A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, janeiro 13, 2010

E.conomia.info - 2010.01.12

e.conomia.info

Os avanços da semana na Teoria Económica

 

Crescimento moderado, sem emprego e com mais endividamento
12 Janeiro 2010

.

Portugal vai voltar a crescer este ano, a um ritmo próximo da zoan euro, mas o emprego vai continuar a apresentar uma evolução negativa e o país deverá endividar-se ainda mais rapidamente. Estas são as previsões actualizadas do Banco de Portugal, que apostam no fim da crise financeira internacional, mas que continuam a ver a economia portuguesa com sérias fragilidades. O relatório do Banco de Portugal pode ser visto aqui. O Negócios e o Público fazem um resumo dos principais números das projecções.
.
Reserva Federal com lucros recorde
No ano em que foi chamada para salvar a economia e os bancos comerciais de uma nova Grande Depressão, a Reserva Federal dos EUA deverá ter garantido um novo recorde nos seus lucros. De acordo com os cálculos do Washington Post, os ganhos, que vão reverter para o Tesouro, podem atingir os 45 mil milhões de dólares e são consequência do maior risco assumido pela Fed ao emprestar muito mais dinheiro e ao comprar directamente no mercado obrigações e outros activos.
.
BCE pede mais poder na regulação
Jean-Claude Trichet está decidido a reforçar os poderes do banco que lidera nas áreas da regulação. Como diz a Bloomberg, o presidente do BCE publicou uma opinião sobre a proposta de legislação feita pela Comissão Europeia em que pede para a autoridade monetária da zona euro um papel mais importante na hora de vigiar a saúde financeira do sector bancário europeu.
.
Os números das contas públicas apresentados pela Grécia são maus, mas poderiam ainda ser piores.
Como se não bastassem os problemas que já está a ter com os números oficiais que publica para as suas contas públicas, a Grécia tem agora de enfrentar um relatório da Comissão Europeia que assinala que as estatísticas saídas de Atenas não são de fiar e foram condicionadas por pressões de ordem política. Isto quer dizer que, se tudo tivesse sido bem feito, os défices da Grécia seriam ainda maiores, diz o FT.
.
— e.conomia.info
.
.

Sem comentários: