A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Valorização do salário mínimo nacional Direita olha de soslaio



.


Valorização do salário mínimo nacional
Direita olha de soslaio
.



O projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo o aumento do salário mínimo nacional para 600 euros em 2013 foi inviabilizado no Parlamento com os votos contra do PSD e CDS/PP e a abstenção do PS. As restantes bancadas acolheram favoravelmente a iniciativa comunista em votação realizada no plenário antes das férias de Natal.
.
O texto do PCP recomendava igualmente ao Governo que confirmasse «o calendário já previsto para o aumento do salário mínimo nacional, estabelecendo o seu valor em 475 euros em 1 de Janeiro de 2010 e em 500 euros em 1 de Janeiro de 2011».
.
Este diploma da bancada comunista tinha uma enorme importância e alcance social não só porque o salário mínimo continua a ser um valor remuneratório de referência para centenas de milhares de trabalhadores como também porque o seu valor continua a ser muito baixo, sobretudo se comparado com os restantes países da União Europeia. Reflecte, de resto, os baixos níveis salariais praticados em geral no nosso País e, bem assim, o elevado índice de exploração a que os trabalhadores são submetidos.
.
A valorização do salário mínimo é por isso uma preocupação e uma prioridade para o PCP que, com a apresentação deste projecto de resolução, aliás, honrou mais um dos seus compromissos eleitorais.
.
Quando o projecto de resolução foi sujeito a debate na Comissão de Trabalho, no início de Dezembro, recorde-se, PS, PSD e CDS-PP invocaram o argumento cínico de que o valor do salário mínimo em 2013 é matéria que compete à concertação social e não ao Parlamento.
.



Outros Títulos:
.

• Urgem apoios aos agricultores
• Reduzir vulnerabilidades
• Jornadas Parlamentares do PCP
• Censura e perseguição
• PCP repudia aumentos
• Precariedade e desprotecção
.
Avante 1883 - 2009.12.30
.
.

Sem comentários: