A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, janeiro 12, 2010

Desemprego e Calendário Fiscal de Entrega do IRS 2010

Economia & Finanças 




Posted: 10 Jan 2010 04:42 PM PST



O Portal das Finanças acaba de divulgar o calendário* para a entrega da declaração anual do IRS (Modelo 3) relativo às várias fases e meios.
.
Assim, para quem pretenda efetuar a entrega em papel, poderá fazê-lo:
.
§  De 1 de Fevereiro a 15 de Março, caso apenas tenham sido auferidos rendimentos do trabalho dependente ou pensões (1ª Fase).
§  De 16 de Março a 30 de Abril, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s) (2ª Fase).
Se pretender entregar a declaração via Internet os prazos são :
.
§ De 10 de Março a 15 de Abril, caso apenas tenham sido auferidos rendimentos do trabalho dependente ou pensões (1ª Fase).
§  De 16 de Abril a 25 de Maio, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s) (2ª Fase).
Se perdeu as senhas de acesso poderá sempre requerê-las atempadamente junto do Portal das Finanças.
.
Entretanto pode consultar algumas das regras relativas às deduções fiscais em vigor (aqui) para a declaração deste ano bem como o simulador para o IRS relativo a rendimentos de 2009.
.
* O referido calendário sumariza as datas para as várias obrigações declarativas para os mais diversos impostos.
.
Artigos relacionados:
.
.

Posted: 10 Jan 2010 08:50 AM PST



O jornal Público na peça “A geração que está agora com 16-25 anos estará perdida?” faz uma análise da situação do desemprego e emprego entre os jovens ao longo da última década. Segundo por lá se lê, hoje temos uma das gerações mais escolarizadas a enfrentar provavelmente as maiores dificuldades de sempre para conseguir encontrar emprego. Recomenda-se a leitura. Um excerto:
.
“(…) Em 1999, cerca de 60 por cento dos jovens tinham um contrato permanente. Dez anos depois, esse grupo desceu para 46 por cento do total. (…)  Em 1999, havia nove mil jovens licenciados inactivos (não eram empregados nem desempregados). Dez anos depois, passaram a ser 26 mil. Nesse período, subiu também o número de jovens inactivos com o ensino secundário (de 212 mil para 228 mil). (…)”

Artigos relacionados:
.
.


Sem comentários: