A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Fidel Castro: o Haiti é "uma vergonha de nossa época"




América Latina

Vermelho - 16 de Janeiro de 2010 - 18h58

.

O líder cubano Fidel Castro pediu soluções reais e verdadeiras para o Haiti — cuja situação de extrema pobreza, segundo ele, é “uma vergonha de nossa época”. Em artigo intitulado “A lição do Haiti” e publicado nesta sexta-feira (15) no jornal Granma, do Comitê Central do Partido Comunista Cubano, Fidel criticando as reações internacionais ao terremoto no país caribenho.

.

Em sua opinião, a tragédia no país vizinho, apesar de comover as pessoas, não leva à reflexão sobre os reais motivos da pobreza haitiana. Fidel lembra que o povo haitiano levou a cabo a “primeira grande revolução social do hemisfério sul” — “em que 400 mil escravos africanos, traficados pelos europeus, se rebelaram contra o domínio de 30 mil senhores feudais, donos de plantações de cana e café”.
.
Para Fidel, o país mais pobre da América foi alvo de um imperialismo desatado, que saqueou suas riquezas. “O Haiti é um produto do colonialismo e imperialismo, de mais de um século de emprego de seus recursos humanos nos trabalhos mais duros, das intervenções militares e extração de suas riquezas.”
.
O líder cubano, de 83 anos, acrescentou que a catástrofe que ocorreu nesse país “é apenas uma pálida sombra do que pode acontecer no planeta com a mudança climática”. E disparou: “O Haiti hoje constitui uma vergonha de nossa época, de um mundo onde prevalecem a exploração e o saque da imensa maioria dos habitantes do planeta”.
.
“Situações como a desse país não deveriam existir em nenhum lugar da Terra, onde abundam dezenas de milhares de cidades e povoados em condições similares e, às vezes, piores, em virtude de uma ordem econômica e política internacional injusta imposta ao mundo”, enfatizou Fidel.
.

Mais cedo, os Estados Unidos anunciaram que obtiveram o consentimento das autoridades cubanas para utilizar seu espaço aéreo a fim de acelerar a chegada de ajuda ao Haiti. “Coordenamos com as autoridades cubanas a autorização para fazer voos de evacuação médica a partir da base americana de Guantánamo para Miami, Flórida, economizando 90 minutos por voo”, declarou a Casa Branca em um comunicado.
.
Da Redação, com agências
.
.

  • Furacões em Cuba

    19/01/2010 9h27 No início de 2009, passaram dois grandes furacões em território cubano deixando um rastro de destruição. Cerca de 500.000 residências, que abrigavam 1.500.000 pessoas, cerca de 10% da população cubana, foram danifcadas ou destruídas. Mas só ocorreram 7 mortes. Momentos antes, o governo cubano retirou toda essa gente para lugar seguro, inclusive com seus animais de estimação. Por que o mesmo não aconteceu no Haiti? É para não gerar pontos em favor do Governo Cubano com a comparação?
    Chiquinho do PT
    Sousa - PB
  • Cuba e Fidel

    17/01/2010 16h41 Joao Marques Rio de Janeiro - RJ. hilário é vc,seria cômico se não fosse trágico. SDS
    Carlos
    Itabira - MG
  • Cuba é uma democracia.

    17/01/2010 15h12 Está certo que Cuba teve e tem diversos problemas nesses 50 anos de revolução.Mas Cuba não é uma ditadura é uma democracia.
    Aloisio
    são joão - MG
  • Fala demais por não ter nada a dizer...

    17/01/2010 11h33 João Marques, Cuba é alvo de catastrofes naturais também, sabia? Veja quantos abrigos, hospitais, ambulancias, medicos e bombeiros Cuba tem. Se hoje Cuba tem condição de reagir, por exemplo, a um furacão, é porque conseguiu conquistar sua independência, soberania e desenvolvimento, apesar do estúpido embargo imposto a ela pelo imperialismo - o mesmo imperialismo que assassinou dezenas de milhares de haitianos junto com este terremoto.
    André de Queiroz Faria
    Uberlândia - MG
  • 001070350752

    17/01/2010 9h39 João Ninguém Marques,seria bom que você do alto do seu desconhecimento política procurasse ler o analfabeto político de Bertold Brechet. Quem sabe,o teu dispeito com o grande lider Fidel Castro, seja amenizado, e com isso ver que ditadura comunista só existe na cobeça dos alienados da globo, veja, istoé,e que gostam de passar informações tendenciosas para que seus leitores fiquem vacilantes na hora de julgar o que leem.
    evaristo
    Fortaleza - CE
  • Sensatez...

    17/01/2010 8h50 Do alto dos seus 83 anos de história, o grande líder comunista cubano Fidel Castro ainda parece ser o mais sensato entre os que se dispõe liderar um povo, faz suas críticas sem nenhum tipo de revanchismo ou pretensão, apenas demonstra sua preocupação com a vida atual e futura do planeta. Só nos resta dizer: Parabéns grande líder comunista Fidel Castro.
    C J - Carlos José
    Uberlândia - MG
  • E Cuba, o que e entao???

    17/01/2010 6h56 Bom dia a todo, Se na opiniao de Fidel Castro o Haiti e uma "vergonha de nossa epoca", alguem pode me explicar como definir um pais que vive uma ditadura comunista por mais de 50 anos???? Abaixo TODAS as ditaduras!!!!(de direita, esquerda, centro...) Chega ate ser hilario o comentario daquele ditador... Joao Marques
    Joao Marques
    Rio de Janeiro - RJ
  • E Cuba, o que e entao???

    17/01/2010 6h56
    Bom dia a todo, Se na opiniao de Fidel Castro o Haiti e uma "vergonha de nossa epoca", alguem pode me explicar como definir um pais que vive uma ditadura comunista por mais de 50 anos???? Abaixo TODAS as ditaduras!!!!(de direita, esquerda, centro...) Chega ate ser hilario o comentario daquele ditador... Joao Marques
    Joao Marques
    Rio de Janeiro - RJ
    .
    .

Sem comentários: