e o que digo vale independentemente da assinatura. Poderia ter escolhido um nick, mas não o fiz; a «participação de José Júlio (que até pode ser um nick) é a de quem não tem argumentos e parece ser mais adepto da hoste dos caceteiros miguelistas. Quanto a D. Manuel Martins, que ficou conhecido como o «bispo vermelho», denunciou a política do Governo de Soares, que negou haver fome e miséria em Setúbal, alegando que isso era invenção dos comunistas. «Vermelho» ou não, D. Manuel Martins confirmou e denunciou este facto. Basta ler a imprensa da época.
Discordando políticamente de Mendez, não posso deixar de realçar que não foi grosseiro e civilizadamente respondeu ao «anónimo» 1.2.3 e 4.
Por mim dou o assunto por encerrado. P'rá frente é que é o caminho, desde que seja feito com lisura.

18 de Junho de 2007 23:53


Anónimo said...
Carroceiro és tu ó palmelão de merda!

18 de Junho de 2007 23:58


Anónimo said...
PS - «Indirectas não entendo. Que bordoada é que me chegará ao lombo ou a casa? »

Descanse, que isto não é qualquer ameaça. Seja qual for o partido, todos são despedidos na altura certa, todos verão negados o seu direito à saúde tendencialmente gratuita, todos serão esbulhados das suas pensões de reforma, todos acabarão no trabalho sem direitos e a trabalhar à peça, à hora ou ao dia, sem saber como será o dia de amanhã.
Entende?
Quanto ao anónimo que acabou de me chamar paneleiro de merda e carroceiro, não confirma se não o que eu disse. Não sabe dialogar como o Mendez,´«parece» rasca e só conhece a linguagem da ordinarice própria de quem não tem ou não sabe argumentar.

19 de Junho de 2007 0:07


Anónimo said...
ah! não foi paneleiro mas palmelão=saloio=parolo=galego=provinciano?. As minhas desculpas pelo erro, ó anónimo, «carcinhas» limpa paredes com o trazeiro.
Ó pá, cresce e aparece. E toma fósforo e come muito peixinho, para ver se desenvolves o cérebro limpas os dentes e a língua.

19 de Junho de 2007 0:15

Comentário retirados do Portal da Gafaria