A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, janeiro 02, 2010

Estado das Coisas - 2010 - Mais do mesmo

Você está em: Homepage / Opinião / Notícia
.
 
Correio da Manhã - 02 Janeiro 2010 - 00h30

Estado das Coisas

2010 - Mais do mesmo

O Centenário da República, que terá lugar no ano que agora nasceu, devia servir para uma ampla reflexão sobre as virtudes da República e do regime democrático em vez de celebrações encomiásticas. Devia discutir-se, com assombro e alma, o regime político vigente, a separação de poderes na organização política do Estado, o sistema de justiça, a transparência da vida democrática e o tipo de sociedade que somos e queremos, numa lógica europeia.
.
Temo que tal não vai acontecer e 2010 vai mesmo ser mais do mesmo.
.
Não creio que, por ora, a democracia esteja em causa, até porque a integração europeia foi, é e será uma válvula de segurança. Apesar do que disse Fialho de Almeida – «em países cultos e com uma noção definida de liberdade, república e monarquia constitucionais são tabuletas anunciando uma só mercadoria» – continuo a confiar nos valores republicanos em democracia. Acredito que o problema não está na democracia, mas nos homens que dela se apoderaram com promessas que colonizam o voto e mercantilizam o pensamento dos portugueses. Embora a democracia tenha princípios sólidos, ela é prisioneira desta nova modernidade e deste homem novo sem ética e sem moral.
.
A reflexão seria desejável porque a democracia está confrontada com uma crise financeira brutal, com um deficit que caminha para os 10%, com um Estado sem margem de manobra, de cofres vazios e com os custos de dívida pública de dois milhões de euros a cada hora que passa.
E, naturalmente, com o descalabro da justiça.
.
Apesar da crise financeira e económica, culpa da ganância e da ausência de regulação no sector financeiro, a justiça representa o maior fracasso das políticas reformistas da democracia. Nem na ditadura o descrédito e a falta de eficácia foram tão acentuados.
.
Em vez de estudo, discussão e reflexão, o que temos é sempre o mais fácil: leis e mais leis, pseudo-reformas a todo a vapor.
.
Anunciou, o novo governo, novas alterações na lei de divórcio, nas custas judiciais, na acção executiva, na prisão preventiva, nos prazos de inquérito, na uniformização de regime de detenção e que vai reavaliar o novo mapa judiciário, devido às dificuldades verificadas. Legislação esta que foi alterada há muito pouco tempo. As alterações constantes, os erros legislativos demoram muito a ser reparados. Esta é a causa principal da morosidade da justiça e da falta de qualidade do regime judicial.
.
Mas a qualidade da justiça também depende da sua capacidade de se questionar. Como disse Teresa de Calcutá, a nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar.

.

Rui Rangel, Juiz Desembargador
.
.

Sem comentários: