A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Aumenta o desemprego em Portugal

pimenta negra

Um blogue sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, com uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc)


11.1.10

O desemprego em Portugal atingiu os 10,3% em Novembro passado, ultrapassando a média europeia (9,5%)



O desemprego na Zona Euro subiu 0,1 pontos em Novembro para os 10 por cento, com Portugal a manter também a trajectória de subida até aos 10,3 por cento, acima da média comunitária (9,5%), revelam dados divulgados do Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu, que adiantam que a taxa de desemprego na Zona Euro é a mais alta desde Agosto de 1998.
.
Só em Novembro, o Eurostat estima que 102 mil pessoas tenham perdido os seus postos de trabalho nos países que utilizam a moeda única, elevando para 15,7 milhões o número de desempregados na região.
.
No conjunto dos 27, o desemprego também cresceu uma décima para os 9,5 por cento, a pior taxa desde o começo da série em Janeiro de 2000.
.
Espanha continua no segundo lugar dos Estados-membros com a taxa de desemprego mais elevada (19,4 por cento), apenas superada pela Letónia, onde o desemprego chegou em Novembro aos 22,3 por cento.
.
No lado oposto encontram-se a Holanda e a Áustria, a registar as taxas de desemprego mais baixas da União Europeia, 3,9 por cento e 5,5 por cento, respectivamente. 
.
Estes dados confirmam que o desemprego continua a aumentar, apesar da limpeza de ficheiros feita todos os meses pelo IEFP com o objectivo de esconder a verdadeira dimensão deste flagelo em Portugal
.
Nestas circunstâncias difíceis é fundamental a implementação de uma outra política que assegure e reforce a protecção social aos desempregados, num momento em que mais de 300 mil não tem subsídio de desemprego. 
.
posted by viriato @ 11.1.10
.
,.

Sem comentários: