A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Cubanos celebram 51 anos do triunfo da Revolução



 

América Latina

Vermelho - 1 de Janeiro de 2010 - 15h31

.

Os cubanos celebram nesta sexta-feira (1º/1) o aniversário de 51 anos do triunfo da Revolução, entre benefícios e novos desafios enfatizados por uma severa crise econômica mundial.

.

Para os habitantes da ilha caribenha este acontecimento ocorrido no dia 1 de janeiro de 1959 significou a materialização dos sonhos de justiça daqueles que entregaram suas vidas ao longo de mais de 100 anos de luta para obter a verdadeira independência da nação.
.
Pouco depois de instalado no poder, o governo revolucionário desmantelou o sistema político neocolonial, dissolveu corpos repressivos e pela primeira vez garantiu aos cidadãos o exercício pleno de seus direitos.
.
Também saneou a administração pública e confiscaram bens malversados para erradicar essa prática da vida republicana.
.
A chegada da Revolução constituiu a dignificação do ser humano como centro e motivação da direção revolucionária que assumiu com prontidão as transformações necessárias.
.
Nesse sentido, uma das medidas que constituiu uma meta foi a Lei de Reforma Agrária, aprovada em 17 de maio de 1959, a qual eliminava o latifúndio ao nacionalizar todas as propriedades de mais de 420 hectares de extensão, e entregava a propriedade da terra a dezenas de milhares de camponeses.
.

Outras transformações do novo governo contribuíram para por ponto final à discriminação racial, de gênero, ao analfabetismo e garantir o direito dos cidadãos à saúde e ao esporte, entre outros benefícios.
.
Durante a cerimônia celebrada na oriental província de Santiago de Cuba, o presidente Raúl Castro sublinhou que "as revoluções só avançam e perduram quando o povo as leva adiante".
.
"Ter compreendido essa verdade e atuado invariavelmente em consonância com ela, foi o fator decisivo da vitória da Revolução cubana frente a inimigos, dificuldades e desafios aparentemente invencíveis", enfatizou.
.
Raúl conclamou o povo de Cuba a estar alerta diante dos perigos externos e das atuais turbulências do mundo contemporâneo -em referência à crise econômica mundial-, ao mesmo tempo em que advertiu que mudar a realidade não será fácil, por isso chamou os cubanos a prosseguir a luta.
.
Fonte: Prensa Latina
.
.

  • Ignorância ou Pedantismo?

    15/01/2010 17h28 O comentário postado pelo carioca, Thiago, sobre o quinquagésimo primeiro aniversário da gloriosa Revolução Cubana, animou-me a uma breve réplica. Será que ele tem conhecimento profundo, sobre os reais efeitos que o criminoso bloqueio comercial americano causou à ilha? Saberá este, jovem ou senhor,que o tal bloqueio é o principal responsável pela falta dos ítens que ele aponta? Saberia o jovem ou senhor Thiago, que Cuba não dispõe de fontes alternativas de energia, mas, mesmo assim, atualmente, os blecautes só se dão nos momentos de desastres naturais, tais como, tufões, tornados, etc? Talvez ele não saiba que o modelo cubano de saúde pública é, quiçá, o mais democrático do mundo, onde não se paga nada pelo atendimento médico, algo que não há nos Estados Unidos que sequer um modelo parecido ao nosso SUS, tem. Obama tem penado para implantar um SUS por lá, mas, os republicanos e "democratas" têm resistido intransigentemente. O direito de ir e vir em Cuba é sagrado. Estude mais.
    Gerson
    João Pessoa - PB
  • Como ver Cuba

    06/01/2010 21h23 Cada um vê Cuba de acordo com sua ideologia, seus preconceitos, suas frustrações ou de acordo com suas utopias, sonhando um mundo melhor do que este que o sistema capitalista implantou no mundo todo, onde uma pequena mas poderosa e rica elite vive rodeada de milhões de miseráveis. Ou será que deus vai mandar chover enxofre, como fez em Sodoma, sobre a a pobreza, supostamente repleta de pecados!!!
    Carlos de Morais
    São Paulo - SP
  • Vitória Pirríca

    04/01/2010 12h21
    Ao comemorar os 51 anos da vitória mais que suspeita da revolução, os cubanos redefinem o termo "vitório de Pirro". Falta tudo naquela ilha, desde papel higiênico até medicamentos usados no combate a doenças relativamente simples. A energia elétrica é racionada e o direito de ir e vir sofreu e vem sofrendo severas restrições. Sinceramente, não sei como os fidelistas podem chamar isso de vitória!
    Thiago Nogueira
    Rio de Janeiro - RJ
    .

    .

Sem comentários: