A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, janeiro 06, 2010

E.conomia - 2010.01.06

Islândia: pagar ou não pagar?

6 Janeiro 2010
.
Ontem ficou claro que os problemas da economia islandesa estão muito longe de estar resolvidos. Ontem o presidente decidiu colocar a referendo nacional a a legislação aprovado pelo Parlamento que prevê o pagamento acumulado pelo país junto de investidores holandeses e britânicos. As agências de rating não perderam tempo e já estão a descer ou a avisar para a possibilidade de uma descida do rating islandês. O ministro das Finanças, em entrevista à Bloomberg, tenta tranquilizar os mercados, garantindo que a Islândia não irá entrar em default. A verdade é que, de acordo com as últimas sondagens, 70 por cento dos islandeses opõe-se ao pagamento da dívida da forma como está acordado. Em risco, fica uma futura entrada da Islânda na UE.
.
Martin Wolf prevê crise prolongada para Portugal
.

“Desejo-lhes sorte”, diz Martin Wolf, ao escrever sobre a situação que enfrentam actualmente a Grécia, Espanha, Irlanda, Itália e Portugal. Na sua coluna no Financial Times, Wolf defende que estes países “ficaram presos a uma desinflação competitiva contra a Alemanha, o principal exportador mundial de bens manufacturados de alta qualidade”. A consequência mais provável, diz, é “uma crise prolongada que sirva para garantir uma redução dos preços e dos salários nominais”.
.
Confiança económica recuou em Dezembro
.

Depois de vários meses de recuperação que permitiram que os indicadores de confiança fugissem dos valores mínimos históricos que tinham atingido, a economia portuguesa deu, em Dezembro, alguns sinais de perda de fulgor na retoma. Como noticia o Negócios, tanto as empresas como os particulares voltaram a ficar mais pessimistas. Um resultado para confirmar nos próximos meses.
.
A crise irlandesa, segundo Anne Enright
.

Anne Enright, romancista que recebeu o Booker Prize em 2007, escreve no London Book of Reviews sobre a crise irlandesa e a forma como nos anos anteriores se ignorou os erros cometidos e os riscos que se iam acumulando.
.
— e.conomia.info
.
.

Sem comentários: